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Franquias de sucesso: 5 estratégias de comunicação que garantem maior faturamento

Tempo de leitura: 4 minutos

Se destaque da maioria no sistema de franchising, descubra as 5 estratégias de comunicação que garantem maior faturamento e são utilizadas pelas franquias de sucesso!

Todos os anos, o sistema de franchising brasileiro coleciona bons resultados. E somente em 2019, o setor faturou R$ 186,7 bilhões. O faturamento do setor brasileiro cresceu 6,9%, impulsionado principalmente pelas franquias de casa e construção, comunicação, informática e eletrônicos.

O destaque do setor foi no quarto trimestre de 2019, que registrou crescimento de 8,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo balanço consolidado divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Ou seja, o mercado de franquias fatura alto no país e está em crescimento. Entretanto, para obter bons resultados e aumentar o faturamento, é preciso investir em estratégias voltadas para o  franchising. 

Quer saber como? Confira neste post as 5 estratégias que geram maior resultado e conquistam mais franqueados para a sua rede!

1. Fortaleça a marca

A franquia deve ter uma marca forte, e agradar às pessoas das mais diversas regiões e culturas. Assim, é imprescindível criar uma identidade única que será utilizada em todas as unidades da rede. 

A marca fortalecida e universal permite a padronização para que ela se espalhe pelos mais diversos lugares e que funcione para vários públicos. Dessa forma, a franquia pode obter bons resultados nos locais em que se estabelecer. 

2. Padronize a comunicação

Padronizar a comunicação da franquia é fundamental para imprimir a identidade da marca ao público. Para isso, é indicado a criação de um manual de uso, que deve ser distribuído e seguido à risca por toda a rede de franqueados.

O manual é importante para sanar as dúvidas dos franqueados, de forma rápida e assertiva durante a operação diária da unidade.  

No manual de padronização é necessário conter:

  • Cores institucionais que serão utilizadas em toda rede
  • Tipos de campanhas que a franquia deve realizar para promover a marca
  • Formas que a marca deve utilizar nas unidades franqueadas
  • Entre outras regras que podem ser definidas para padronizar a comunicação da franquia.

3. Segmente páginas por região da franquia

O Facebook ainda é a rede social mais utilizada no mundo e no Brasil, com 2,7 bilhões ativos no país, segundo relatório da We Are Social e Hootsuite.

Com muitas funcionalidades, o Facebook é uma das redes sociais mais versáteis e relevantes para negócios. 

No franchising, uma das estratégias utilizadas é a de segmentar página por região da franquia. Ideal para realizar promoções específicas para cidades ou regiões. 

Assim, é possível criar posts segmentados para regiões distintas, de forma prática. 

Essa opção pode ser selecionada na hora de publicar o post, basta selecionar a imagem onde aparece um alvo e a mensagem: “Limite o público de Feed de Notícias potencial para esta publicação”.

Após escolher essa opção, é permitido direcionar  ou limitar publicação. Ao direcionar, o post terá mais ênfase nas regiões escolhidas. Ao limitar a publicação, ela só aparecerá nas regiões definidas. 

4. Invista na regionalização da mensagem 

Apesar da importância de padronizar a comunicação da franquia, também é necessário investir na regionalização da mensagem. 

A marca deve permitir que os franqueados criem campanhas com comunicação regional para atingir de maneira mais eficiente o público da região onde atua.

Contudo, essas campanhas devem estar de acordo com a legislação de cada setor, como no marketing em saúde, que deve seguir as disposições do Conselho Federal de Medicina (CFM), contidas no Manual de Publicidade Médica (Resolução 1.974/2011).

5. Franquias de sucesso: aposte em assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é uma das principais estratégias utilizadas pelas franquias de sucesso e que mais geram resultados e aumento do faturamento. 

Ao otimizar o relacionamento entre a empresa e veículos de comunicação, a franquia consegue criar relações amistosas e melhorar a imagem junto ao público-alvo e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Alguns serviços de assessoria de imprensa prestados a franquias: 

  • Disparo de Press Kit
  • Divulgação de Press Releases
  • Gerenciamento de Crise
  • Marketing de influência
  • Media Training
  • Planejamento de Comunicação.

Quando contratar uma assessoria de imprensa para a sua franquia?

A assessoria de imprensa para franquias pode ser contratada desde o início das operações de um negócio para realizar o planejamento de comunicação, por exemplo. 

Além disso, a contratação de uma assessoria de imprensa é necessária quando a franquia deseja: 

  • Aumento do Share de Mercado
  • Fortalecimento de marca
  • Gerenciamento de crise para evitar o abalo a imagem da empresa
  • Lançamento de um produto/serviço.

Ficou com alguma dúvida sobre estratégias de comunicação para franquias? Então deixe o seu comentário!

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