Quantcast

Como ter um posicionamento de mercado melhor através da assessoria de imprensa? Veja 3 cases de sucesso de startups

Tempo de leitura: 4 minutos

Está confuso em como posicionar sua startup no mercado? Confira a seguir 3 cases de sucesso da MGAPress

Muitas vezes, uma startup já pode estar rodando sua operação, mas ainda assim não consegue alavancar suas vendas pois, aparentemente, “as pessoas não se interessam” ou “meu produto não chega onde quero”. Acontece que, muitas vezes, ela pode estar adotando um posicionamento de mercado não muito eficiente. E isso pode acontecer por diferentes motivos, desde uma estratégia de marketing em desacordo com os objetivos gerais da empresa até a definição de uma persona que não conversa com a realidade dos serviços oferecidos. Além, é claro, de uma presença não muito forte em diferentes veículos de mídia.

Aqui na MGAPress oferecemos um serviço de assessoria de imprensa para startups que vai ao encontro das suas necessidades. Para entender melhor como esse serviço funciona, separamos três cases de empresas que demonstraram resultados expressivos após serem atendidas por nós. Confira a seguir e inspire-se para alcançar resultados promissores!

Cuponeria

A Cuponeria é uma startup que oferece um portal que agrega cupons de desconto de diferentes estabelecimentos. Em seu modelo de negócio, o serviço oferecido é gratuito para o usuário final. Seu fluxo de caixa provém principalmente das empresas interessadas em aparecer no app (supermercados, lojas de fastfood, restaurantes, entre outros).

Nosso objetivo foi aumentar a base de usuários do aplicativo, tornando assim a marca mais conhecida no mercado brasileiro. Nosso trabalho desenvolveu-se, então, em duas principais linhas de atuação:

  • Foco no consumidor (B2C):

Nossa ideia aqui foi a produção de matérias jornalísticas em diferentes veículos de mídia, tais como Veja SP, Jornal O Dia e E-commerce News, com o objetivo de captação e fidelização do cliente.

  • Foco em empresas (B2B):

O foco, nesse caso, foi demonstrar todo o processo de captação de recursos que a empresa já havia passado. Matérias foram veiculadas em jornais e revistas como Valor Econômico, Mundo do Marketing e InfoMoney.

Como resultados, no período de 1 ano a Cuponeria houve um aumento expressivo nas métricas de número total de usuários e de quantidade de cupons emitidos por mês. Se em janeiro de 2016 os 500 mil usuários da plataforma faziam a emissão de cerca de 200 mil cupons por mês, após 12 meses sua base de usuários quadruplicou de tamanho, e a emissão de cupons por mês aumentou em 5 vezes.

MeCasei.com

A MeCasei.com (atual Wedy) é um startup que possui um portal que auxilia o casal no planejamento e organização da festa de casamento, tendo sua experiência baseada no antes, durante e depois do evento. Assim, resolve a dor de cabeça de muitos casais ao organizar um evento memorável de maneira simples.

Nosso objetivo, nesse caso, era aumentar o número de citações por semana do site. Para isso, veiculamos notícias nas revistas Exame e InfoMoney, além do portal R7.

Como resultado, em pouco menos de um ano o alcance da marca quintuplicou, passando de pouco mais de 20 citações por semana para quase 100 citações. Além disso, como consequência, seu alcance orgânico também apresentou uma elevação considerável.

99designs

A 99designs é uma startup que oferece um serviço de intermediação entre freelancers da área de design e empresas que necessitam de um profissional com essas habilidades. Através de um questionário de perfil, é possível selecionar oportunidades de trabalho que condizem com sua atuação profissional. Assim, resolve um dos maiores problemas de quem trabalha no esquema CNPJ: encontrar clientes e trabalhos que condizem com o seu escopo de trabalho.

O objetivo consistiu em aumentar a busca orgânica pela plataforma. Através da execução de um serviço personalizado, a 99designs apareceu em portais e veículos jornalísticos tais como IG, Estadão, Exame e SBT.

Através dessa estratégia, foi possível a realização de um aumento expressivo, de quase 300%, na busca orgânica da marca e palavras relacionadas, passando assim a ter uma frequência de mais de 100 citações.

Como isso foi possível?

Os casos da Cuponeria, MeCasei.com e 99designs mostram que é possível aumentar a sua presença nas mídias através da contratação de uma assessoria de imprensa. Para isso, utilizamos estratégias como melhoria de ranqueamento via SEO (Search Engine Optimization), link building e presença nos veículos de mídia conhecidos da população em geral. Através desse trabalho, é possível também elevar o nível de confiança dos seus clientes com a sua startup.

Através da assessoria de imprensa para startups, você contará com uma rede de profissionais da área de comunicação que construirá uma estratégia voltada ao alcance de seus objetivos. Além disso, sua startup consegue ter acesso a uma extensa rede de contatos focada na divulgação de notícias que fazem sentido para a sua estratégia. O que está esperando para entrar em contato conosco?