Quantcast

Rebranding de startup: entenda qual o melhor momento para fazer esta mudança na sua marca

Tempo de leitura: 6 minutos

Engana-se aquele que acredita que oferecer bons produtos ou serviços é o que torna um negócio em algo de sucesso. Além de prestar um bom trabalho, a imagem que a marca transmite e a experiência oferecida por ela fazem toda a diferença. Afinal, a percepção que o cliente tem sobre a empresa é o que fará a diferença no momento da decisão de compra. Por isso, o rebranding de startup é tão essencial.

Atualmente, o Brasil possui mais de 13.400 startups mapeadas, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). No total, são mais de 61 comunidades e milhares de atores, líderes e empreendedores fazendo acontecer pelo país em um crescimento rápido e constante. Mas com todo esse movimento da busca por resultados melhores, os padrões de consumo e trabalho mudam também. 

Ficar atento a novos ciclos é importante, pois há sempre a necessidade de mudar para poder se adaptar a novos momentos. Entre elas, um possível reposicionamento da marca que possa contar e transmitir uma nova história. Mas de que forma fazer isso? Quais seriam os impactos que isso poderia causar em uma startup? E o essencial, quais seriam as vantagens se isso acontecer? 

Se as dúvidas não param de chegar, calma que aqui iremos explicar melhor sobre todas elas. Basta continuar acompanhando a leitura!

Afinal, o que é rebranding?

Não importa a quanto tempo o seu negócio está no mercado de trabalho, a necessidade de mudar pode ocorrer em qualquer momento e sem aviso prévio. O branding está presente em cada parte do seu dia, seja no momento de apresentar a empresa para potenciais clientes ou até mesmo em interações com o público-alvo em suas redes sociais. 

Em um mundo onde a transformação digital traz para perto cada vez mais a concorrência direta, conseguir se destacar é fundamental. Assim, é nesse momento que a experiência do cliente se torna um grande diferencial. 

Rebranding nada mais é do que ter uma estratégia planejada com o objetivo de mudar a percepção do público em relação à marca, alinhando com o seu momento atual. Uma ação que pode envolver mudanças de nome, identidade visual, logotipo, assim como outros elementos.

Rebranding de startup: seu impacto e vantagens

A imagem diz muito sobre um local, assim como a percepção que as pessoas têm. Imagine ter uma marca que não é vista pelos clientes da forma que você gostaria. Ou então, a mensagem que é passada para o público não se adequa mais a sua estratégia. Sem contar que o próprio perfil do consumidor pode mudar de uma forma relevante e bem significativa. Esses são apenas três de tantos pontos importantes que mostram a importância do rebranding de startup.

A empresa consegue identificar novas oportunidades e traçar um plano de ação para alcançá-las. Dessa forma, fidelizando ainda mais seu público e trazendo uma mudança significativa para o seu financeiro, além de garantir estabilidade. Não seriam essas vantagens excepcionais?

Um ótimo exemplo que traz todos esses pontos importantes para a realidade, é o rebranding de startup feito pela Beleaf. Conhecida até então como VeganJá, a empresa passou por um processo de repensar a sua marca para poder expandir os seus negócios e, é claro, sempre da forma mais certeira possível. Sendo assim, em seu processo de ressignificar sua imagem, a empresa mudou seu posicionamento e nome, baseado na forma como gostariam que tanto seus atuais clientes, como seus possíveis novos clientes a vissem. 

A empresa tem como principais diferenciais a bandeira da alimentação plant-based e sua criatividade, o que já é possível perceber nitidamente assim que você tem contato com sua identidade visual pela primeira vez. Uma mudança certeira que faz com que aquilo que a empresa está entregando para o seu público, fidelize ainda mais os atuais clientes, da mesma forma como acaba conquistando aqueles que ainda não consumiam o seu produto. 

E aí, consegue perceber a importância do rebranding de startup?

Assessoria de imprensa como base do negócio

Sabemos que ressignificar a imagem de uma empresa não é algo fácil, ainda mais sem ter a certeza de que dará certo. Imagine fazer algo que possa colocar tudo a perder. É nesse momento que o papel de uma assessoria de imprensa para startups se torna algo crucial e necessário para o seu negócio. Isso porque o papel dela é cuidar de como a sua marca é vista pelo mercado.

Para que isso ocorra da melhor forma possível e sem que qualquer mudança errada que possa danificar a imagem da empresa ocorra, a assessoria de imprensa para startups oferece importantes serviços. Como por exemplo:

Plano de Comunicação 

Seja para sugerir pautas e fontes que agreguem valor para a empresa, a criação de convites para eventos, artigos assinados ou até mesmo realizar a clipagem do material, todo plano é pensado exclusivamente em gerar credibilidade para marca, maior confiança e maior compra de mercado, ajudando a vender.

Media Training

Preparar os porta-vozes da empresa é algo essencial. Afinal, eles serão os rostos que estarão à frente tendo uma relação direta com os veículos de imprensa e outros tipos de contatos importantes com a mídia. Uma boa preparação faz toda a diferença!

Gerenciamento de Crise 

Construir uma marca pode levar anos. Porém, para danificá-la, pode levar questões de segundos. Saber gerenciar uma crise não é apenas no momento em que ela está ocorrendo, mas conseguir fazer de tudo para evitá-la antes que se inicie. 

Seja com a divulgação de releases, mantendo a imprensa informada dos fatos positivos ou as medidas que estão sendo tomadas para resolver problemas e crises, lembre-se que por trás de toda reputação positiva de um negócio, existe uma assessoria de imprensa pronta para fazer dar certo. 

Desde o momento do planejamento, das configurações, e até mesmo o de colocar as ações em prática, tudo é pensado da forma certa e ideal para a sua empresa. De nada vale ter um negócio que possui personalidade e um discurso adequado, se nada disso chegar até os consumidores em potencial, não é mesmo?

Agora que você já sabe a importância de um rebranding em uma startup e entendeu como uma assessoria de imprensa pode trazer benefícios para o seu negócio, aproveite para colocar em prática e obter os resultados. 

Conheça os nossos serviços! Basta entrar em contato conosco. Tenha a tranquilidade de ter alguém construindo junto com você a sua marca e a sua história.