Sua Empresa Precisa de um Plano de Gerenciamento de Crise

Tempo de leitura: 8 minutos

Uma pandemia como a Covid-19 já não é vista há muito tempo acontecer no mundo. Em tempos como esses, uma crise nas relações públicas pode ocorrer a qualquer momento. Um vírus como esse não apenas abala as estruturas da saúde e bem-estar, como muito se tem dito, mas principalmente os negócios. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, as empresas estão perdendo bilhões de Dólares. No Brasil, apenas entre os meses de fevereiro e março, houve uma queda de 6,0% no faturamento nominal do varejo, segundo dados de recente relatório da CIELO sore o impacto do COVID-19 no varejo Brasileiro. De acordo com especialistas, as consequências dessas perdas podem levar até 18 meses para ver alguma melhoria.

Nesse sentido, uma crise nas relações públicas é bem provável de ocorrer quando menos se espera. Em algum momento, um gestor da uma declaração que pode acabar com a reputação do seu negócio, as coisas tendem a piorar ainda mais. 

Por isso, apenas uma assessoria de imprensa séria e profissional pode corrigir esses desvios. Quer saber como você pode conter as crises causadas na sua empresa por conta desta pandemia? Quer entender como a assessoria de imprensa pode te ajudar nisso? Acompanhe os próximos parágrafos e descubra. 

Dicas de assessoria de imprensa

Em um momento como esse que estamos vivendo, o mais importante para as empresas, principalmente aquelas que tiveram a sua imagem prejudicada de alguma forma, é manter o seu negócio rentável. Para isso, é preciso construir uma exposição positiva e gerar leads e vendas. 

Abaixo você vai encontrar dicas preciosas e detalhadas que  gestores de pequenos negócios e profissionais autônomos podem aplicar para melhor a reputação da sua marca e gerar novos leads.

Refletir cuidadosamente e rapidamente sobre a resposta do seu público

Essa é uma ação conjunta entre a sua assessoria de imprensa e o seu advogado que devem reunir suas opiniões para lhe ajudar a tomar uma posição. Com isso você poderá decidir sobre quem é a audiência que você precisa comunicar e em que sequencia essa comunicação será feita. Nesse ponto é importante que o board da sua empresa, os seus clientes e colaboradores escute de você o que será feito e não que fique sabendo pela imprensa. Clareza é necessário aqui antes que alguém na sua empresa vá a público.

Além disso, aja rápido ao determinar uma posição que direcione o problema, seja autêntico a sua marca e tome os passos ao encontro daquela solução que funcione para você. Entretanto, mais fundamental do que isso é explicar claramente aos seus funcionários que são autorizados a falar com a imprensa e posicioná-los sobre como agir ao receber o telefonema de um jornalista e ser questionado sobre o acontecimento. Muitas crises ficam piores quando alguém na empresa, mesmo com boas intenções, fale algo antes de você ter elaborado um plano.

Por fim, quando chegar a uma posição clara, crie a sua cópia, mas não vá para as câmaras e divulgue isso, muito menos soe como um robô. Sua resposta inicial deverá ser por escrito, pensando onde e como você irá publicar. 

Use os holofotes que terá como uma oportunidade de entregar a mensagem da sua marca e mostrar empatia pela situação com as suas habilidades em solução de problemas afiadas. Faça a sua resposta ser clara, transparente, sentida, e assertiva. Assuma a responsabilidade por aquilo que lhe cabe, especialmente até que os fatos sejam recolhidos e analisados, atenha-se à resolução e evite colocar culpas. 

Estabeleça medidas preventivas 

Implementar uma medida preventiva é tudo, especialmente quando lidamos com crimes de violação da segurança cibernética, por exemplo. Muitas empresas no passado sofreram como uma crise de relações públicas após sucessivas negligências com a segurança cibernética. 

De acordo com relatório global emitido pela empresa de segurança Bitdefender, 57% das empresas Brasileiras tiveram algum ataque cibernético entre 2017 e 2019. Esse mesmo estudo afirma ainda que mesmo as empresas que não detectaram nenhum ataque ainda, não estão seguras. 36% delas acreditam que foram ou podem estar sendo vítimas de um ataque sem ter sido detectado. 

Uzair Gadit, cofundador e CEO da Pure VPN diz que “se você não está tomando medidas atualizadas de prevenção, você está deixando sua marca exposta a um pesadelo de relações públicas caro e vergonhoso”.

