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Como divulgar minha empresa? 5 estratégias de comunicação para aplicar hoje na sua startup

Tempo de leitura: 4 minutos

Divulgar sua startup de maneira eficiente pode fazer a diferença. Conheça 5 estratégias para alcançar o sucesso da sua empresa.

A divulgação das atividades realizadas pela startup é parte fundamental da trajetória de sucesso das startups. Afinal, de nada adianta você ter um produto ou serviço de qualidade impecável, mas de nada adianta se você não souber comunicar isso ao seu público, de maneira assertiva.

Pensando nisso, separamos cinco estratégias diferentes que podem ser utilizadas para divulgar a sua empresa nos meios digitais e não-digitais. Confira!

E-book

Um e-book é a sistematização de determinado conhecimento em formato escrito e online. Como se fosse um livro, acessado somente no ambiente digital.

É uma possibilidade interessante quando estamos pensando em aprofundar o conteúdo. Pensando em um Funil de Vendas, essa estratégia de comunicação pode se encaixar no meio do funil.

Em relação ao conteúdo, as ideias são diversas, uma vez que o possível cliente pode conhecer mais:

  • a área de atuação de sua startup;
  • sua história;
  • cases de sucesso;
  • curiosidades;
  • entre outros.

Ele pode ser gratuito ou pago. No caso dos gratuitos, dependendo da divulgação utilizada, permitem a geração de leads qualificados e o aumento da sua mailing list através de um cadastro prévio para a visualização do mesmo. Pensando em e-books pagos, a ideia consiste em oferecer um conteúdo mais nichado para o seu público, não encontrado para  grande público.

Em ambos os casos, há o fortalecimento da sua marca.

Lives e Webinars

Assim como os e-books, as lives e webinars também buscam uma conexão mais profunda com seu público. O ambiente digital permite a conexão das pessoas em diferentes lugares, e isso pode ser utilizado a seu favor na sua startup. Você pode realizar uma live sozinho, em dupla ou com mais pessoas, dependendo da plataforma utilizada. As mais comuns são o Zoom, o Google Meet e o Instagram:

  • Zoom: permite a entrada de até 100 pessoas por 40 minutos (no plano gratuito) ou até 1000 pessoas por tempo ilimitado (no plano pago). É possível ainda compartilhar a tela com os outros participantes e utilizar um “quadro branco” para realizar anoações, além do chat compartilhado e individual.
  • Google Meet: possui recursos semelhantes ao Zoom, inclusive em oferecer um serviço gratuito, com menor alcance, e outro pago, com mais funcionalidades.
  • Instagram: permite a participação de até 4 pessoas simultaneamente, além de alcançar a audiência da sua página. Oferece alguns recursos extras ,como a caixa de perguntas e comentários durante a exibição. É possível ainda salvar a gravação, sendo esta transferida para a aba IGTV.

A melhor plataforma será aquela que melhor atende as suas necessidades. Por isso, é de extrema importância saber o objetivo por trás dessa estratégia.

Mídia Paga

Ao contrário dos itens anteriores, a ideia da mídia paga consiste em segmentar seu público-alvo de maneira a entregar a mensagem certa para cada perfil.

Por exemplo, sua startup pode oferecer uma solução que funciona para uma dona de casa que mora em Belo Horizonte e que passa o dia inteiro em casa, mas também para um executivo, pai de 2 filhos que trabalha no mercado financeiro em São Paulo. O produto / serviço é o mesmo, a necessidade pode ser também. Mas a mensagem pode ser diferente.

Através da mídia paga, é possível estabelecer critérios de escolha baseados na geografia, geração, gênero, entre outros. Em comparação com o alcance orgânico das mídias sociais, a mídia paga mostra-se muito mais assertiva, desde quem bem pensada e executada.

Eventos

Além de divulgar seu produto ou serviço de maneira massiva, a realização de eventos pode ser interessante pois alcança públicos que possivelmente não entrariam em contato com você de outra maneira. Além disso, é uma oportunidade excelente para conhecer outros players do seu mercado e entender como eles estão se comunicando.

Organizar um evento pode ser uma tarefa complexa, mas a experiência proporcionada por ele, se bem executado, pode fazer com que seu cliente seja um verdadeira fã da sua startup.

Assessoria de Imprensa

Sua startup não está sozinha no mundo. Ela faz parte de um setor, depende de outras empresas, se relaciona com diferentes pessoas. Já dizia Clarice Lispector: Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”

Nesse sentido, a contratação de uma Assessoria de Imprensa pode ser fundamental. Entre as possibilidades, pode-se pensar em uma experiência para marketing digital personalizada, de acordo com as necessidades da sua startup: sugestão de participação em eventos online e offline, press release, aparição em mídias específicas, aumento do alcance em mecanismos de busca, entre outros serviços.

A MGAPress é uma Assessoria de Imprensa que oferece serviços especializados para startups. Você pode conferir mais conteúdos no nosso blog ou acessando nosso site. Conte com a gente para levar a comunicação da sua startup para outro nível.

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