Saiba como aparecer na TV

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Já pensou em como aparecer na TV para toda a sua região ou até país inteiro? O que para muitos pode parecer um sonho, na verdade, se trata de uma estratégia de comunicação.

 

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que determinado artista “pagou” para aparecer em um programa, certo? De fato, é possível comprar um espaço, ainda que não seja publicitário. Porém, essa não é a única forma de sair nas telinhas. Saiba mais no nosso post 🙂

 

Presença paga

De acordo com o Observatório da Televisão, os cantores chegam a pagar R$ 30 mil reais para se apresentar no Domingão do Faustão, na Globo. Em outras emissoras, esse valor é consideravelmente menor.

 

Para quem está no começo da carreira e não é tão popular — como a Ivete Sangalo —, essa pode ser uma excelente forma de se apresentar para um grande público e ganhar visibilidade. Já quem está consolidado no mercado é convidado a participar dos programas, pois traz consigo parte da audiência.

Mídia paga

Outra forma de aparecer na televisão é por meio dos anúncios publicitários. Esse tipo de mídia paga se aproveita da audiência do horário para divulgar produtos, serviços e novidades.

 

O valor da mídia paga de acordo com o veículo e o horário. Na Globo News, por exemplo, um comercial, transmitido para todo o país, durante o Fantástico chega a custar R$ 22.110. Mas, se ele for veiculado apenas em São Paulo o custo é de R$ 5.745.

 

Mídia espontânea

Sabia que também é possível negociar uma participação em um programa, sem precisar desembolsar absolutamente nada? Isso mesmo! Como as programações precisam se fontes e entrevistados, eles “cedem” o espaço para que diversos profissionais divulgarem o conhecimento.

 

É esse o caso de médicos, psicólogos, advogados, engenheiros e outros tantos profissionais que se vê na televisão. Mas, para aparecer na televisão, não basta enviar um e-mail ou ligar na emissora se auto convidando.

 

Quem faz a ponte entre o entrevistado e o canal é a assessoria de imprensa. Além de ajudar os jornalistas a encontrar a melhor fonte, o assessor também pode sugerir pautas para a televisão.

 

Media training

Embora aparecer na televisão seja o sonho de muitos, nem todos sabem se comportar diante das câmeras. Como se não bastasse saber falar bem, é importante estar seguro e confiante para responder perguntas inesperadas.

 

Nesse sentido, é importante que o porta-voz da empresa ou o próprio profissional autônoma faça um media training, isto é, um treinamento para ser entrevistado. Grande parte das celebridades, atletas e políticos que aparecem na televisão fazem isso para que possam aparecer bem na mídia.

 

O media training é feito pelos próprios assessores, que entendem do setor da comunicação e ajudam a direcionar o diálogo para melhor atender o entrevistado. Aparecer na TV sem ter um preparo pode ser perda de tempo e até atrapalhar a imagem.

 

Vantagens da TV

Nos últimos anos, a publicidade digital se popularizou bastante, pois grande parte da audiência está sempre conectada — seja no desktop ou no mobile. No entanto, isso não fez com que a televisão perdesse importância.

 

Diversos programas têm alta audiência e popularidade, como o Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo. Além de ter um grande público, boa parte do conteúdo televisivo é replicado nas redes sociais, o que aumenta ainda mais a possibilidade de visualização.

 

Outro fator importante é que as empresas que saem na grande mídia tem um “case” a mais e ganham notoriedade para o público. Se um cliente estiver em dúvida sobre dois tipos de produtos ou serviços, provavelmente dará mais crédito aquele que já tiver fama no mercado.

 

Quer saber mais sobre como aparecer na TV? Entre em contato com a MGA Press e saiba quais clientes já saíram na mídia. O próximo pode ser o seu negócio!

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