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Plano de comunicação: como funciona e qual é a sua importância

Tempo de leitura: 4 minutos

O nome parece simples – e é. Mas o plano de comunicação esconde uma importância primordial para qualquer estratégia que a empresa queira fazer, visando a aproximação com os clientes e a comunicação assertiva.

Se você ainda não está entendendo em qual parte o plano começa a ser executado, relaxa. O plano de comunicação é exatamente o começo. É ele que diz quem é o público-alvo, que tipo de mensagem é mais adequada e até os veículos ideais para a divulgação.

Esse tipo de planejamento também pode ser necessário durante um trabalho de comunicação. Vamos supor que você contrate uma assessoria de imprensa. O primeiro passo, como vimos, será a elaboração do plano.

Porém, outros planos também poderão ser criados depois, a depender da sua necessidade. Aliás, a melhor forma de aproveitar essa estratégia é não mantê-la estática, mas sim mudando sempre que for preciso.

Importância do planejamento na comunicação

De acordo com o Community Tool Box, portal desenvolvido pela Universidade de Kansas (Estados Unidos), são inúmeras as vantagens em utilizar um plano de comunicação. Esse recurso possibilita direcionar a comunicação com mais precisão; pode ser de longo prazo e permitir avaliar o mercado durante todo o tempo; tornar o trabalho mais eficiente e duradouro e até poupar o tempo dos profissionais envolvidos.

Quando a estratégia é bem pensada no início, as ações seguidas podem ser pensadas e desenvolvidas com muito mais facilidade – e rapidez. O Community Tool Box também traz outro fator essencial para não deixar o plano de lado: antecipar obstáculos e problemas.

Ao controlar tudo o que acontece, esse recurso evita o esquecimento de tarefas. Além disso, ao visualizar a comunicação como um todo, é possível enxergar onde a corda pode estourar e por quê. Nesse caso, as pessoas envolvidas podem redobrar a atenção e desenvolver estratégias para que nenhum problema efetivamente ocorra.

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    Como fazer o plano de comunicação

    Há várias maneiras de pensar no planejamento de comunicação para as empresas, sendo que cada agência trabalha de uma forma. É possível, no entanto, entender alguns aspectos gerais, que geralmente estão presentes nessa estratégia.

    Um dos passos é conhecer o mercado. O que o setor do cliente está fazendo para se destacar? Quais são os principais concorrentes? Qual é o público-alvo? Ao mapear essas informações, os profissionais de comunicação já são capazes de desenvolver inúmeras campanhas e táticas para alcançar os objetivos.

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      E por falar em objetivos…eles também são muito importantes nesse momento. Afinal, cada cliente tem um específico. “Ué, mas não é vender mais?”, você pode estar se perguntando. Obviamente esse é um dos principais. Mas ainda há outros como melhorar a reputação no mercado e conseguir mais contatos.

      Ao desenvolver um e-mail marketing, por exemplo, a empresa pode querer mais cliques em determinada página. Portanto, cada estratégia (ou serviço) pode estar atrelada ao objetivo do cliente.

      Plano de ação

      Se você quiser contratar uma empresa de comunicação e não tiver ideia do que ela pode oferecer, não há problema.  O plano de ação, que são as estratégias do plano de comunicação em prática, é de responsabilidade da agência.

      São os profissionais de comunicação que analisam a situação do cliente e oferecem os serviços em si. Atualmente, existem diversas formas de se comunicar, como release, Link Building e até Influenciadores Digitais. Cabe a assessoria sugerir as melhores opções, explicando o porquê e quais os resultados esperados.

      Cronograma

      Como é de se imaginar, o plano de comunicação pode incluir um cronograma de execução. O plano é uma espécie de “agenda”, que precisa ser desenvolvida o mais fiel possível para garantir os melhores resultados.

      Na hora de sugerir prazos, as agências já costumam trabalhar com certa folga, para que qualquer imprevisto não prejudique a estratégia como um todo. Vale notar ainda que é preferível fazer o cronograma em cascata, para que cada ação se complemente ao longo dos meses.

      O plano de comunicação também é desenvolvido pela MGA Press, em concordância com as necessidades dos clientes. Se quiser saber mais sobre o assunto e como podemos ajudar a sua empresa, entre em contato conosco!

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