Como medir a eficiência de uma assessoria de imprensa

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando contratamos um serviço ou compramos um produto queremos que ele funcione, né? Na comunicação, acontece o mesmo. Mas como mensurar algo tão específico como a assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é representada pelo número de matérias na grande mídia, nos relatórios dos assessores…ou no quê? Existem inúmeros fatores que você pode levar em consideração para saber se a agência está fazendo um bom trabalho. Saiba mais!

Atendimento

A sua assessoria de imprensa entende as suas ideias e te ajuda a pensar nas melhores estratégias de comunicação? Se a resposta for sim, significa que ela pode ajudar a sua empresa a ir mais longe.

O ideal é que a agência não siga apenas o que você quer para a empresa, mas sugira também formas de se comunicar com o público. Afinal, são esses os profissionais que têm know-how sobre o mercado.

Imprensa

Como é o contato da assessoria com a imprensa? Ela já tem contatos com grandes jornais e jornalistas? Certamente, isso ajuda bastante a conseguir divulgações em canais com grande visibilidade.

Também é importante considerar se os veículos estão adequados ao tipo de pauta. Por exemplo: se a sua empresa está relacionada com carros, talvez seja mais interessante sair na Quatro Rodas do que na Folha de S. Paulo.

Muitas vezes, a assessoria facilita essa análise por meio dos relatórios. Neles, os assessores podem colocar as matérias em que citam os clientes e a tiragem do veículo. O Similar Web, por exemplo, é uma ferramenta que dá uma ideia da popularidade dos sites.

Quanto mais visível for um canal, maiores serão as chances da sua empresa atingir o público-alvo. Mas é preciso ir além. Como dissemos, é preciso ainda considerar se o veículo é especializado. Geralmente, vale mais a pena garantir divulgação em um site focado no assunto de interesse do que em um jornal genérico.

Valor

Desde que contratou a assessoria, você percebe que a sua popularidade aumentou? É claro que isso não ocorre naturalmente, mas é de extrema importância para medir a sua comunicação.

O objetivo da assessoria é que ela gere valor e faça com que você seja procurado pela imprensa. Ou seja, se no começo, os assessores é que vão atrás dos jornalistas, com o tempo, essa tendência deve se inverter.

Além disso, quando a empresa se posiciona da maneira correta no mercado, consequentemente, ela aumenta a visibilidade e o público-alvo. Portanto, observe o quanto de valor a sua agência tem gerado para o seu negócio.

Leads

Se você está se posicionando na internet, o objetivo é que conquistar mais clientes, certo? Então, os leads são fundamentais para conquistar essa reputação.

Grande parte dos leads pode ser obtida por mídia espontânea — e não paga — como muitos pensam. Nesse sentido, a assessoria de imprensa pode ser a sua melhor aliada. Converse com a sua agência e integre as estratégias de marketing com divulgação na mídia. As chances de ter sucesso serão muito maiores.

Quer saber mais sobre os serviços que uma assessoria oferece? Entre em contato com a MGA Press!

Deixe Seu Comentário

Comentários