Divulgação da empresa na TV: tudo o que você precisa saber

Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar de a chegada da internet ter mudado a forma como os negócios fazem propaganda, a TV continua sendo um meio de comunicação muito forte. De acordo com dados do IBGE de 2020, 97% dos lares brasileiros possuem um aparelho de televisão. 

Tanto que uma boa parte das notícias que circulam na internet é sobre a programação televisiva – o que demonstra que ela continua a ser influente. 

Então, se essa forma tem tanta visibilidade, por que não aproveitá-la nos negócios? Saiba como fazer a divulgação da empresa na TV!

Como fazer a divulgação da empresa na TV?

Existem basicamente duas maneiras de fazer a divulgação da empresa na TV: paga e espontânea. Vamos tratar da primeira agora, ok?

Anuncie 

Antes de pagar para que a sua propaganda apareça na telinha, é importante definir o público-alvo que você deseja alcançar. Diferentemente da internet, onde é possível segmentar para quem seu conteúdo irá aparecer, a TV abrange diversas pessoas. 

Então, se o seu produto for para um nicho muito específico, vale considerar veicular a sua marca em um horário alternativo ou em um canal fechado. 

Lembre-se de que o sucesso do seu comercial está diretamente relacionado com a forma em que será divulgado. Se para um público mais jovem, por exemplo, no intervalo de um programa mais família pode não ser tão atrativo e assim por diante. 

Depois de considerar essa questão, pense em qual será o objetivo do seu anúncio. Óbvio que você deseja aumentar as suas vendas, mas será só isso? Você pode, por exemplo, desejar que o seu site seja mais visto ou que o público conheça alguma ação especial da sua empresa. 

A partir de então, você poderá fazer um roteiro que seja fiel à marca e, claro, aos objetivos daquela comunicação específica.

Na hora de montar a campanha, considere formas de despertar a curiosidade do público. Não basta passar uma mensagem. Ela precisa fisgar os telespectadores – até porque é preciso dividir a atenção com os celulares. 

Quando o vídeo estiver pronto, ele precisará ser registrado na Ancine (Agência Nacional de Cinema). Caso isso não seja feito, a emissora poderá se recusar a aceitar a campanha, mesmo que tudo já tenha sido acordado. 

Contrate uma assessoria

Outra forma de fazer a divulgação da empresa na TV é de forma espontânea, por meio de uma assessoria de imprensa. Sabe quando uma pessoa é entrevistada em um programa de auditório?

Essa escolha, geralmente, não acontece de maneira aleatória. Existem profissionais que cuidam disso e fazem a ponte entre porta-vozes e a emissora. 

Então, em vez de pagar para anunciar na televisão, você pode oferecer uma informação. O canal cede o espaço para que a sua marca apareça, em troca da sua empresa ser fonte para alguma matéria. 

Assim como na divulgação paga, na espontânea também é necessário analisar onde será veiculada a ação e quais informações serão divulgadas. Afinal, também é necessário chamar a atenção do público.

Interessante, né? Uma estratégia não exclui a outra, afinal, é sempre importante ter espaço gratuito na mídia. 

Porém, você também pode querer anunciar de forma direta um produto. Nesse caso, o mais indicado é optar por um comercial. 

Quer saber mais sobre as diversas formas que você têm para divulgar a sua marca? Entre em contato com a MGA Press!