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O que a imagem corporativa de sua startup tem a ver com as vendas?

Tempo de leitura: 4 minutos

Criar e manter uma imagem corporativa forte e bem definida impacta positivamente nas vendas de sua startup. 

Em 2019 as startups brasileiras movimentaram US$ 2,7 bilhões, entre investimentos, aquisições e fusões. E em 2020, os aportes foram ainda maiores, de US$ 3,5 bilhões. 

Entretanto, um dos principais desafios e objetivos de uma startup ainda é conquistar um público fiel à marca e ter aumento nas suas vendas. Em um mercado que movimenta bilhões por ano no Brasil,  é imprescindível ter uma abordagem diferente de outros setores e empresas. Quer saber como?

Então confira o que a imagem corporativa de sua startup tem a ver com as vendas!

Como a imagem corporativa impacta nas vendas da sua startup?

As crises na imagem corporativa podem afetar negativamente as vendas de uma empresa, é o caso da Nike que, em 2018, lançou uma campanha publicitária que causou polêmica.

A campanha da Nike em comemoração aos 30 anos do slogan Just Do It causou uma queda de 3,16% na bolsa de valores, após sofrer boicote dos clientes. 

Recentemente, a Natura foi outra empresa que teve uma crise de imagem causada pela campanha publicitária de Dia dos Pais, estrelada por Thammy Miranda, sua esposa e filho. Depois da veiculação do comercial, o ator sofreu críticas preconceituosas.  

Contudo, a Natura conseguiu fazer o gerenciamento da crise, rebatendo as críticas. A empresa reforçou que a diversidade é uma crença que a Natura expressa há mais de 20 anos e está presente em seus projetos e campanhas publicitárias.  

A empresa ainda declarou: “A Natura celebra todas as maneiras de ser homem, livre de estereótipos e preconceitos”. 

O posicionamento da marca permitiu que a gestão de crise tivesse um resultado positivo. E no quarto trimestre de 2020, a empresa faturou R$ 175,7 milhões, mesmo período do lançamento da campanha de Dia dos Pais. 

Dessa forma, fica evidente como a imagem empresarial pode afetar as vendas de qualquer negócio, até mesmo de marcas consolidadas e bem estabelecidas no mercado. 

Como melhorar a imagem corporativa de sua startup

Para melhorar a imagem corporativa da sua startup e, consequentemente, o aumento das vendas, algumas ações são necessárias, como:

Definir os valores, missão e propósito da startup

Para ter uma imagem corporativa forte e positiva, é necessário definir os valores, missão e propósito da sua startup.

Valores: são os princípios em que a startup foi fundada. Para manter a cultura da startup, é necessário que esses valores sejam conhecidos pelos fornecedores, clientes e stakeholders.

Exemplos de valores de uma empresa:

  • Comunicação aberta e honesta
  • Confiança
  • Mobilidade 
  • Respeito
  • Humildade.

Missão: é o propósito da startup ou razão dela existir, orientando os seus objetivos. 

Exemplos de missão de uma startup:

  • Aprimorar os processos de mercado continuamente 
  • Desenvolver produtos e serviços que contribuam para a melhora da qualidade de vida das pessoas
  • Inovar
  • Melhorar as experiências dos usuários.

Visão: define onde a startup quer chegar e se manter no futuro. É preciso definir uma visão realista, além de alterá-la após alcançar uma nova etapa.

Exemplos de visão de uma startup:

  • Ser referência no mercado que atua
  • Reconhecimento pela qualidade dos produtos, serviços e atendimento. 

Os valores, missão e visão fazem parte da cultura de uma startup. E para que ela permaneça viva, é necessário:

  • Documentar e compartilhar a cultura da startup
  • Revisar e realinhar periodicamente o código cultural e ambiente 
  • Contratar e manter colaboradores alinhados à cultura da startup.

Contar com uma assessoria de imprensa para melhorar a imagem corporativa da sua startup

Para ter uma imagem empresarial forte e bem definida, é preciso contar com uma assessoria de imprensa. 

O serviço de assessoria de imprensa, ao contrário do muitos acreditam, não é apenas para grandes organizações, sendo cada vez mais essencial para médias, micro empresas e também para as startups.

Vantagens que uma assessoria de imprensa oferece a startup:

  • Melhora e manutenção da imagem empresarial
  • Posicionamento e fortalecimento da marca
  • Gerenciamento de crise
  • Divulgação da imagem empresarial por meio de conteúdos de qualidade
  • Mensuração de resultados.

A assessoria de imprensa é essencial para uma comunicação mais eficiente e direcionada aos seus fornecedores, clientes e todos stakeholders, aumentando a confiança e credibilidade ao indicar que as ações da startup estão de acordo com valores definidos.  

 Ficou com alguma dúvida sobre como a imagem de sua startup tem a ver com as vendas? Então deixe o seu comentário!

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