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4 benefícios de fazer uma boa comunicação interna e externa para seu laboratório

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter uma boa comunicação interna e externa é fundamental para garantir o sucesso e reconhecimento do laboratório no mercado. 

O setor de saúde está aquecido, mesmo em momento de crise, as empresas do mercado conquistam bons resultados. As startups de saúde, por exemplo, tiveram um crescimento de 118% em 2020.

Por isso, investir em comunicação é essencial para laboratórios e outras empresas do setor que pretendem melhorar os seus resultados e se consolidarem nesse mercado.

Confira neste post os 4 benefícios de fazer uma boa comunicação interna e externa para seu laboratório!

1. Comunicação interna e externa: maior penetração de mercado

Ter uma boa comunicação interna e externa permite que o laboratório seja mais bem-visto e se desenvolva no mercado e, consequentemente, conquiste mais clientes. 

Para se manter e crescer nesse setor, é necessário que o laboratório tenha uma boa comunicação, beneficiando seu relacionamento com os colaboradores, comunidade, consumidores, outras empresas e parceiros.

2. Apoiar pessoas de diversas partes a curarem doenças e sentirem-se bem

A comunicação interna proporciona um maior engajamento dos colaboradores, permitindo que os pacientes atendidos tenham maior suporte e tratamento humanizado.

Investir em uma comunicação interna é essencial para motivar a equipe e atrair novos colaboradores. A comunicação interna com informações elaboradas permite a valorização, bom relacionamento entre os colaboradores, crescimento profissional e melhora nos serviços prestados. 

Algumas ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a comunicação interna do laboratório:

  • Congressos: evento com o objetivo de reunir profissionais da área e tratar sobre temas específicos. 
  • Eventos culturais: realizados pela própria empresa ou parcerias culturais, com apresentação de peças teatrais, shows, exposições e filmes.
  • Eventos sociais: incentiva a interação e motivação dos colaboradores, equipes e departamentos. 
  • Intranet: utilizada para facilitar a comunicação interna das empresas. 
  • Mural: quadro utilizado para avisos, folhetos e informações relevantes a todos. Deve ser colocado em local de fácil acesso e com circulação de pessoas. 
  • Palestras e Workshops: para motivar e atualizar os profissionais em assuntos relacionados a sua carreira e área de atuação. 
  • Publicações internas: realizadas por meio de boletins, jornais, revistas, blogs ou portais.

3. Crescimento da notoriedade

O crescimento da notoriedade da marca está diretamente ligado à sua capacidade de se comunicar com o seu público.

 O laboratório que investe em comunicação externa é mais lembrado, consegue ter maior visibilidade, garantir clientes fidelizados e que sempre utilizam os seus produtos e serviços.

Para ter mais notoriedade, o laboratório deve investir em plataformas digitais, afinal, é uma forma de ter uma comunicação mais próxima do seu público-alvo.

Algumas plataformas que podem ser utilizadas pelo laboratório para ter uma boa comunicação externa:

  • Redes sociais
  • Site institucional
  • Blog com conteúdos informativos e relevantes.

Além disso, é preciso investir em comunicação externa offline através de atendimento excelente e personalizado e com produtos/serviços diferenciados da concorrência, que gerem valor ao público. 

4. Aumento da credibilidade da marca

Aumentar a credibilidade da marca no mercado é um dos grandes desafios de qualquer empresa, e não é diferente para um laboratório, que precisa criar estratégias para promover uma boa imagem dos seus produtos e serviços junto ao seu público-alvo.

O laboratório deve utilizar uma comunicação precisa, verdadeira e pontual para ter credibilidade da marca.

Assim, é indicado contar com uma assessoria de imprensa para definir as melhores estratégias de comunicação e aumentar a credibilidade do seu laboratório.

Como uma como a assessoria de imprensa colabora para a melhora da credibilidade?

Para conquistar espaço no mercado, parcerias e credibilidade, um laboratório precisa investir em sua comunicação interna e externa. 

Dessa forma, contar com uma assessoria de imprensa para saúde colabora para a melhora da credibilidade da organização, facilitando e melhorando a comunicação do laboratório.

Alguns serviços prestados pela assessoria de imprensa e que aumentam a credibilidade do laboratório:

  • Planejamento de Comunicação: faz a análise completa de mercado, definindo os principais canais de relações-públicas para o laboratório e as melhores ações para cada um deles.
  • Divulgação de Press Releases: desenvolve releases otimizados,  após estudo de palavras-chave mais relevantes ao setor. Os textos são enviados a jornais, revistas, rádios, TVs, sites, sendo utilizados para que o laboratório tenha mais espaço na mídia. 
  • Gerenciamento de crise:  elabora e atualiza plano de gestão de crise, evitando e minimizando danos à imagem da empresa.  

Além disso, a assessoria de imprensa media a relação entre o laboratório e os jornalistas.

Esses serviços de assessoria de imprensa permitem que o laboratório tenha mais credibilidade, se torne referência  na área, atraia e fidelize clientes. 

Ficou com alguma dúvida sobre como você pode fazer uma boa comunicação para o seu laboratório? Então deixe o seu comentário!

Gostou de conhecer os 4 benefícios de fazer uma boa comunicação interna e externa para seu laboratório? 

E quer saber mais sobre os nossos serviços diferenciados e especializados em saúde? Então confira nosso material sobre Assessoria de Imprensa para Saúde!

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