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3 Campanhas de Marketing para sua franquia se inspirar

Tempo de leitura: 4 minutos

Está buscando inspiração na hora de pensar em como fazer sua franquia se destacar? Confira exemplos reais de campanhas de marketing que se destacaram por sua originalidade

As operações da sua franquia estão caminhando, novos produtos ou serviços estão sendo desenvolvidos, os consumidores já reconhecem a sua marca… agora é o momento de alavancar as vendas. Uma campanha de marketing bem estruturada, que converse diretamente com as necessidades da sua persona, pode ser a chave para suas vendas decolarem e seu público passe a te admirar e recomendar para outras pessoas.

Separamos três campanhas de franquias que utilizaram diferentes estratégias para se aproximar sua audiência. Inspire-se e faça acontecer para sua marca!

Habibers (Habib’s)

O Habib’s é uma famosa rede de franquias focada na comercialização de produtos alimentícios inspirados na culinária árabe. Com mais de 300 unidades em todo o Brasil, seu serviço é reconhecido pela rapidez na entrega e preço baixo oferecido em seus produtos.

A recente campanha “Habibers” surpreendeu o público: no dia 22 de janeiro, todas as franquias apareceram com uma faixa com os escritos “passo o ponto” – comumente utilizado quando o responsável pelo estabelecimento não possui mais condições de manter a operação funcionando. Dois dias se passaram, e depois de muito burburinho e questionamentos nas redes sociais, veio a explicação: tratava-se do lançamento do novo programa de fidelidade da rede, baseado no acúmulo de pontos obtidos através da compra de produtos e postagens nas redes sociais. “Passo o ponto”, nesse caso, foi um artifício de linguagem utilizado para gerar engajamento do público-alvo.

A estratégia utilizada nesse caso consistiu em surpreender o público com o inesperado. Sabe-se que a rede apresentou uma queda de quase 90% em seu movimento desde o início do ano passado, causado pelo momento atípico que estamos vivendo. A campanha busca, então, aumentar a relevância das entregas via delivery, de maneira a aumentar seu faturamento. Além disso, pode-se falar na possibilidade de um aumento da presença digital da marca, ao utilizar-se do poder das hashtags para beneficiar e fidelizar seus clientes mais assíduos

Os Clássicos de Cara Nova (Spoleto)

A Spoleto é uma rede de restaurantes fast casual que tem como sua principal inspiração a cozinha italiana. Fundada em 1999, busca como posicionamento uma alimentação mais consciente, voltada à origem e qualidade dos alimentos utilizados em suas receitas. Existe um foco também na personalização, uma vez que você pode montar a sua refeição com os ingredientes que desejar.

Com o intuito de comemorar os 20 anos da marca, houve o lançamento da campanha “Os Clássicos de Cara Nova”. Através de um concurso, artistas foram convidados a repaginar pinturas clássicas italianas nos pratos da franquia. As doze melhores artes, selecionadas por um júri técnico, foram para votação popular, sendo que as seis mais votadas entraram para utilização nas lojas franqueadas. Ao comprar uma refeição na loja, você ganha o prato decorado pelo artista, sem custo adicional.

A estratégia utilizada mostra-se interessante pois, além de incentivar artistas gráficos, há a participação ativa dos consumidores da marca na escolha das melhores artes. Além disso, ao permanecer com o prato da franquia, há o incentivo ao vínculo afetivo com a marca.

1 por Todos (Cacau Show)

A CacauShow é uma franquia voltada para a venda de chocolates finos, possuindo lojas por todo o território brasileiro. Seu foco encontra-se em proporcionar experiências memoráveis aos seus consumidores.

Buscando inovar o seu portfólio de produtos, no ano de 2018 houve a produção do programa “1 por Todos”. Em um total de 7 episódios, cerca de 20 participantes disputaram provas focadas em criatividade, empreendedorismo e gestão. Cada uma das quatro equipes era formada por pessoas com perfis focados em “engenharia de produção, empreendedorismo, design, confeitaria e marketing”.

A equipe vencedora, além de desenvolver uma nova linha de produtos para a marca, recebeu parte dos royalties pelas vendas. O produto vencedor foi o Slack, um creme com cacau de textura cremosa, que foi lançado em duas versões: Bendito Cacao e LaCreme.

A estratégia utilizada pela franquia utiliza a mídia analógica como principal meio de comunicação com seus clientes. Ao mostrar todo o processo de criação de um novo produto, a marca executa uma aproximação com o consumidor final, criando assim uma relação de proximidade com o mesmo.

Uma maneira excelente de obter resultados expressivos nessas campanhas é contar com a ajuda de uma Assessoria de Imprensa, que pode fazer com que a sua franquia apareça de forma espontânea nos canais de comunicação, entre outras coisas. Se você gostou das campanhas de marketing comentadas acima, conte com a MGAPress para fazer isso acontecer!