Visibilidade da Marca. 5 Dicas para ser Achado pelo Usuário Ideal

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Como fazer com que uma marca entre na mente das pessoas? Como as pessoas tomam a decisão de comprar de uma marca e não de outra?

A visibilidade da marca é uma poderosa ferramenta capaz de se fixar no subconsciente do consumidor e ser tornar um dos fatores decisivos para adquirir produtos e fidelizar.

Visibilidade da marca é mostra-se, ou melhor apresentar-se ao seu consumidor, em outras palavras: é entrar em cena e criar um diálogo com o usuário e não passar despercebido.

Para isso, existem algumas ações e ferramentas digitais que podem te auxiliar para exercer alta visibilidade.

 

 

 

  • engajamento com o consumidor ideal da marca;
  • expansão das vendas;
  • aumento do número de clientes;
  • evolução de tráfego no blog;
  • aumento do tráfego do site.

Com essas estatísticas o trabalho nas redes sociais, precisa ser levado a sério.

Redes Sociais – Relacionamento e Frequência é Tudo!

Que você já sabe que estar nas redes sociais é obrigatório e tarefa básica do marketing, é verdade, agora, criar perfis de empresa e postar uma vez ou outra não vai dar certo.

As redes sociais solicitam um trabalho incansável de relacionamento. Você precisa manter a frequência para fidelizar.

Não dá pra fugir disso, todos estão conectados às redes sociais. Os usuários buscam informações sobre a marca e produtos nestes canais digitais. Aumentar a visibilidade de empresa passa por essa etapa.

Além disso, os conteúdos devem provocar mais o engajamento da marca do que apenas vender. Forneça informações úteis, crie o diálogo.

Se a marca é de modas, forneça dicas de como se vestir, se a empresa é de ferramentas, apresente dicas de como conservar e usar melhor as ferramentas.

Siga essa linha de raciocínio para qualquer demanda e tipo de empresa.

Os perfis de empresa no Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube permitem maior visibilidade se forem explorados como verdadeiras vitrines que fornecem informações valiosas sobre sua persona.

Não ignore o poder das redes sociais é um canal de comunicação indispensável para ser visto e achado!

2. Assessoria de Imprensa

A visibilidade de marca pode ser potencializada por meio da assessoria de imprensa.

Essa é uma chave que poucos empresas ou profissionais e marketing tem buscado. Contudo, é capaz de acelerar o caminho do usuário até a marca.

O que é Assessoria de Imprensa?

É o relacionamento entre marcas e jornalistas de veículos de comunicação. O objetivo é manter a audiência, o público e os consumidores informados sobre tudo que acontece com a empresa.

Divulgando seu trabalho, valores, produtos e influência social da marca.

É um canal poderoso capaz de abrir as portas para portais de alta influência como Exame, que tem mais milhares de páginas visitadas por mês, além de muitos outros canais.

Quais Serviços uma Assessoria de Imprensa pode Fornecer?

Uma assessoria de imprensa séria e competente é capaz de fornecer uma gama de serviços que colaboram para a visibilidade da empresa:

 

  • Disparo de Press Kit

 

Basicamente é o envio de kits para formadores de opinião como jornalistas, blogueiros entre outros.

Essa forma de divulgação passa por processo de experiência junto a personalidade que divulga o produto em seus canais de comunicação. A assessoria de imprensa possui conexões chaves para engajar sua marca aos jornalistas ideias ao negócio da empresa.

2. Press Release

Nessa categoria de visibilidade da marca, é criado conteúdos, como artigos, infográficos, e-books ou pesquisas relacionadas a sua empresa.

Num segundo momento busca-se um veículo de comunicação para receber e divulgar esse conteúdo em seu site de notícias. E uma fonte confiável para o público conhecer a marca.

3. Link Building

Em resumo é conseguir que um link de outros sites apontem para o seu.

Isso alavanca a autoridade do site da empresa perante o Google, que passa a considerar o seu site como indicação nos motores de pesquisas. Ou seja, posiciona melhor o site nos resultados de pesquisa.

