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Entenda como a comunicação empresarial pode ser aliada da sua empresa e mais 4 dicas para alavancar o seu negócio
O uso da comunicação empresarial no setor da saúde é um elemento útil não só para a gestão da sua empresa, mas também uma fórmula para alavancar o seu negócio
De acordo com o estudo “O Papel da Comunicação nas Organizações de Saúde: oportunidades e desafios”, um projeto de comunicação empresarial eficiente tem um papel estratégico para uma companhia de saúde e é considerado fundamental para a preservação, realce da imagem e é uma forma de sair na frente no mercado.
A seguir, entenda melhor por que vale a pena apostar na comunicação empresarial para o seu laboratório e algumas formas de aplicá-la no seu negócio:
Por que usar a comunicação empresarial no meu negócio?
Comunicação empresarial é um conjunto de táticas que visa melhorar o fluxo e a transmissão de informações sobre uma empresa, com o objetivo de garantir que ela se mantenha e cresça no mercado.
Não é raro que, ao ocorrer uma falha de comunicação (os chamados ruídos) sobre as ideias e objetivos de uma empresa com seus colaboradores e com o mercado de uma forma geral, essa negligência na transmissão da mensagem acabe prejudicando a performance da organização como um todo.
Para utilizar a comunicação ao seu favor e não como uma possível causadora de prejuízos, uma saída é utilizar táticas da comunicação empresarial.
Entre essas táticas, temos a comunicação externa, que possibilita informar o mercado, potenciais clientes, entre outros interessados, sobre o que acontece com a sua companhia e como ela pode ser essencial para a vida dessas pessoas.
Como ter uma boa comunicação empresarial
Uma boa comunicação empresarial de saúde, como em um laboratório, pode ser feita com o uso dos seguintes mecanismo da comunicação externa:
Propaganda na imprensa
As tradicionais propagandas em revistas, jornais, internet ou mesmo na televisão são uma forma de fazer a comunicação externa de sua empresa. É preciso, porém, saber que tipo de anúncio cabe no orçamento do seu laboratório.
O preço de uma propaganda veiculada na Rede Globo, por exemplo, chega a valer cerca de R$ 170 mil nos intervalos do Jornal Nacional e mais de R$ 500 mil no horário do Big Brother Brasil.
Redes sociais
Com a Era Digital, redes sociais como Instagram, Facebook, entre outras ferramentas, tornaram-se importantes mecanismos para empresas divulgarem seus serviços e atingirem seu público-alvo.
Atualmente, já se sabe que mais de 90% dos usuários da internet bloqueia anúncios em seus navegadores. Dessa forma, posts nas redes sociais são uma forma de alavancar a venda dos serviços de uma empresa.
Com o uso do chamado marketing de influência, a divulgação pode ser mais impulsionada. Um post feito com uma pessoa (influencer) é capaz de interferir diretamente na decisão de compra de uma pessoa, graças a sua reputação dentro de um determinado assunto.
Isso inclui empresas do setor de saúde, como é o caso de laboratórios.
Vale lembrar, entretanto, que ao fazer posts em redes sociais, é preciso respeitar as normas do Manual de Publicidade Médica (Resolução CFM 1.974/2011) e o Código de Ética da Profissão Farmacêutica (Resolução CFF 417,418/2004 e 431/2005) sobre a veiculação de análises diagnósticas e clínicas laboratoriais.
Marketing Digital
Ainda sobre o uso da internet na divulgação de sua empresa, o marketing digital pode ser um aliado nessa empreitada.
Criação de blogs, otimização SEO do site da empresa para um melhor ranqueamento nos buscadores (Google), e-mail marketing, entre outras estratégias que consigam trazer relevância e credibilidade para o seu laboratório.
Assessoria de imprensa para o seu laboratório
Ter uma equipe de assessoria de imprensa é uma estratégia que ajuda a divulgar a imagem do seu laboratório na mídia (jornais, revistas, rádios, TV, portais online, entre outros) e, assim, criar um vínculo entre o seu produto com o público-alvo — além de transmitir credibilidade sobre os serviços da empresa.
O laboratório Aché, por exemplo, utiliza sua equipe de comunicação para trazer credibilidade para as diversas marcas da companhia – seja por meio de entrevistas na mídia (digital ou impressa) ou com conteúdo em suas redes sociais.
Em um dos posts no Instagram de Aché, é possível encontrar um conteúdo explicativo sobre o que é intolerância à lactose – um distúrbio que aumenta cada vez mais e que, como instituição de saúde, é importante vale a pena citar assuntos do tipo.
Nesse mesmo Instagram, Aché convida os internautas para uma entrevista com boas fontes médicas sobre cuidados com a pele no verão. Mais uma vez, o laboratório torna-se uma referência para cuidados com o corpo com a ajuda da equipe de comunicação.
Quando contratar uma assessoria de imprensa
Uma assessoria de imprensa funciona, basicamente, a partir das seguintes funções:
- Plano de Comunicação
- Media Training
- Gerenciamento de Crise
- Desenvolvimento e Divulgação de Press-Kit
- Marketing de Influência
Embora seja um serviço conhecido, nem todas as empresas sabem o momento exato de contratar uma assessoria de imprensa.
Desse modo, vale ter em vista que uma equipe de assessoria de imprensa pode ajudar o seu laboratório, por exemplo, quando existem os seguintes objetos dentro da empresa:
- Aumentar a visibilidade do laboratório no mercado
- Melhorar a credibilidade dos serviços oferecidos
- Ser uma referência no mercado
- Aumentar o número de clientes que utilizam o serviço
Gostou dessas dicas sobre comunicação empresarial para laboratórios? No blog da MGAPress há mais conteúdos e novidades sobre assessoria de imprensa e marketing digital. Fique por dentro! E, se você procura uma assessoria de imprensa, conte conosco!