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Por que investir em assessoria de imprensa B2B desde o 1º ano de sua startup?

Tempo de leitura: 7 minutos

Você já deve ter percebido que o primeiro ano de uma startup é o mais desafiador. Afinal, as metas, processos e planejamento estão sendo criados, então, toda atenção é necessária. Mas será que essa é a fase ideal para contratar uma assessoria de imprensa e aparecer em importantes veículos, como Exame e Pequenas Empresas Grandes Negócios?

Neste artigo você verá que sim. O serviço de comunicação é fundamental para apresentar o seu negócio a investidores, fornecedores e, claro, clientes. Entenda melhor e saiba o que a MGAPress pode fazer pela sua empresa!

Quais são as particularidades de uma startup B2B e o que tem a ganhar com uma assessoria?

De acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Startups, cerca de 49% das startups no país são B2B (Business to Business). Mas, afinal, o que isso significa? 

Diferentemente das startups B2B, que atendem ao consumidor em geral, as B2B são focadas em soluções para empresas. Um bom exemplo são as fintechs, como a Conta Azul – que ajuda a gerenciar a contabilidade empresarial. 

Ainda que pareça um detalhe – se a empresa é B2B ou B2C – isso é determinante para traçar as melhores estratégias de divulgação. 

Os consumidores costumam fazer as compras de forma mais intuitiva e até impulsiva. As pessoas adquirem aquilo que acreditam que precisam ou irão precisar em breve, desde que o produto pareça atraente e tenha um preço justo. 

Por sua vez, os empreendedores enxergam as compras de outra forma. Não basta que um serviço seja bom, é necessário que ele ajude a trazer resultados para a empresa. Dessa forma, o público B2B é mais racional e analítico antes de comprar. 

Nesse cenário, o papel da assessoria de imprensa para startups é essencial para posicionar a empresa no mercado, construindo credibilidade e ajudando na tomada de decisão. Afinal, os empresários irão preferir comprar de uma startup da qual tem confiança. 

Divulgar mais rápido a sua startup

A sua startup está pronta para receber os clientes? Então, por que esperar para divulgá-la ao mercado? Isso pode ser feito já no primeiro ano com o auxílio de uma assessoria de imprensa B2B para startups

A MGAPress tem experiência em atender empresas de diferentes segmentos e tempo de fundação. Então, independentemente de qual seja a história do seu negócio, você poderá contá-lo para a mídia e, assim, começar a ter visibilidade logo no início. 

Alguns empreendedores podem duvidar que tem algo a oferecer à imprensa, como cases de sucesso. Afinal, eles ainda não possuem anos de estrada. Porém, é possível divulgar outros assuntos, por exemplo: por que você criou a startup, quais são os diferenciais dela, os planos de expansão e muito mais. Viu só como, mesmo ainda não tendo uma história consolidada, você pode ganhar visibilidade? 

A Cuponeria é um desses cases de startup da MGA Press. Mesmo quando era nova no mercado, a startup já tinha conteúdo suficiente para se apresentar ao público. Afinal, ela oferece cupons de desconto para diversos produtos. Por causa do trabalho da assessoria de imprensa foi possível colocar a empresa em veículos como Veja SP e na capa do Jornal O Dia.

Aumentar as vendas 

Embora o objetivo inicial de uma assessoria de imprensa B2B para startups não sejam as vendas, elas costumam ser a consequência desse serviço. Basta pensar que quanto mais pessoas conhecerem o seu negócio, maiores serão as chances de que elas venham a comprar ou contratar o seu produto. 

Sabendo da necessidade – especialmente dos novos empreendedores – de ter lucratividade, a MGAPress tem um olhar diferenciado, mais focado em vendas. A agência sabe e entende que promover uma boa imagem é importante. Porém, isso deve andar de mãos dadas com resultados tangíveis. 

