Assessoria de Imprensa – Marketing de Influência: a estratégia que sua marca precisa
Você provavelmente já comprou algum produto ou visitou algum lugar por indicação de um amigo, parente ou personalidade que admira e confia, não é mesmo?
É muito mais fácil e comum depositarmos nossa confiança em algo que outras pessoas já compraram ou usaram, principalmente se essas pessoas nos transmitem credibilidade.
Por alguns anos, especialistas e profissionais de comunicação chamaram esse tipo de atividade de marketing boca a boca, onde uma pessoa indicava para outra e assim por diante. Porém, essa prática não era controlada pelas marcas, apenas pelos consumidores.
Com o passar dos anos, a assessoria de imprensa encontrou uma oportunidade de transformar essa atividade em estratégia: o marketing de viral.
Assista nessa entrevista um pouco mais sobre esse assunto:
Como é o marketing de influência na prática?
Considerado principalmente como uma estratégia que aproveita a influência de algumas personalidades para promover seus produtos.
Essas personalidades, mais conhecidas como influenciadoras, podem ser blogueiros, youtubers, jornalistas, artistas, cantores e até pessoas comuns que influenciam comunidades bem específicas. Qualquer pessoa que tem uma audiência para quem falar e pessoas que confiam em suas opiniões podem ser consideradas como influenciadoras.
Para que essa estratégia dê certo é importante que a marca procure por um influenciador que converse com o público-alvo da marca e que tenha compatibilidade com o produto, para garantir que o anúncio não pareça apenas uma propaganda, mas que passe credibilidade ao público.
Por que uma marca deve investir nesse modelo?
Alguns anos atrás, para que uma marca ficasse conhecida, de maneira rápida e para um grande número de pessoas, era preciso que esforços e investimentos em marketing fossem feitos.
Muitas vezes, os investimentos eram altos. Com o passar do tempo e a chegada de novas estratégias esse cenário mudou.
Em janeiro de 2017, a revista americana Entrepeneur publicou um artigo apontando alguns motivos para justificar que o marketing de influência é a melhor estratégia para marcas que querem se aproximar de forma mais rápida de seus clientes.
Um dos motivos é que com o crescente uso de bloqueadores de anúncios, a propaganda tem perdido força entre o público. Já são mais de 40% dos usuários, entre desktop e dispositivos móveis, que adotaram esse método para fugir dos anúncios.
Outro ponto apontado pela revista é que 92% dos consumidores confia mais em recomendações feitas por outras pessoas do que pelas próprias marcas.
Além disso, o conteúdo compartilhado por influenciadores gera 11 vezes mais resultados do que o de campanhas tradicionais.
Trabalhar com influenciadores é ter um representante que fará com que a sua mensagem chegue ao público que você deseja atingir.
Apesar dos benefícios, o marketing de influência deve ser trabalhado com cuidado, é preciso ter atenção e desenvolver uma estratégia condizente com os objetivos da marca e com a representatividade do influenciador.
Quer investir nessa estratégia para destacar sua imagem entre o público? Converse com um especialista em comunicação para garantir que a sua seja sempre clara e concisa em todos os canais.
Entre em contato conosco, nossos profissionais te ajudarão com esse desafio.