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7 segredos de comunicação para pequenas empresas

Tempo de leitura: 4 minutos

Quem é novo no empreendedorismo pode ainda não ter se dado conta, mas comunicar-se bem pode ser o trunfo para atingir o sucesso. A comunicação para pequenas empresas também merece atenção, pois ela pode fazer os negócios crescerem. Confira segredos para se dar nesse aspecto!

 

1- Plano de voo

O plano de comunicação não é privilégio apenas de grandes empresas que já estão estabelecidas no mercado. Na verdade, ele deve servir como um plano de voo, para que os negócios decolem com segurança.

 

Você já imaginou um piloto sem qualquer orientação para chegar ao seu destino? Claramente não. O mesmo acontece com uma empresa que não tem direcionamento e mal conhece o seu público-alvo. Por melhor que seja o seu produto ou serviço, se ele não chegar ao destinatário certo, não será visto, nem comprado ou consumido.

2- Atenção ao que acontece

Uma falha que muitas empresas iniciantes cometem — e as experientes também — é não observar as tendências e o que acontece no mundo. Vamos supor que você queira criar um produto ou uma ação e, por não pesquisar antes na internet, formula uma frase que já existe. Se o público identificar o “plágio”, a imagem poderá ficar manchada, mesmo que a intenção tenha sido boa.

 

Além disso, também pode acontecer de a empresa se posicionar de maneira que não atenda ao público. São inúmeros cases de negócios que foram abalados porque a companhia se posicionou sem levar em consideração o momento em questão, seja político, econômico e até social.

 

 

3- Retorno

Seja para esclarecer dúvidas ou responder críticas, os clientes querem ter um retorno. Antigamente, algumas empresas até podiam deixar isso de lado ou para depois. Porém, com a internet, a demanda por um posicionamento é ainda maior.

 

Caso a empresa deixe de prestar um esclarecimento — ainda mais durante uma crise de imagem — em poucos minutos isso já estará na rede, impactando milhões de pessoas. Como você deseja ser visto pelos seus clientes e seu público potencial? Se a resposta for “de maneira positiva”, você deve redobrar as atenções com a comunicação.

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    4- Valores

    Cada vez mais, o público se identifica com os valores da empresa de onde compra ou consome. Portanto, mais do que divulgar o que o seu negócio produz, é cada vez mais importante mostrar como produz e apoiado em quais pilares.

     

    O público adere às ideias e se interessa pelo processo que há por trás. Por isso, é tão importante apostar na divulgação de cases, eventos e histórias da empresa. Além de ajudar a divulgar a marca para quem não a conhece, isso também pode ajudar a fidelizar os clientes que já possui.

     

    5- Internet

    Outro fator importante relacionado com a comunicação é a importância da internet. Só por uma empresa estar disponível na rede, seja por meio de um site ou redes sociais, já ajuda a ter um maior alcance.

     

    Se, além de ter uma página, a sua companhia tiver estratégias para a presença digital, as chances de sucesso serão ainda maiores. Entre os métodos disponíveis estão: campanhas pagas, mídia espontânea por meio de assessoria de imprensa e SEO para que o endereço fique bem colocado nos buscadores.

     

    6- Métricas

    Desde que você começar a investir em comunicação, tenha atenção especial com as métricas. Esses dados nada mais são do que os objetivos que foram cumpridos durante determinado tempo. Se você se propôs, por exemplo, ver a sua empresa em três veículos e viu em cinco, isso significa que o retorno foi positivo.

     

    Vale notar que a métrica não se limita ao número de divulgações feitas, mas também pode envolver a quantidade de pessoas atingidas, o número de feedbacks positivos recebidos e muito mais. Com o comparativo em mãos, você terá mais noção do quanto a comunicação é importante e o que ela pode fazer pelos seus negócios.

    7- Comunicação integrada

    Como visto, a comunicação é essencial para as pequenas empresas, pois está presente em todos os detalhes, desde o envio de um e-mail até a divulgação de um produto.

     

    Desse modo, vale a pena investir em uma comunicação integrada, em que assessoria, marketing e endomarketing estejam alinhados para atingir os objetivos. É necessário que todos os colaboradores e canais da empresa falem a “mesma língua” para alcançar o público.

     

    Quer saber mais sobre como a comunicação para pequena empresa pode impactar o seu negócio? Entre em contato conosco! Nós teremos o maior prazer em tirar as suas dúvidas e conversar sobre empreendedorismo e novos projetos!

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