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Dia das Mães é oportunidade especial para o marketing digital

Tempo de leitura: 4 minutos

Quem já trabalha há alguns anos com comércio sabe: o Dia das Mães é a data mais importante do primeiro semestre. Anualmente, o mês de maio é bastante movimentado por filhos e maridos em busca de presentes para as mães/esposas.

De acordo com dados da Boa Vista SCPC, este ano as vendas poderão ser até 5% maiores do que em 2017. Isso se deve principalmente a uma melhora na economia dos últimos meses. Vale notar que depois de dois anos em queda, 2017 registrou a 1º alta nessa data, com índice de 1,6%.

No e-commerce a expectativa também é grande, pois aumenta cada vez mais o número de compradores na internet. Pelo indicador de varejo da Mastercard houve um aumento de 3,6% nas vendas online de 2018, em relação a 2017. Portanto, é de se esperar que o Dia das Mães aqueça ainda mais – o já quente – mercado digital.

Diante das oportunidades de venda, que tal dar mais atenção a essa forma de vender? Você pode apostar que milhares de consumidores nem irão sair de casa para comprar o presente, ou pelo menos usarão a internet para pesquisar quais as melhores opções para a mãe.

Pois é, a data comemorativa se aproxima, mas ainda é possível aproveitar os dias que a antecedem para se dedicar a aumentar as vendas online! Confira:

Faça o planejamento

Quais produtos podem ser usados nesse momento? Para responder a essa questão, se coloque no lugar de uma mãe que você conhece – pode até a sua mesmo. Embora cada uma tenha um gosto específico, alguns interesses costumam ser semelhantes, como bolsas, sapatos e cosméticos.

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    Esses produtos escolhidos podem ser utilizados como chamariz para atrair a atenção dos filhos. Além de direcionar algumas possíveis opções de presente, pense se é viável dar algum brinde especial, como uma amostra de outro produto ou um cartão personalizado. Esses serviços adicionais tendem a agradar os compradores fazendo com que voltem a comprar na loja. Planejamento é uma técnica infalível de todo calendário de marketing. 

    Fuja dos estereótipos

    Durante muitos anos, a publicidade repercutiu a imagem da mãe caridosa, que faz tudo pelos filhos e pela casa. Mas será que atualmente só existe esse tipo de mãe? Obviamente que não, e por isso é importante pensar “fora da caixa”.

    Aproveite a data para falar de amor, carinho e afeto, porém, tenha cuidado para não ser piegas ou muito romântico. A maternidade é de fato um momento muito especial, e precisa ser representado tal como merece, mas sem exageros.

    Lembre-se de quem é o comprador

    Quem é que mais compra nos dias que antecedem o Dia das Mães? Os filhos, pais e maridos, certo? Por isso, a linguagem precisa ser mais direcionada a esse público do que às mães exatamente.

    De nada adianta falar “mamães, vocês merecem…”. Elas sabem que merecem, mas dificilmente irão comprar algo para elas nessa data. O mais assertivo seria chamar a atenção dessas pessoas que irão presentear, como por exemplo, “filhos, você não acha que a sua mãe merece ganhar…?”. Ou ainda melhor: você pode criar uma historinha dando nome ao filho, para chamar mais a atenção do público que irá ver a mensagem.

    Crie um e-mail marketing

    Que tal se aproximar dos seus clientes e ajudá-los a se lembrar da data que se aproxima? O e-mail marketing é muito útil para esse propósito, e pode servir até mesmo como parte da sua campanha para aumentar as vendas.

    Além de divulgar produtos, com um layout bem bonito, o e-mail marketing também pode conter um cupom de desconto. Assim, quem acessar e copiar o código vai poder efetuar as compras de maneira mais econômica. É ótimo para os consumidores e para os seus negócios.

    Publique um post

    Dependendo do setor em que você atua, se houver grande variedade de produtos, os consumidores podem ter dúvida na hora da compra, né? Pensando nisso, você pode desenvolver um conteúdo exclusivo para ajudar os consumidores a acertar na escolha do presente.

    Um post no blog com as técnicas certas de SEO pode aumentar o número de leitores na página e até o tráfego no site. E o resultado são maiores chances de vendas. Aproveite essa ferramenta e outras entendendo como o marketing digital pode te ajudar para se comunicar com o seu público e guiá-lo na tomada de decisões.

    Pense nas próximas datas

    Tem alguma estratégia em mente, mas acha que não vai dar tempo de colocá-la em prática? Reflita se essa sua ideia pode ser aplicada em outra data comemorativa, como o Dia dos Pais. E fique sempre de olho no calendário, para conseguir se antecipar aos maiores eventos do comércio.

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