Este também é um grande fator de visibilidade na web e que não pode ficar de lado nas estratégias de marketing.

Uma assessoria de imprensa, possui contatos e sabe identificar quais são os melhores sites para sua empresa obter Link Building. É o expertise que faz toda diferença.

4. Micro Influenciadores

Uma grande novidade no que diz respeito a aumentar a visibilidade da marca, esse canal de comunicação direta com o usuário tem uma grande influência sobre o público.

Eles partilham hobbies, produtos e atividades que gostam e com isso atraem pessoas com o mesmo gosto.

A estratégia bem estruturada capta vários micro influenciadores para divulgar os produtos da sua empresa e assim cobrir uma parcela ampla de seguidores de qualidade.

A assessoria de imprensa pode realizar os contatos, as informações e as estratégias necessárias para encontrar micro influenciadores ideias para sua empresa.

 

SEO – Visibilidade Orgânica

Se você ainda não sabe o que isso, é melhor se informar. SEO são técnicas para maior visibilidade de sites e blogs nos buscadores como Google, Bing e outros.

Essas técnicas otimizam o site, as imagens, os artigos e identificam possíveis erros de estrutura e códigos de linguagem.

O SEO identifica as palavras-chave que devem ser trabalhadas para maior visibilidade da empresa, além de utilizá-las em Heading Tags, URLs, Meta Descriptions e outros fatores para aprimoramento do site.

Sinaliza se a velocidade do site está de acordo com os padrões Google e se a categorização do site ajuda na navegabilidade do usuário.

Como aumentar visibilidade no Google? O SEO veio exatamente para isso, suas práticas bem arquitetadas e realizadas por profissionais podem colocar uma marca no topo das buscas.

Faça a análise do seu site agora pela ferramenta do Google: PageSpeed Insights

 

Análise de Dados de um Negócio

Este é um dos fatores mais importantes, saber colher os dados relativos à visibilidade e estabelecer estratégias. Os dados são insights capazes de fornecer ações para aumentar a visibilidade da empresa.

Isso é absolutamente fundamental, mas poucos realmente estão atentos a esses dados. Sabe porquê? É muitas vezes chato analisar números, mas sem eles suas ações de marketing são baseadas em achismos.

Você sabe qual o dia e o horário que tem mais acessos no site da empresa? O que você faz com essa informação? Explorar esse dado e entender o que a sua audiência quer pode potencializar seus conteúdos.

 

Pense nessas perguntas!

Quanto seguidores são conquistados por mês? E o engajamento?

Os artigos são veículos de tráfego no site? O usuário explora o site por meio dos artigos?

Você pesquisa as respostas dos usuários e usa essas informações para gerar mais conteúdo?

Use essa informação como espelho para dialogar de forma mais empática com o consumidor?

Levante informações sobre a empresa, explore todos os dados fornecidos pelo Google Analytics e Google Search Console, além das informações de acesso fornecidas pelo Instagram e Facebook.

Você já analisou o concorrente? Quanto ele tem de seguidores? E como ele aparece nos buscadores? Você pode aprender muito com seu concorrente.

Use gráficos para expor o resultado das ações de visibilidade e assim ser capaz de medir os objetivos.

5 riscos a visibilidade da marca por não realizar análise de dados:

  1. não conquistar a fidelização do usuário;
  2. decisões estratégicas ineficazes;
  3. exceder o tempo de resposta do usuário;
  4. tornar-se mais um, no seu ramo de atuação;
  5. oferecer um produto e serviço que não resolve problemas.

Espero que essas informações possam te ajudar a aumentar a visibilidade da sua empresa ou da empresa na qual você trabalho.

Cada um tem sua importância, tanto as redes sociais, quanto o SEO, quanto os dados do negócio, assessoria de imprensa e os micro influenciadores.

O ideal é considerar qual você precisa focar mais e investir tempo e recursos.

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