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7 segredos das franquias mais lucrativas do mercado

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você está procurando maneiras de aumentar a lucratividade da sua franquia, você está no lugar certo!

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, mesmo com o cenário econômico desfavorável no ano passado, as franquias mantiveram sua característica de consistência e estabilidade ao longo do tempo. No ano de 2019, por exemplo, as mais de 2900 franquias brasileiras faturaram cerca de 185 bilhões de reais. Em outras palavras, isso significa que, mesmo com o movimento atípico dos últimos meses, as projeções para o ano de 2021 são de retomada no ritmo de crescimento.

Fonte: Associação Brasileira de Franchising

Nesse cenário, pensar no aumento de lucratividade da sua franquia pode ser interessante. Pensando nisso, separamos sete segredos que as franquias mais lucrativas pensam no momento de seguir uma estratégia para o mercado. Confira abaixo!

Busque um posicionamento de marca sólido

Uma marca que busca ter mais lucratividade sabe exatamente qual é o seu lugar no mercado: canais de venda, público-alvo, tipos de clientes, comunicação interna, crenças, valores… essas são apenas características que fazem com que sua marca seja percebida como única. E isso faz toda a diferença para o consumidor final. Um posicionamento de marca bem definido não apenas faz com que sua marca seja memorável, mas também que seja lembrada e recomendada para outras pessoas. 

Tenha certeza do seu diferencial

Em qual aspecto a minha marca difere das outras do mesmo setor?

Ao responder essa pergunta, é importante ter a consciência de que vai ser por isso que sua franquia será lembrada. É a rapidez no atendimento rápido? É a qualidade do serviço oferecido / matéria-prima? É a identidade visual única?

Conheça seu diferencial, agarre-o e busque sempre aperfeiçoá-lo. Sua marca será sempre lembrada por isso.

Foque na experiência do usuário

Apontada como uma das grandes tendências do design de serviços, o chamado Consumer Centric consiste em colocar o usuário no centro da sua estratégia de vendas. Uma dica é mapear todos os pontos de contato que seu cliente pode ter com sua marca e trabalhar neles, de modo que sejam o mais intuitivo e o menos estressante possíveis.

Lembre-se que treinamento é fundamental

Uma equipe bem treinada pode operar milagres dentro de uma franquia. Pensando não apenas nos aspectos técnicos (controle de estoque, compras, vendas, marketing, etc), mas também nos aspectos pessoais (comunicação interna, resolução de problemas, raciocínio lógico), a equipe como um todo pode funcionar de maneira muito mais harmônica e, portanto, com menor rotatividade.

Isso implica diretamente em um menor gasto com pessoal, aumentando, portanto, a lucratividade geral do negócio.

Vise a excelência no atendimento

O cliente quer se sentir inesquecível. Quer que todas as suas dúvidas sejam respondidas o mais rápido possível e, além disso, não quer passar por nenhuma perturbação durante o momento da compra. Para que isso aconteça, é necessário que o elo de ligação entre o consumidor e a franquia (ou seja, a pessoa que irá atendê-lo) esteja preparado para resolver quaisquer possíveis adversidades.

Investir recorrentemente em treinamentos focados no atendimento ao cliente pode garantir algumas cifras a mais no fim do ano – e além disso, fazer sua franquia ser lembrada positivamente.

Aposte em sistemas de entregas

Em tempos de pandemia e fechamento do comércio, os serviços de delivery mostraram-se uma alternativa excelente frente às adversidades. Investir em um sistema de entregas de produto / prestação de serviços à domicílio é uma maneira de fazer com que o fluxo de caixa da sua franquia continue acontecendo mesmo em condições adversas.

Entenda a melhor maneira de se comunicar com seu cliente

De nada adianta você saber de todos os segredos anteriores se não colocar isso em prática e, mais do que isso, não souber comunicar isso ao cliente final. Pensando nisso, é altamente recomendável a contratação de um serviço especializado na realização de tal tarefa.

Os exemplos podem vir de diferentes setores:

  • A Lava e Leva é um serviço de lavanderia que oferece um serviço diferenciado ao oferecer um serviço de assinaturas. Atualmente possui mais de 300 franqueados;
  • A Ice Creamy, por sua vez, é uma franquia de sorvetes focada em produtos premium, produzidos de maneira artesanal. Está presente em 22 estados, com mais de 80 unidades;
  • Já a Inovar Locações posiciona-se como “a maior locadora de containers do Brasil”, contando com mais de 40 franqueados.

A MGAPress é uma Assessoria de Imprensa que atende franquias dos mais diferentes segmentos, tais como Saúde, Beleza e Bem-Estar, Comunicação, Informática e Eletrônicos, Serviços Educacionais, Casa e Construção, Entretenimento e Lazer e Alimentação. Oferecemos um serviço de Planejamento de Comunicação para Franquias que vai ao encontro das suas necessidades, não deixe de entrar em contato conosco!

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