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5 cuidados que você deve ter ao fazer a comunicação externa de sua franquia

Tempo de leitura: 4 minutos

A comunicação externa é essencial para posicionar a marca, se relacionar de forma assertiva com o público-alvo e melhorar os resultados da sua franquia.

No cenário atual, as empresas estão percebendo a importância de investir em ações de comunicação e marketing digital. A previsão é que esses investimentos alcancem um crescimento de 12% ao ano, conforme pesquisa do IAB e ComScore.

Por isso, na hora de fazer a comunicação externa, é preciso ter estratégias bem definidas e considerar alguns pontos importantes, sabia? 

Então confira neste post, os 5 cuidados que você deve ter ao fazer a comunicação externa de sua franquia!

1. Faça um plano de comunicação externa

O plano de comunicação externa é uma estratégia essencial para as franquias, pois permite que a sua marca se posicione no mercado com mensagens assertivas, melhorando o seu relacionamento com o público e mercado. 

Nesta fase, contar com um profissional da área de assessoria de imprensa é imprescindível para garantir que o plano de comunicação seja elaborado corretamente e para que os processos comunicativos alcancem os resultados esperados. 

Lembre-se: o plano de comunicação externa é válido e deve abranger estratégias tanto para os que já fazem parte da rede de franquia, quanto para a captação de novos franqueados.  

Objetivos da franquia com o plano de comunicação

Para que o plano de ação alcance resultados positivos, é necessário definir os objetivos da franquia. Pode parecer um processo simples, porém, ele é imprescindível para encontrar as melhores ferramentas e estratégias para a comunicação externa. 

Padrão S.M.A.R.T.: para definir melhor os objetivos e metas do seu plano de comunicação, utilize o padrão SMART, que consiste:

  • Specific: as metas precisam ser específicas.
  • Measurable: as metas precisam ser mensuráveis.
  • Achievable: elas devem se encaixar nos recursos disponíveis da franquia.
  • Relevant: elas precisam ser relevantes para o objetivo da sua comunicação externa. 
  • Time-Bound: tempo limite para realizar cada ação, ou seja, por meio de um cronograma. 

Com um plano de comunicação estratégico, a sua franquia consegue:

  • Fortalecer  e posicionar a marca diante do público-alvo, concorrentes e mercado
  • Conquistar novos clientes
  • Fechar mais parcerias 
  • Aumentar os resultados e vendas
  • Expandir a marca e a identidade da rede.

2. Conheça o público-alvo da franquia

Conhecer o público-alvo da franquia e adequar o tom de voz que será utilizado na comunicação também são cuidados necessários. 

Como todo negócio, a franquia tem mais de um público-alvo, que precisa ser considerado em seu plano de comunicação. 

Principais públicos-alvo de uma franquia:

  • Clientes
  • Associações relacionadas
  • Influenciadores
  • Veículos de comunicação.

Ao definir a persona que será utilizada em cada estratégia, é possível estabelecer uma comunicação que “fale a língua dela”, melhorando o relacionamento e resultados dessas ações. 

Ao ter personas bem definidas, a franquia consegue:

  • Se comunicar melhor com seu público-alvo
  • Ter uma linguagem com mais clareza e eficiência
  • Se diferenciar da concorrência 
  • Cativar e fidelizar clientes.

3. Defina os canais de mídia mais eficazes

Os canais de mídia que serão utilizados na comunicação também devem ser avaliados e bem definidos.

Cada canal é adequado para um público e comunicação. Assim, eles podem variar. O Instagram, por exemplo, é ideal para conteúdos visuais, o que pode não ser adequado em outros canais. 

4. Tenha um cronograma

Defina um cronograma estratégico e realista para implementar cada passo da comunicação externa da sua franquia. 

Ter um cronograma de comunicação permite que a sua franquia obtenha os resultados desejados e controle de cada uma das ações realizadas. 

Planejar os conteúdos e definir prazos é  uma forma de ser relevante para o público-alvo e mercado.

Lembre-se: a comunicação deve ser realizada por meio de conteúdos com propósito e qualidade, estabelecendo uma relação de confiança e credibilidade com os franqueados e público em geral. 

5. Avalie os resultados

De nada adianta investir em estratégias de comunicação, se não avaliar os resultados obtidos com essas ações. 

Ao mensurar os resultados obtidos, é possível verificar o que está funcionando e as mudanças necessárias. A avaliação dos resultados deve ser realizada periodicamente. 

Ao se atentar a esses cuidados na hora de fazer a comunicação externa, você consegue melhorar seu desempenho e alcançar os objetivos propostos para a franquia. 

Ficou com alguma dúvida sobre como você deve fazer a comunicação externa de sua franquia? Então deixe o seu comentário!

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