Saiba qual é o valor de uma assessoria de imprensa

Tempo de leitura: 3 minutos

Seja para comprar um produto ou contratar um serviço, o valor é um dos fatores determinantes. No setor da comunicação, o valor de uma assessoria de imprensa também é. Mas, antes de quantificar esse serviço é preciso saber com qualificá-lo.

Responda rápido: se você precisa de um celular com alta performance, você compraria o aparelho mais barato? Ou o mais caro, simplesmente pelo alto valor — e, supostamente, melhor? Óbvio que você iria analisar as opções, né?

Com a assessoria funciona da mesma forma. Não basta ver o valor que a assessoria cobra, mas o que, de fato, ela oferece. O preço até pode ser um fator de desempate, caso esteja em dúvida entre dois serviços. No entanto, ele não representa a assessoria. A agência é que justifica o preço.

Experiência de mercado

Assessorias de imprensa com mais experiência de mercado costumam cobrar mais. E isso não é medido apenas por anos de atuação. Há agências que trabalham há dois anos focadas em um segmento, enquanto outras atendem mais setores — portanto, são menos especialistas.

Para analisar isso, é preciso verificar a expertise da assessoria. Quais serviços ela oferece? Quais resultados já trouxe para os clientes? Como ela trabalha? Além de pesquisar o histórico, vale a pena agendar uma reunião para levantar todos esses pontos.

    Expectativas

    Se você deseja comprar um carro para viajar, você não vai querer o modelo mais simples, não é mesmo? Esse pensamento também vale para a assessoria. O primeiro passo é alinhar a expectativa ao que pode ser oferecido.

    Há agências de assessoria que trabalham pensando na comunicação digital, enquanto outras são focadas na mídia tradicional. Não um modelo melhor do o outro, apenas o que melhor se encaixa para a sua empresa neste momento.

    Caso você queira que a sua empresa seja acompanhada em eventos, por exemplo, o seu foco deve ser buscar uma assessoria que faça isso. O importante é escolher o serviço que mais se alinha às suas expectativas.

    Tipo de serviços

    As assessoria de imprensa podem fazer diversos tipos de serviços. O primeiro costuma ser o plano de comunicação, pois ele é que definirá as estratégias a serem seguidas. Dentro desse plano, é possível diagnosticar as necessidades da empresa e verificar quais táticas serão necessárias.

    O release também é um serviço bastante comum. Ele consiste em um texto com características jornalísticas, que podem ser divulgado na íntegra ou servir de pauta para o desenvolvimento de uma entrevista.

    As assessorias podem ainda acompanhar os empreendedores e representantes em feiras e congressos — e transformar esses encontros em ótimas oportunidades de comunicação. Divulgar a participação em eventos ajuda a atrair a atenção de potenciais parceiros e clientes.

    Além disso, há agências que já atuam em outras áreas, como o marketing digital. Nesses casos, existe a possibilidade de contratar ação com influenciadores digitais e a produção de link building — para melhor o rankeamento no Google.

    Pacote ou avulsos

    Ao contratar uma assessoria de imprensa, é válido observar todos os serviços para saber de quais vai precisar. Vale notar que fechar apenas um produto pode ser mais custoso do que fechar dois ou mais.

    Nesse sentido, é importante pensar também no custo-benefício que a assessoria trará. Muitas vezes, os serviços fazem parte de uma estratégia integrada e, portanto, se forem todos feitos, as chances de obter melhores resultados serão maiores.

    Assim como outros serviços, a assessoria não é uma simples compra. Ela é um investimento. Com ela, as empresas podem ter um alcance de público muito maior. Além disso, esse serviço garante mídia espontânea aos negócios, isto é, a aparição em veículos jornalísticos, sem custos adicionais.

    Portanto, o valor de uma assessoria de imprensa está no que ela oferece, não apenas em um número fechado. Quer saber o que podemos oferecer a você e conversar sobre preços? Entre em contato conosco!