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Antes de saber o que o marketing de influência pode fazer pelos seus negócios, é necessário entender no que consiste essa técnica. Para quem ainda não sabe ou não está associando o termo à prática, o marketing de influência consiste em contar com a divulgação de pessoas estratégicas.
Essa campanha é realizada de maneira on-line, sobretudo nas redes sociais. Provavelmente, você já deve ter visto alguém indicar um produto ou serviço em um vídeo, né? Simplificando: isso é marketing de influência.
Quem são os influenciadores
Na verdade, o marketing digital não é novo. O rádio e a televisão já usavam da sua influência para tentar alavancar produtos. Porém, a internet foi a grande causadora do boom dessa estratégia.
Os influenciadores digitais são todos aqueles têm algum poder de convencimento na rede. Não basta ter milhares de seguidores, pois isso simboliza popularidade. Além disso, esses números podem ter sido comprados ou, simplesmente, se tratarem de perfis fakes ou robôs.
Por isso, é necessário que o influenciador seja uma pessoa real e que saiba conversar com os seguidores. Esse agente de comunicação precisa ter três características: alcance (o público precisa ser expressivo), credibilidade textual (o produto ou serviço deve ser apresentado de maneira espontânea) e capacidade de vendas (garantir resultados).
Nesse sentido, o influenciador pode ser uma atriz, um cantor, um atleta e até mesmo um adolescente, a princípio anônimo — desde que ele tenha um público fiel e seja capaz de se expressar bem. Em vista disso, o marketing de influência não é necessariamente caro, como muitos pensam. Tudo vai depender do nicho do influenciador e do trabalho realizado com a assessoria de imprensa.
Marketing de influência funciona
No começo, o marketing de influência era uma aposta, um tiro no escuro. Conforme as redes sociais foram surgindo, algumas marcas acrescentaram às suas estratégias de divulgação as ações do influenciadores.
Deu certo! O boca a boca gerado pelos influenciadores impulsionou as vendas de diversos produtos e serviços, além de tornar as marcas mais conhecidas.
Na maior parte das situações, os influenciadores desempenham um papel fundamental na etapa de compra. Mesmo quando o público não conhece a marca ou produto, ele não passa por todas as fases do funil. Ou seja, os influenciadores são capazes de mostrar que determinado produto é interessante e que ele pode ser comprado no endereço x.
Diferentemente do que acontecia com o merchandising na televisão, o marketing de influência tem a vantagem de poder direcionar o interessado para a página de compra. Nas redes sociais, o público já pode clicar no link de interesse e fazer a aquisição nesse site de destino.
Planejamento é o segredo para a estratégia
Há alguns fatores que podem ajudar o marketing de influência a ser melhor aproveitado. O primeiro deles é compreender o público que irá receber a mensagem.
Se o produto é jovem e descolado, como uma camiseta estampada, de nada adianta trabalhar com um influenciador mais velho e que fale de negócios com seus seguidores. Além disso não combinar, muito provavelmente o próprio influenciador irá negar a parceria.
Vale a pena responder algumas perguntas sobre o público que se pretende atingir, criando assim uma persona digital. Qual páginas o seu cliente deve seguir? Quais são as influências dele? Qual rede social ele mais acessa?
Também é importante conhecer os diferentes tipos de influenciadores para saber qual tem mais a ver com os objetivos do seu negócio. Existem perfis analistas, especialistas, críticos, autoridades e celebridades em todos os segmentos do mercado.
Para colocar esse plano em prática, é fundamental contratar uma agência de imprensa digital que já tenha expertise nesse serviço. Além das funções inerentes a uma assessoria tradicional, como release e media training, a MGA Press também utiliza da influência para gerar resultados.
Promova uma comunicação condizente com os seus objetivos! Faça a sua empresa brilhar em todos os meios!