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Press Release para Startups: porque contratar um profissional pode te ajudar

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma comunicação empresarial de qualidade pode ser essencial para levar sua startup para o sucesso!

O desenvolvimento de um trabalho de comunicação de excelência pela sua startup pode garantir uma série de oportunidades futuras, além de, é claro, fazer parte da estratégia para conseguir novos clientes.

Uma das possíveis ferramentas é a criação e disparo de press release. Conheça um pouco mais dessa estratégia a seguir, e qual a importância dela ser feita por profissionais especializados.

O QUE É

Também conhecido como “comunicado de imprensa”, o press release é um documento endereçado aos veículos de imprensa que tem como objetivo principal a divulgação de alguma novidade ou assunto de interesse público. Entre os principais assuntos, podemos citar a organização de determinado evento, lançamentos de produtos e/ou serviços, promoções, premiações, parcerias estratégicas, entre outros. Uma de suas principais características é o direcionamento exclusivo para as diferentes mídias, ao invés do público final, ou seja, o leitor.

A ideia principal é que o press release sirva como uma fonte de informações confiáveis para os jornalistas. Por exemplo, ao pensar em uma matéria para o Dia Mundial da Água, o autor pode utilizar o press release de uma startup focada em água e saneamento para sua produção.

UM SERVIÇO DE QUALIDADE

Produzir um press release que seja eficiente e alcance as pessoas certas pode não ser uma tarefa fácil. Confira a seguir algumas dicas para realizar um serviço de qualidade:

  • 5W2H: sigla em inglês, aponta quais são as principais perguntas que devem ser respondidas à quem vai ler seu documento:
    • What (o que foi feito?);
    • Why (por que foi feito?);
    • Where (onde foi feito?);
    • When (quando foi feito?);
    • Who (quem fez?);
    • How (como foi feito?);
    • How much (quanto custou?)
  • Conclusão: a recomendação é que este parágrafo contenha as informações mais importantes. A ideia é que o leitor entenda toda a mensagem que você quis passar com o documento, além de causar interesse para entrar em contato com você. Uma boa conclusão pode ser o diferencial para aquele veículo de imprensa escolher o seu press release e não o de outra empresa do mesmo setor.
  • Meios de Contato: de nada adianta escrever um press release de excelência se ninguém souber como entrar em contato com você. Por isso, é essencial você colocar diferentes meios de contato ao final do documento para que saibam não apenas quem procurar, como também qual a maneira mais fácil de encontrar essa pessoa.
  • Breve apresentação da empresa: escrever um parágrafo com um histórico breve sobre a empresa pode ser visto com bons olhos pelos veículos de imprensa, uma vez que, a partir dessa leitura, é possível entender em qual contexto a sua startup está inserida, qual problema ela busca resolver, entre outras informações mais gerais. Assim, quando surgir uma pauta que se relacione com a sua startup, ela será lembrada!
  • Disparo: você até pode disparar seu press release para toda a sua lista de contatos. Mas na grande maioria das vezes, essa ação pode ter o efeito oposto do esperado. Isso acontece pelo que chamamos de viés da escassez: se muita gente está recebendo a mesma informação, pode ser talvez que ela não seja tão interessante assim; agora, se você é uma das poucas pessoas selecionadas que está recebendo tal informação com exclusividade, talvez de fato tenha acontecido algo muito importante e que valha a pena estar estampado naquele jornal ou revista.

CONTE COM A MGAPRESS

Como pudemos perceber, a elaboração de press releases que sejam assertivos depende de alguns fatores. No momento de se comunicar com a imprensa, é essencial que isso seja realizado de uma maneira profissional e que gere resultados positivos – e isso, muito provavelmente, não é (ou não deveria ser) o core business da sua startup. Dessa maneira, contar com o apoio de uma assessoria de imprensa pode fazer muito sentido.

Além disso, a construção e manutenção de relacionamentos com jornalistas e outros profissionais do mercado da comunicação costuma levar algum tempo para se consolidar. Talvez sua startup não tenha todo esse tempo disponível. Como solução, a MGAPress, através de sua experiência de mercado, possui uma relação de longa data com diferentes mídias, o que pode ser muito positivo no momento de divulgar sua marca em um curto período de tempo. Sabendo da sua necessidade, não apenas construímos press releases de impacto, mas também entramos em contato com jornais, revistas e outros veículos de comunicação que serão essenciais para a divulgação da sua ação.

Quer saber mais sobre diferentes maneiras de realizar a comunicação da sua startup? Então entre em contato com a MGAPress para conhecer nossos serviços de Assessoria de Imprensa para Startups!

    Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.