Quantcast

Assessoria de Imprensa e Relações Públicas - Blog MGAPress

Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • Assessoria de Imprensa
  • Marketing Digital
  • Sobre
  • Contato
Busca

Dicas de Comunicação e Marketing para Empreendedores

Início Media training na prática: como e porque você precisa fazer um

Media training na prática: como e porque você precisa fazer um

Michel Acherboim março 9, 2017 1 comentário Assessoria

Tempo de leitura: 4 minutos

Numa assessoria de imprensa, é de vital importância ter alguém treinado e capacitado com o objetivo de falar frente a imprensa. Independente de sua função, ele tem que ser capaz de responder perguntas 100% convicto.

Nessas horas não apenas o seu conhecimento sobre a organização na qual trabalha e suas atribuições contam. Ele também vai precisar de técnicas e habilidade para não ser pego de surpresa.

Essa tarefa é chamada de media training, também reconhecido como treinamento de imprensa. Ela faz parte das atribuições diárias do trabalho de uma assessoria.

Você sabe realizar esse serviço e o que está envolvido nele? É o que nós vamos te contar nesse artigo.

Media Training: contexto e definição

Os benefícios do Media training

Antes de prosseguir na prática, vamos entrar um pouco mais a fundo em sua definição.

Segundo definição do Instituto Passadori, referencia em educação corporativa, media training é um grande instrumento de aprimoramento no relacionamento de mídia (rádio, jornal e TV) e com todos os públicos estratégicos.

Ou seja, ele consiste em um treinamento intensivo dirigido aos porta-vozes das empresas a fim de saberem se relacionar com a mídia no geral.

Em tempo, veja abaixo uma caricatura bem humorada que mostra o que pode ocorrer se você não souber se comunicar na imprensa.

É importante ressaltar aqui que o media training pode ser realizado tanto individualmente quanto em grupo.

    Sua duração varia conforme os objetivos preestabelecidos com as organizações. Ele pode durar desde um dia inteiro, até 3 dias.

    A Realização de um Media Training

    Media training na prática

    Resumidamente, o treinamento de imprensa se divide em uma parte teórica, onde serão apresentados os conceitos básicos e técnicas. E uma parte mais prática, onde serão simuladas diversas situações onde o porta-voz se vê obrigado a aplicar o que aprendeu.

    Dessa forma, seu conteúdo pode variar, mas no geral envolve os seguintes passos:

    1. Apresentação dos assessores e jornalistas responsáveis pelo treinamento
    2. Palestra conceitual básica sobre ás técnicas e conceitos básicos da assessoria, incluindo regras de conduta
    3. Dicas sobre comunicação e expressão corporal
    4. Workshops e simulações feitas por um Jornalista experiente
    5. Avaliação do participante e feedback

    Tipos de media training

    O que descrevemos acima é o roteiro clássico, mas, é relevante saiber que existem 3 outros formatos de treinamento. São eles:

    • Speaker training: é parte do descrito acima, mas foca no porta-voz específico ao invés de várias pessoas.
    • Social Media Training: esse é o mais novo formato, levando em conta o mundo dos nativos digitais no qual estamos vivendo. Normalmente, ele é voltado a todos os colaboradores de uma empresa, os ensinando-os a lidar com o público nas redes sociais da organização.
    • Media training de crise: Como o próprio nome sugere, ele prepara o ou os porta-vozes com o objetivo de lidar com um problema simulado. O foco aqui é preservar a imagem da organização.

    Agora que já conhecemos o que é media training e como ele funciona na prática, chegou a hora de exaltar seus benefícios.

    Vantagens

    Os benefícios do Media training

    De tudo o que já foi dito até aqui, podemos extrair que um treinamento de imprensa sério e profissional, dentre outras coisas, tem como principais benefícios:

    • Conhecimento maior sobre a dinâmica do Jornalismo
    • Habilidade de articulação e comunicação com a mídia
    • Relacionamento mais assertivo da empresa com o público
    • Maior credibilidade ao seu negócio
    • Fortalecimento da imagem e consequentemente de sua marca

    Veja agora, no vídeo abaixo, uma matéria exibida pela TV Itararé de Campina Grande, exemplificando esses benefícios.

    Portanto, fica evidente que o media training é a ferramenta essencial a qualquer empresa que pretenda ou já se utilize dos serviços de assessoria de imprensa.

    Afinal de contas, não adianta nada ter os melhores colaboradores, os grandes fornecedores e distribuidores e excelentes produtos e/ou serviços se ninguém sabe se comunicar com a mídia e divulgar os seus produtos e/ou serviços.

    E se você gostou desse artigo, saiba que nós da MGAPress temos o programa ideal para te assessorar nisso. Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

      Summary
      Reviewer
      Diogo Mattos
      Review Date
      2017-03-09
      Author Rating
      51star1star1star1star1star
      Leitura focada

      CONTEÚDO VIP!

      Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

      Sobre Michel Acherboim

      Editor Chefe e CEO da MGA, empreendedor e amante de comunicação e marketing . Busca constantemente realizar o melhor atendimento aliado a resultados expressivos e tangíveis.

      Artigos relacionados

      • Saiba como aparecer na TV

      • O que uma empresa de assessoria de imprensa pode fazer pelo seu negócio?

      • os-maiores-cases-assessoria-de-imprensa

        Como a assessoria de imprensa atua: os maiores cases de sucesso

      • como-escrever-um-bom-release

        Como escrever um bom release?

      • divulgar-empresa

        Como divulgar minha empresa e aparecer no Google?

      • Entenda por que a assessoria de imprensa digital é tão importante

      Artigo anterior O que é Landing Page: os Benefícios em ter uma que Você Deve Considerar.
      Próximo artigo A importância da comunicação nas empresas: Tudo que você ainda não Sabia.

      Entre em Contato:

        Siga nos!

        Post Populares

        • Saiba de uma vez por todas o que faz um profissional de Marketing Digital!
        • O que é Landing Page: os Benefícios em ter uma que Você Deve Considerar.

        Categorias

        • Assessoria
        • Comunicação
        • Empreendedorismo
        • Estratégias
        • Ferramentas
        • Link Building
        • Marketing de influência
        • Marketing Digital
        • Mídias Sociais
        • Press Release
        • Uncategorized
        • Serviços de Assessoria de Imprensa
        • Consultoria em Marketing Digital

        CONTEÚDO VIP

        Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

        Siga nos!

        Media training na prática: como e porque você precisa fazer um Assessoria de Imprensa e Relações Públicas - Blog MGAPress · 20162021 © Todos os Direitos Reservados

        • Política de Privacidade