Em outras palavras: aqui a sua empresa não será apenas divulgada para a imprensa. Ela será analisada e estudada para que a comunicação seja capaz de trazer mais consumidores. 

Conquistar reputação e credibilidade

Nos dias atuais, a reputação e a credibilidade são essenciais para que as pessoas comprem de uma marca. Tanto que quando uma empresa comete algum deslize e não resolve rápido, os consumidores fazem críticas nas redes sociais e até boicotes. 

A assessoria de imprensa MGAPress pode ajudar a sua startup a já estrear no mercado com uma boa reputação e credibilidade. Além do plano de comunicação, releases e divulgação, caso seja necessário, você ainda poderá contar com gerenciamento de crise

Em situações problemáticas, responder o público é tão importante quanto resolver o problema. Até porque, os consumidores querem saber quais medidas serão tomadas. 

Um exemplo recente de gerenciamento de crise aconteceu com a Nike. Em 2018, a marca esportiva veio a público se posicionar sobre a acusação de estupro do jogador Neymar, de quem ela é patrocinadora. Já a Netflix, que havia gravado La Casa de Papel com ele, aguardou até que o caso fosse resolvido para então liberar os episódios. 

Essas são apenas algumas das situações envolvendo gerenciamento de crise com as quais as empresas estão sempre lidando – e sempre terão que lidar. Embora não seja viável evitar que problemas aconteçam, é possível diminuir o impacto deles por meio da comunicação e de decisões estratégicas. 

Vale notar que a MGAPress é a 1º empresa de assessoria a desenvolver um Índice de Credibilidade de Marca em BI (Google Data Studio) para acompanhar os clientes. Nesse relatório, há a medição de seis indicadores: valoração, quantidade e polarização de matérias, page authority, domain authority, backlinks e palavras orgânicas. 

A análise é importante para entender como a sua startup está se posicionando na internet, incluindo o seu site. Além de entender se a imagem da empresa está negativa e positiva, o indicador avalia a exposição que ela tem nos buscadores. Afinal, as páginas mais bem posicionadas costumam ser mais clicadas e terem melhores resultados.

Gastar menos com comunicação

Optar por uma assessoria de imprensa para sua startup também pode ser mais econômico do que investir apenas por mídia paga ou, até mesmo, contratar um profissional para trabalhar internamente. 

No caso da mídia paga, ela é cobrada por cliques e acessos – o que não acontece com as divulgações espontâneas. Então, independentemente do número de pessoas que serão impactadas pelas matérias sobre a sua empresa, você terá um custo só.

Na MGAPress, o pagamento é feito por performance. Ou seja, você terá a garantia de que o serviço que está contratando trará resultados para o seu negócio.

Já quando se compara a contratação de um profissional com um serviço à parte, o segundo é menos burocrático e custoso. Por conta dos encargos trabalhistas, um assessor que ganhe R$ 3 mil – e, portanto, tenha uma experiência de pleno – custará quase R$ 5 mil para a empresa. Isso sem contar os gastos envolvidos com o próprio trabalho que irá desempenhar, como uso de um computador, energia elétrica, etc. 

Por esse valor, você pode não apenas contratar uma pessoa, mas uma equipe especializada para cuidar da sua comunicação. Além disso, os pagamentos com profissionais, documentos e outros processos ficarão à cargo da assessoria de imprensa contratada. 

Entre em contato com a assessoria de imprensa B2B MGAPress

A MGAPress tem um time com ampla experiência em atender novos negócios e que está disposto a fazer acontecer. Aqui, as startups não são vistas apenas como boas histórias para a imprensa, mas, sim, empresas que devem crescer – e que a comunicação pode ajudar nisso. 

Agora que você sabe que vale a pena investir em uma assessoria B2B, já pensou em bater um papo com a MGAPress? A equipe terá o maior prazer em explicar todos os serviços disponíveis e aprender cases de sucesso de negócios iniciantes, como o seu, que deram certo!