Saiba por que você deve investir em comunicação interna em 2019 (e como)

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Apesar de não ser um setor novo, muitas empresas ainda não investem em comunicação interna, seja por enxergá-la como mais um gasto ou desconhecer as vantagens que ela traz. Para o próximo ano, que tal dar uma chance para essa área tão importante do seu negócio?

Confira o post que preparamos com as vantagens de contar com uma comunicação interna! E comece 2019 focando em mais resultados!

Definição do que é comunicação interna

Para poder entender a importância da comunicação interna, é preciso começar a definindo-a. Esse tipo de comunicação todas as estratégias de divulgação de informações dentro de uma empresa. O objetivo principal disso é fazer com que todos os colaboradores estejam alinhados com os objetivos da companhia, para que possam desenvolver o melhor trabalho possível.

Maior produtividade, menor rotatividade

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 60% dos entrevistados acham difícil engajar as lideranças. A consequência natural disso é que se os gestores não enxergam o propósito do que fazem, será ainda mais difícil para a equipe conseguir isso.

Quando todos trabalham pelo mesmo objetivo, não tem erro: a empresa ganha em produtividade. Esse aumento acontece porque os colaboradores passam a fazer as tarefas com aquele “brilho nos olhos”, tentando ao máximo evitar os erros, a procrastinação e produzir melhor.

Além disso, é importante notar que quando a equipe trabalha motivada, a rotatividade é menor. Os colaboradores não irão querer sair da empresa, simplesmente, sem outra motivação maior. Portanto, a comunicação interna é também uma grande alinhada do setor de Recursos Humanos.

Comunicação externa

Se a comunicação dentro da empresa é bem alinhada, certamente, isso irá se refletir fora dela. Quer só um exemplo? Caso na sua companhia todos se conversem e saibam o que acontece, as chances de haver rumores e fofocas será muito pequenas.

Em tempos de crise de imagem, vale a pena pensar em estratégias que evitem maus entendimentos. Uma dica: grande parte deles começa dentro da empresa, quando os colaboradores não sentem acolhidos (em suas sugestões e reclamações), nem informados.

Imagem da empresa

Quem já conta com uma assessoria de imprensa sabe o quanto é importante ter uma boa imagem para a mídia. Como se não bastasse isso, para as empresas que desejam ser referência no segmento em que atuam e aparecer em entrevistas, por exemplo, é mais fácil escolher um porta-voz quando toda a equipe está alinhada.

Vale notar ainda que uma empresa com imagem positiva — e colaboradores satisfeitos — se torna exemplo para o mercado e destaque diante da concorrência. Afinal, quem não iria gostar de trabalhar de um lugar em que a comunicação interna é efetiva?

Como fazer a comunicação interna

Há diversos procedimentos simples que podem ser feitos para melhorar a comunicação interna, sem nem precisar da ajuda de uma agência. Quer só alguns exemplos? O primeiro deles diz respeito à desburocratização de processos. Se a empresa tem muitas regras e camadas que afastam o funcionário do gestor ou da gerência, isso pode afetar a comunicação e fazer com que ele desista de sugerir ideias e conversar de igual para igual.

Outro aspecto muito importante é investir em diversos canais para se comunicar. Quem disse que só existe o e-mail para trocar mensagens? Inicie diálogo pelo Slack, crie uma rede social para integrar a todos e faça um mural de recados. Não existe canal melhor do que o outro. Todos são válidos, desde que a equipe entenda a função deles — e não deixe ninguém no vácuo, não é mesmo?

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