Quantcast

Saiba por que a comunicação para franquias é tão importante

Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar da crise econômica ainda afetar muitos setores no país, a área de franchising continua registrando crescimento. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), juntas as franquias lucraram R$ 40,7 bilhões no segundo trimestre deste ano. Isso representa um aumento de 8,4% com relação ao ano passado.

Podemos dizer que parte desse sucesso se deve à comunicação. Tanto dentro da franquia quanto fora dela, saber se comunicar é essencial. Entenda melhor como esse tipo de serviço pode beneficiar o setor de franchising.

Franqueado e franqueador

Se o franqueador deseja ver a sua marca crescer, é essencial ouvir o que o franqueado tem a dizer. Por estar em contato direto com os clientes, ele pode sugerir melhorias nos produtos e serviços, a fim de garantir maior sucesso à companhia.

Por sua vez, o franqueador tem como dever a missão de transmitir os conhecimentos de empreendedorismo que adquiriu ao longo do tempo. Essa troca de visões e experiência pode ser feita de inúmeras formas, como um portal intranet, e-mails e, não menos importante, as próprias reuniões presenciais.

    Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

    Individualização das necessidades

    As franquias que mais crescem no país são aquelas que entendem que cada localidade tem uma necessidade. Deixar de enxergar as particulares de cada loja — tratando a marca como se fosse apenas o todo — é um grande engano.

    Em vista disso, a franquia pode se beneficiar muito de campanhas de comunicação segmentada. Quer só um exemplo? A Conserta Express é uma franquia focada em consertos domésticos. Atualmente, a companhia atua no Brasil e outros países com forte presença de brasileiros, como a Inglaterra. Aqui, uma das maiores demandas da rede é por conserto de aparelhos de ar-condicionado. Já em Londres, a franquia costuma atender pessoas que precisam de ajustes nos aquecedores.

    De que adianta a Conserta Express divulgar no Brasil que faz consertos de aquecedores? Óbvio que isso é importante, mas o serviço com ar-condicionado chama mais a atenção. Portanto, a comunicação deve estar alinhada aos desejos e necessidades dos clientes daquela unidade (ou localidade).

    Divulgar novas marcas

    Atualmente, o mercado de produtos e serviços está muito competitivo e não é diferente com relação às franquias. Nesse sentido, apostar na comunicação é a única forma de se mostrar para o público potencial, tanto o cliente final quanto os possíveis franqueados.

    Boa parte dos futuros empreendedores busca na internet maneiras de começar o próprio negócio. Por isso, as marcas que fazem a divulgação estão mais próximas de conseguir novos parceiros e, consequentemente, unidades de funcionamento.

    Conclusão

    Para as franquias, a comunicação tem um sentido amplo. É importante que haja diálogo entre franqueado e franqueador para melhorar os produtos e serviços. Assim como é fundamental investir em campanhas de divulgação, tanto para atingir o cliente final (aquele que irá consumir o que a sua marca oferece), quanto para atrair novos empreendedores. E que tal investir nos serviços de assessoria de imprensa para franquias?

    A MGA Press é uma assessoria de imprensa focada no setor de franquias. Conheça os nossos cases de sucesso e saiba por que podemos fazer a sua marca crescer muito mais!

      Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

        Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.