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5 estratégias de comunicação para ter uma startup de sucesso

Tempo de leitura: 5 minutos

Ter uma startup de sucesso é o objetivo de milhares de brasileiros que apostam em um dos mercados que mais crescem no Brasil. 

O número de startups no país cresceu exponencialmente nos últimos anos. No período entre 2011 a 2020, o aumento das startups foi de 20 vezes, segundo dados da fundação da Abstartups. 

Atualmente, o Brasil tem mais de 10 mil startups, e a tendência é que esse mercado cresça ainda mais nos próximos anos. Há algum tempo, a maioria das startups era B2B, porém segundo a Abstartups, está em crescimento o número de startups que oferecem soluções para B2C no país. 

Empreender é um sonho para muitas pessoas e, ao mesmo tempo, um desafio para os empreendedores que colocam seus projetos em ação. Em um mercado inovador e competitivo como o das startups, é preciso utilizar diversas estratégias para se destacar, inclusive na comunicação da empresa. 

Quer saber mais? Então confira as 5 estratégias de comunicação para ter uma startup de sucesso!

1. Mídia indoor

As mídias digitais são muito utilizadas na comunicação entre startups e público. Contudo, a mídia indoor está em crescimento, sendo uma tendência como estratégia de comunicação, principalmente pelas startups que desejam inovar e chamar atenção para a marca. 

A mídia indoor, propagandas e comunicação realizadas em espaços fechados, é uma forma da startup inovar e levar a sua mensagem a um público segmentado. 

Na cidade de São Paulo, por exemplo, com o Projeto Cidade Limpa, somente nas estações do metrô houve um crescimento de 15% em mídia indoor.

As possibilidades para utilizar mídia indoor são muitas, desde mídia digital até murais com materiais gráficos.

Alguns locais para utilizar mídia indoor:

  • Aeroportos
  • Estações e terminais de transporte público
  • Hipermercados
  • Hospitais e clínicas médicas
  • Lojas
  • Shoppings.

2. Email Marketing 

O email marketing é uma estratégia de comunicação ideal para startups que querem criar um relacionamento mais próximo com o público. 

Para divulgar a sua startup, utilize um mailing – lista de interessados e clientes que desejam receber seus conteúdos por email.

Para aumentar a sua lista de emails, você pode criar um formulário em seu site, por exemplo.  Em suas mensagens por email, utilize textos curtos e fáceis de serem lidos. Use um design bonito, mas, ao mesmo tempo, simples.

3. Redes sociais 

As empresas também precisam estar nas redes sociais, ainda mais as startups, que possuem um conceito inovador e devem estar acessíveis e sempre perto do seu público.

Por ter um grande alcance, usar as redes sociais como estratégia de comunicação é uma forma da startup ser notada e fortalecer a sua marca, utilizando ações gratuitas ou de baixo custo permitidas por essas plataformas. 

Afinal, no início a maioria das startups possuem recursos limitados e precisam investir nas estratégias que oferecem os melhores resultados. 

Lembre-se: é importante para a startup estar nas redes sociais, mas é necessário saber onde seu público está, e não somente ter contas em diversas plataformas, já que nem todas são relevantes para o seu negócio. O recomendado é investir nas duas redes mais utilizadas pelo seu público. 

4. Site institucional

Apesar de outros canais e estratégias de comunicação serem bastante utilizadas, ter um site ainda é imprescindível para qualquer negócio – inclusive para as startups. 

Um site institucional passa mais credibilidade, proporciona maior liberdade para expor seus produtos e serviços, de forma personalizada. O site também garante maior visibilidade a startup, nos mecanismos de buscas, redes sociais e outros sites. 

Para melhorar a experiência do usuário e a fácil navegação no site, invista em um layout responsivo – que se adapta a tela de qualquer dispositivo. 

5. Assessoria de Imprensa para ter uma startup de sucesso 

A assessoria de imprensa é uma estratégia essencial para ter uma startup de sucesso. E agora ela é ainda mais necessária, pois o mercado de startups está aquecido no país, e somente no ano passado o número de aportes ultrapassaram US$ 2,0 bilhões.

Contratar os serviços de assessoria de imprensa para startups é uma estratégia que pode ser utilizada para atrair mais interessados em investir no negócio, também conhecidos como stakeholders, e que podem ajudar a startup a decolar. 

Investir em assessoria de imprensa, permite que a startup:

Se posicione no mercado e fortaleça a marca: a assessoria faz a ligação entre a startup e imprensa. Ao construir relações de forma espontânea e orgânica, sem uso de publicidade paga, ela posiciona e fortalece a marca divulgando eventos, produtos e serviços em diversos veículos de comunicação de mídia online e offline.  

Com matérias online em vários sites, a assessoria de imprensa também consegue posicionar melhor a marca e site da startup nos mecanismos de busca, aumentando a sua visibilidade. 

Encontre seu público: um dos desafios para as startups é saber onde seu público está e como se comunicar com ele. E essa é uma das soluções que a assessoria de imprensa oferece às startups

Além disso, a assessoria de imprensa para startups oferece soluções essenciais para ter um negócio de sucesso, como:

  • Disparo de Press Kit
  • Divulgação de Press Releases
  • Gerenciamento de crise
  • Marketing de influência
  • Media Training
  • Planejamento de Comunicação.

Agora que você já conhece as estratégias de comunicação para startups, escolha as melhores para o seu negócio e se destaque nesse mercado!

Ficou com alguma dúvida sobre estratégias de comunicação para startups? Então deixe o seu comentário!

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