Quantcast

Anúncios digitais: saiba o que são e para que servem

Tempo de leitura: 5 minutos

A internet veio para revolucionar a maneira como nos relacionamos – e compramos! Atualmente, são cerca de 4 bilhões de pessoas conectadas ao redor do mundo. No Brasil, essa participação começou tímida, mas já é de 116 milhões de usuários na rede, de acordo com dados do IBGE.

Diante disso, as empresas têm novos desafios, assim como ótimas oportunidades. A publicidade não está mais restrita aos jornais impressos, televisão e rádio. Muito pelo contrário. Alguns analistas já preveem que este ano haverá um crescimento de 4,1% nos investimentos em publicidade digital em todo mundo.

Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

    Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

    Como aproveitar essa oportunidade?

    Uma das maneiras de explorar e vender pela internet é por meio dos anúncios digitais. Provavelmente, você já deve ter visto milhares enquanto navegava na rede. Empresas de diversos segmentos utilizam eles.

    O Google Adword é a maior plataforma para criar as campanhas. A vantagem dessa plataforma é que ela permite comprar palavras-chave relevantes e fazer com que o anúncio apareça na procura do usuário.

    Vamos supor que alguém pesquise “Hotel no Rio de Janeiro”. Se um hotel tiver comprado e “trabalhado” esse termo, por meio do Google Adwords, o usuário poderá visualizar o anúncio quando fizer essa busca.

    Quais são as vantagens do Google Adwords?

    O Google é o principal buscador do mundo. Seja sincero: quando você quer encontrar algo na internet, onde você faz essa busca? Certamente no Google, né? Você e bilhões de pessoas fazem isso, pois o buscador já se consolidou como um aliado na hora de pesquisar produtos, serviços e até mesmo sites informativos.

    Com isso, fazer os anúncios no Google Adwords é bastante eficaz, pois as chances de os links patrocinados serem vistos são grandes. Além disso, a ferramenta dispõe de outras utilidades, como verificar quais anúncios foram mais clicados, em quais as pessoas apenas visualizaram mas não realizaram nenhuma ação e qual público foi mais impactado.

    Esse feedback permite reestruturar as estratégias de campanhas e formular novos anúncios. O anunciante pode fazer testes A/B, que consiste em mudar um fator do anúncio para saber o que dá mais certo. É possível mudar alguma palavra em específico ou o call to action, por exemplo. Depois de monitorar duas campanhas, você pode manter aquela que está garantindo melhor rendimento.

    Quais são as vantagens do Facebook Ads?

    O Facebook Ads é outro recurso bastante útil para divulgar produtos e serviços na internet. Nessa ferramenta, é possível criar anúncios de acordo com o público que deseja alcançar, ao informar dados como idade, sexo e interesses.

    Os anúncios do Facebook Ads são aqueles que aparecem na barra lateral direita ou no próprio feed de notícias. Dependendo do formato, essas peças podem ser mais informativas e incluir imagens, para atrair ainda mais a atenção do público.

    No Brasil, o Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas. Cabe notar ainda que essa rede tem um público bastante heterogêneo, que vai desde adolescentes até empresários e senhoras. Portanto, grande parte das empresas pode utilizar esse espaço para anunciar e se aproximar dos clientes.

    O gerenciador de anúncios do Facebook também apresenta relatórios sobre a performance das campanhas, o que possibilita fazer melhorias constantes. Para anunciar no Facebook, é necessário criar e manter uma página na rede social, que aliás pode trazer bastante interação e visibilidade à marca.

    Há desvantagens em criar anúncios digitais?

    O Google Adwords, o Facebook Ads e outras ferramentas de anúncios digitais são pagas. O Google, por exemplo, cobra um valor por clique (CPC – custo por clique) na palavra-chave.

    Em virtude disso, as campanhas digitais precisam ser feitas com muito cuidado, pois pode-se perder um grande investimento sem obter o resultado desejado. Além disso, os anúncios possuem uma série de particularidades que requerem atenção redobrada.

    No gerenciador do Facebook Ads, o anunciante ativa as campanhas e elas começam a rodar na rede social. Caso ele queira que o anúncio apareça apenas até o final do mês, ele terá que programar para isso. Se não o fizer, a ferramenta continuará cobrando pelos dias que o anúncio estiver no ar.

    Quais seriam as alternativas para os anúncios digitais?

    Os anúncios não são a única forma de ter presença digital. Uma alternativa a isso, e que que requer um investimento com melhor custo-benefício, é a assessoria de imprensa. Os assessores podem desenvolver conteúdos sobre a empresa e ajudar a divulgá-los, sem que cada texto seja cobrado – como ocorre nas peças do Google, por exemplo.

    Outra forma de atrair o público na internet é por meio do SEO (Search Engine Optimization), que consiste em otimizar o site para que o Google o posicione nas primeiras posições da busca.

    Nesse sentido, o Link Building é fundamental. Essa estratégia se baseia em desenvolver conteúdos com links para que eles sejam publicá-los em outros sites. Assim, quanto mais o link for citado, maior será a relevância que ele terá para o Google, e a tendência é que ele fique bem posicionado.

    Quer entender mais sobre como divulgar a sua empresa na internet? 

    Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

      Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

       

        Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.