Portanto, não importa quem é o culpado por uma possível violação, os consumidores não são simpáticos a isso. Ou seja, mesmo que você não seja legalmente responsável, você não vai querer atrapalhar a confiança dos seus clientes. A sua responsabilidade deve ser recuperar essa confiança, por isso uma assessoria de imprensa é fundamental.

Corteje seu cliente novamente com ofertas, descontos e reembolsos

Depois que uma crise acontece, o importante é ter paciência, pois os consumidores podem se tornar inconstantes. Mas, com uma atenção consistente no suporte que uma assessoria de imprensa pode oferecer, é possível ganhá-lo novamente. 

No entanto, na era digital, ultrajes acontecem rapidamente mas também são esquecidos com a mesa rapidez. Se, como na dica anterior, você assumiu a responsabilidade, se comunicou efetivamente e corrigiu os problemas, é hora de “comprar flores” para o seu cliente, por assim dizer. 

Descontos e reembolsos trazem os consumidores de volta para a sua marca e te dão a hipótese de entregar a eles uma experiência positiva mais uma vez. É tempo de ser generoso. Alguns caminhos são possíveis para isso, tal como:

  • Realizar uma melhoria na assinatura premium de serviços sem nenhum custo adicional para os usuários afetados;
  • Introduzir um desconto de filiação para atrair novas inscrições;
  • Comprar novamente telefones que estão explodindo e desenhar um novo e melhorado modelo que não exploda;

Esses são apenas 3 caminhos possíveis para isolar qualquer impacto negativo da sua identidade positiva de marca. Assim, se você gerenciar bem uma crise de relações públicas, as pessoas tenderão a se manter fiéis com a empresa que preferem. 

Forneça valor para sua audiência

Fornecer alguma coisa de valor para sua audiência tem efeito similar a dica anterior. Essa iniciativa ajuda as pessoas enquanto também promove os seus serviços, algo ideal para franquias, por exemplo. Acompanhe abaixo alguns exemplos do que pode ser feito para entregar valor:

  • Criar um mini-curso;
  • Ser o anfitrião de uma sessão de perguntas e respostas;
  • Fazer um convite extensivo para te contactar como ajuda;
  • Lives sobre dinheiro e motivação no Instagram;

Táticas como essa não lhe custam nada, mas entregam valor para aqueles que precisam de ajuda enquanto demonstra suas competências e habilidades. 

Resolva um problema

Entender quais são os problemas que estão impedindo os seus negócios e os seus clientes são sempre um caminho interessante. Se você é um profissional autônomo, por exemplo, você pode resolver problemas como questões com um produto ou serviço, corrigir um site ruim, fazer um rebranding extremamente necessário, ou ainda suprir a falta de relações públicas, ou marketing eficiente. Ajude clientes a resolver problemas ao fazer o que você também adiou. 

Crie conteúdo para o futuro

Se você tem habilidades com a escrita, aproveite para arrancar com vários meses de conteúdos em um curto período focado. Isso inclui lançar uma newsletter, artigo de blog, podcast ou simplesmente uma série de posts inteligentes para as redes sociais. Se puder, ofereça algo complementar como uma amostra, aula ou consultoria. Se você não tiver uma lista de contatos para enviar a sua newsletter, você pode usar o Linkedin e o seu próprio endereço de e-mail para encontrar targets. 

Conexões Humanas

Em um tempo de crise, como uma pandemia, está tudo centrado em conexões humanas e significado sobre o transacional. Assessoria de imprensa e relações públicas são funções importantes, mas tem de ser autênticas para funcionar corretamente. 

Enquanto o gestor ou empreendedor espera o telefone tocar, o assessor de imprensa pode engajar com os jornalistas, assegurar uma influência positiva da mídia para o seu negócio, além de poder gerenciar a criação de conteúdo focada. 

Logo, nesse processo todo, não há espaço para encobrimento ou esquiva. Uma crise é a sua oportunidade de mostrar ao mundo como você lida com percalços. Se você fizer tudo com graça, responsabilidade e vontade, você pode tornar qualquer situação ruim em efeitos positivos para sua marca. 

Na MGA Press oferecemos a solução ideal para te ajudar a conter a crise na sua empresa e revertê-la em melhores momentos com uma assessoria de imprensa dedicada. Entre em contato conosco e saiba como.

 

Deixe Seu Comentário

Comentários