Como Fazer Minha Empresa Aparecer no Google?

Tempo de leitura: 3 minutos

Por conta da pandemia, diversos setores tiveram que se reinventar para sobreviver à crise. Como é necessário seguir uma série de restrições, incluindo a abertura de lojas, muitos negócios migraram para o on-line. 

De acordo com pesquisa da SumUp, 35% dos empreendedores passaram a oferecer produtos na internet devido ao momento atual. Mas será que você está preparado para isso? Se você sempre se perguntou “como fazer minha empresa aparecer no Google”, continue a leitura!

 

Saiba como fazer a sua empresa aparecer no Google

Para nunca teve site ou nunca se preocupou com a presença digital, pode parecer complicado entender como fazer a empresa aparecer no Google. Afinal, todos negócios são mostrados no buscador? Por que alguns sites aparecem antes e outros depois?

Essas são dúvidas bastante comuns, mas fáceis de serem respondidas. Atualmente, o Google exibe as empresas de três maneiras: anúncios, busca orgânica e Google Meu Negócios. Entenda cada uma dessas estratégias para saber o que é melhor para o seu negócio!

Anúncios

Para criar um anúncio no Google é necessário criar uma conta no Google Ads. Por meio dessa ferramenta, o usuário escreve chamadas, escolhe o público para quem deseja exibir a publicidade e fornece um endereço de contato. 

O anúncio do Google funciona assim: a cada clique que o internauta dá, o criador da publicidade paga um custo. Por esse motivo, é importante ter bastante atenção na hora de gerenciar as campanhas para que os gastos tragam retorno. 

Busca orgânica

Obviamente, o Google não retorna apenas anúncios para as buscas. Boa parte do que é exibido para o usuário, na verdade, são conteúdos que o buscador acredita serem relevantes. 

Então, ao pesquisar por tênis preto, por exemplo, a pessoa vê os anúncios de lojas que vendem o calçados, além de vários sites que têm a palavra-chave “tênis preto” entre os conteúdos. 

A sequência que é exibida não é aleatória. O Google possui diversos mecanismos que fazem a leitura dos sites e atribuem uma uma espécie de nota para cada um. Quanto melhor for a pontuação, mais no topo essas páginas aparecem. 

Nesse sentido, os empreendedores que desejam se posicionar bem no Google podem investir em SEO (Search Engine Optimization) — o nome da estratégia que ajuda os sites a cumprirem as regras do buscador. O SEO inclui otimização de URLs, produção de conteúdos, linkagens internas e muito mais. 

Assessoria de Imprensa

Além disso, o serviço de assessoria de imprensa também pode ajudar o seu negócio a se posicionar no buscador, por meio de palavras-chave e de parcerias com outros veículos. 

Quando um site é citado por outros endereços, o Google enxerga que ele tem relevância e, por isso, ele ganha mais pontos no rankeamento.

Para entender melhor os resultados práticos que isso traz, confira os cases.

Google Meu Negócios

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que permite atingir o público de acordo com a localização em que ele está. Imagine que alguém digite “pizza + nome do bairro”, o Google retorna ao usuário os estabelecimentos que correspondem a isso com nome comercial, endereço, telefone e outras informações relevantes. 

Por meio do Google Meu Negócios, os seus clientes também podem fazer comentários e dar feedbacks sobre os serviços prestados. Isso serve como uma forma de atrair novos consumidores. 

Quer saber mais sobre como a sua empresa pode aparecer no Google? Entre em contato com a nossa equipe de consultores e veja como ajudamos a sua empresa a crescer!