Quantcast

5 dicas de Como Empresas de Comunicação Impulsionam os Negócios

Tempo de leitura: 5 minutos

As empresas de comunicação de mais ou menos 10 anos pra cá encontraram uma nova forma de fazer assessoria de imprensa: agregando serviços. Além do usual e necessário release/contato de jornalistas de redação, outras atividades agora fazem parte do dia a dia.

A assessoria de imprensa para pequenas empresas, e também de grandes corporações, que está engajada com a transformação digital, aderiu a nova realidade da internet e das redes sociais.

Conheça 5 dicas poderosas que demonstram se um projeto de comunicação oferecido pode atender às novas necessidades de um cliente corporativo da era digital que contrata uma agência de assessoria de imprensa.

Fique atento: avalie se os 5 itens constam na proposta oferecida, porque dessa forma haverá uma certeza de maior visibilidade da marca ao contratar uma das empresas de comunicação do mercado.

1º Avaliar o Planejamento de Comunicação

A melhor assessoria de imprensa é aquela que possui um plano de acordo com os objetivos do cliente na busca por resultados para impulsionar seu negócio.

O trabalho da agência de assessoria de imprensa é ouvir os clientes e para cada um deles desenvolver um plano único.

Um projeto de comunicação bem alinhado com a voz da marca, sua persona e objetivos específicos é diferente de qualquer outro.

Alguns serviços muitas vezes podem ser semelhantes, mas elaborados em momentos e com ações diferenciadas para cada produto ou serviço oferecido.

Analise se a proposta tem realmente sentido para a empresa que você trabalha ou se você é o empresário. Fórmulas enlatadas são para projetos medíocres, busque originalidade.

    Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

    2º Estratégia de Envio de Material para Jornalistas

    Ação de divulgação dos serviços, produtos, site, blogs do cliente são sinônimos de um trabalho bem estruturado por empresas de assessoria de comunicação.

    O famoso press-kit hoje é usado como divulgação estratégica, com material impresso ou online que contenha dados, fotos, entrevistas ou qualquer outro conteúdo diferencial da organização.

    E não são todos os jornalistas que recebem esse material exclusivo. A agência de assessoria de imprensa escolhe os mais influentes não só na redação, mas também dentro do segmento digital, entre sites, blogs e redes sociais.

    3º Empresa de Comunicação e Marketing de Influência

    Essa é terceira dica para escolher a melhor assessoria de imprensa e assim aumentar a presença digital da marca.

    Hoje em dia campanhas no Youtube e o contato com influencers em canais como Instagram fazem parte do escopo de muitas empresas de assessoria de comunicação.

    O que é essencial para obter resultados diferenciados:

    • o marketing de influência gera um retorno de US$ 7,65 para cada dólar investido
    • 40% dos internautas compraram imediatamente após verem um tweet de um influenciador
    • 30% das pessoas estão mais propensas a comprar quando recomendado por um influenciador.

      Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

      4º Media Training

      O porta-voz ou porta-vozes da empresa precisam ser treinados pela assessoria para empresas.

      Os profissionais de uma empresa precisam saber o que falar, como falar e como agir em caso de “pegadinhas” em uma entrevista com a imprensa, seja ela escrita, televisiva, de meios digitais ou uma entrevista de rádio.

      Entrevista para a imprensa

      Parece que é fácil, mas nem sempre é. Conversar com um jornalista traz resultados quando resulta em matéria positiva, que mostra a empresa, seus serviços e trabalho diferenciado.

      Agora, sem orientação, uma entrevista pode gerar retorno negativo. Por isso é tão importante as empresas de assessoria de comunicação orientarem o cliente antes, do que falar, de que forma, e principalmente, que jornalista não é amigo.

      Muitas pessoas que dão entrevista para a imprensa, chamada no linguajar jornalístico como fonte, saem falando coisas que não querem que sejam publicadas.

      A agência de assessoria de imprensa, ao aplicar o trabalho de media training, sempre orienta: não quer que saia na imprensa, não fale sobre o assunto.

      Com essas dicas é possível avaliar as empresas de comunicação do mercado sabendo quais são os serviços mais importantes hoje para uma assessoria que impulsione os negócios.

      5º Visibilidade

      Quando uma agência de assessoria de imprensa divulga um texto (release) de um cliente, ela está mostrando aos jornalistas de veículos como rádio, tv, jornal, internet ou revista a importância das ações da empresa e o sugerindo como fonte.  

      É muito interessante que às vezes duas empresas que atuam no mesmo segmento, desenvolvem ambas um bom trabalho, mas não tem o mesmo destaque pela mídia.

      A empresa que aparece na imprensa é a que tem um trabalho de assessoria para empresa estruturado com um bom planejamento de comunicação.

      A visibilidade de uma empresa é intensificada com os serviços oferecidos pelas empresas de comunicação. Por exemplo, um site (plataforma online) com boa audiência atrai mais pessoas que possam se interessar pelo negócio oferecido.

      Muitas empresas não têm ideia que seu conteúdo interno pode se tornar um material rico para fornecer aprendizado, engajamento e relacionamento com a marca.

      Por isso é tão importante a assessoria de imprensa digital que sabe como desenvolver conteúdo de qualidade para atrair mais pessoas para sites e blogs das empresas de diversos setores.

        Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

          Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.