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Franquias online: uma excelente opção para garantir lucro todos os meses

Tempo de leitura: 4 minutos

Realizar a operação de franquias online podem ser uma excelente opção nos tempos de isolamento físico!

Em momentos de exceção como estamos vivendo, ter um negócio digital é uma excelente alternativa para se ter uma fonte de renda, mesmo em tempos de isolamento físico. Além disso, a chamada revolução digital veio para ficar: muitos processos e empresas, antes acostumadas ao ambiente físico, foram transportados (e até aperfeiçoados) para o digital. Além disso, é válido lembrar que vários negócios extremamente lucrativos (tais como Uber, iFood, entre outros) já nasceram no digital.

Pensando nisso, as chamadas franquias online podem ser uma opção muito interessante quando se pensa em empreender no digital. Confira a seguir as principais questões para você se tornar um franqueador digital, um modelo de negócio que já nasceu inovador! 

O QUE SÃO

As franquias digitais seguem a mesma premissa de franquias já consolidadas no ambiente físico: você, franqueador, entra com o know-how, estrutura de divulgação e processos administrativos da empresa, ao passo que o franqueado entra com o financeiro e com a gestão do negócio. A grande diferença encontra-se no fato de que o franqueado não necessita de uma sede física para fazer a operação acontecer.

As franquias online podem ser divididas em três categorias principais, a saber:

  • Loja Online: o franqueado utiliza um website para oferecer produtos e serviços, contando para isso com o suporte da franqueadora;
  • Home-Based: toda a operação do negócio ocorre dentro da casa do franqueado;
  • Delivery: o franqueado fica responsável principalmente pela logística de entrega do produto ou serviço oferecido pela franqueadora.

VANTAGENS E BENEFÍCIOS

Para você, franqueador, a principal vantagem encontra-se na escalabilidade do negócio, uma vez que seus franqueados não tem a necessidade de um local físico. Isso acontece pois eles não precisarão se preocupar com muitas questões burocráticas (tais como aluguel, pagamento de contas de água, luz e telefone, entre outros), o que faz com que o custo médio de aquisição para o franqueado tende a ser relativamente menor se comparado à uma franquia tradicional: existem possibilidades de começar com aproximadamente R$ 5 mil de investimento.

Além disso, uma vez que atendido o perfil do franqueado, as necessidades de treinamento, monitoramento e supervisão tendem a ser menores, diminuindo assim seus custos recorrentes.

PONTOS DE ATENÇÃO

Apesar da vantagem competitiva da escalabilidade, isso não significa que seus franqueados terão mais facilidade na gestão do negócio. No momento de ampliar a dua franquia online, é essencial olhar para a reputação da sua marca. Para isso, vale muito a pena conversar com outros franqueadores de outros segmentos para conhecer melhor o negócio por quem já está por dentro das engrenagens de funcionamento.

Além disso, ter uma política de orientação e esclarecimento de dúvidas para seus franqueados pode fazer muito sentido, pois é através delas que evita-se quaisquer possíveis problemas futuros. Assim, evita-se o risco de possíveis inovações fora do escopo de trabalho esperado, fazendo com que sua estratégia de expansão seja prejudicada de maneira desnecessária.

É de vital importância lembrar aos seus franqueados que uma franquia online não significa, necessariamente, um trabalho exclusivamente home office. O dia-a-dia de trabalho deles dependerá do segmento e do tipo de franquia escolhida: o operacional não irá se resumir apenas ao ambiente da sua casa, uma vez que pode ser necessário sair de casa de maneira recorrente. Pode acontecer, ainda, de ser necessário dedicar um espaço ou cômodo específicos para determinada operação do negócio, como por exemplo um estoque dos produtos que serão vendidos.

A IMPORTÂNCIA DE UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA

Realizar a comunicação de uma franquia online não é uma tarefa exatamente simples, uma vez que existem inúmeros desafios envolvidos, tais como a divulgação do modelo de negócio, a divulgação da marca para potenciais franqueados e para o público geral, a gestão de relacionamentos com possíveis parceiros de negócios, entre outros.

Nesse contexto, a atuação de uma assessoria de imprensa voltada para o universo de franquias pode fazer muito sentido. A MGAPress oferece alguns serviços que podem ser muito interessantes, tais como um planejamento de comunicação voltado para as necessidades do seu negócio, a divulgação de press releases escritos sob medida para parceiros de mídia estratégicos e um serviço exclusivo de media training para a alta gerência, capaz de aperfeiçoar sua comunicação no momento de conversar com diferentes veículos de imprensa, incluindo aí a realização de entrevistas, reportagens com a marca e outras possibilidades. Com isso, podemos te fazer chegar muito mais longe, através de entregas que atendem diretamente às suas necessidades voltadas para comunicação e marketing.

Para saber mais sobre o universo de franquias e como uma assessoria de imprensa pode se tornar uma parceria estratégica para seu negócio, conheça nossos serviços de Assessoria de Imprensa para Franquias!

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