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A importância da assessoria de imprensa na atualidade

Tempo de leitura: 4 minutos

Mais do que nunca saber se comunicar é chave para se destacar nos negócios. E isso não se refere apenas à maneira pela qual você e os seus colaboradores tratam os clientes. A comunicação é essencial desde o momento em que o público toma conhecimento da sua empresa até consumir ou comprar o seu produto.

Afinal, como alguém chegará até você se não souber o que a sua companhia oferece? Essa divulgação pode ser feita de várias formas, sendo que umas das mais importantes é – e continuará sendo – a assessoria de imprensa. Vamos entender por quê?

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    Custo benefício

    Para quem nunca contratou esse tipo de serviço ou não sabe muito bem como funciona, a assessoria de imprensa serve para inserir uma empresa na mídia. Para isso, os assessores pensam estrategicamente em assuntos (pautas, no vocabulário da comunicação), escrevem press releases, que são textos sobre os assuntos que desejam divulgar e entram em contato com jornalistas para oferecer os assuntos.

    Diferentemente da publicidade tradicional, que é paga, o serviço de assessoria não envolve custo adicional. Ou seja, os jornalistas não ganham para publicar um release ou desenvolver a pauta de uma empresa. Eles publicam o que acham relevante para o público, de acordo com a linha editorial.

    Se uma revista é voltada para a economia, por exemplo, pode ser do interesse dela publicar uma matéria sobre a expansão das franquias em São Paulo. Saiba como a MGAPress presta serviços de assessoria de imprensa para franquias aqui. O Jornal Diário do Comércio, por exemplo, publicou recentemente uma matéria sobre a expansão de uma escola de programação que teve o intermédio de uma assessoria de imprensa em sp. Por outro lado, ela pode não se interessar por uma pauta sobre um evento cultural. Enxergar esses casamentos entre “pautas” e “veículos” também uma tarefa dos jornalistas.

    Diversas mídias

    Atualmente, assessores de imprensa contam com diversas mídias para publicar as matérias. Além de jornais, revistas, rádio e televisão, a internet também tem possibilitado expandir o campo de atuação, por oferecer centenas de sites focados em um mesmo assunto.

    Aliás, é na internet que grande parte das pessoas está se informando ultimamente, de acordo com dados da Secretaria de Comunicação Social. Esse meio é o 2º mais popular no Brasil, atrás apenas da TV, e representa 26% da preferência do público.

    Posicionamento no Google

    É comum as assessorias atuais oferecem serviços também para melhorar o posicionamento de um site no Google. Na MGA Press esse serviço é disponibilizado, e ajuda as empresas a terem mais cliques e possibilidades de vendas.

    A principal forma de auxiliar no posicionamento do buscador é por meio do Link Building, uma espécie de assessoria de imprensa digital. Assim como a tradicional, essa assessoria consiste em divulgar materiais para a mídia, mas que contenham links relevantes para o site.

    Quando uma página tem links em vários outros sites, a sua relevância cresce para o Google, fazendo com que ela esteja nas primeiras posições. E vamos combinar: quantas pessoas passam da 1º ou, o que é ainda mais difícil, da 2º página? A maioria se contenta com as primeiras buscas ou troca as palavras-chaves, né?

    Imagem

    Além de compartilhar informações interessantes com o público, a assessoria também é responsável pela imagem institucional, e por evitar crises de imagem. Mesmo nas empresas mais cautelosas e transparentes, momentos difíceis podem ocorrer por inúmeros motivos. Por isso, é fundamental ter um escudo para barrar os efeitos negativos.

    Atualmente, mais de 50% da população brasileira tem acesso à internet – e esse dado reflete diretamente na repercussão das notícias. Enquanto anos atrás as notícias não circulavam tão facilmente, agora não apenas as informações correm mais rapidamente, como a análise do fato em si.

    Vamos supor que uma empresa tenha prestado um serviço que não foi satisfatório. Se isso tivesse ocorrido há uns 40 anos, provavelmente apenas a família de quem foi prejudicado e alguns amigos ficariam sabendo. Está bem…vamos imaginar que cada pessoa informada tenha comunicado a pelo menos 2 pessoas. Mesmo assim, o impacto não seria imediato, nem gigantesco.

    Se essa situação acontece agora e a empresa não toma alguma medida para solucionar, nem se posiciona para o público, sua imagem rapidamente é manchada. Lembre-se: na internet e, principalmente, nas redes sociais as informações correm rapidamente e cheias de opinião. Quando algo que acontece em Porto Alegre rapidamente é sabido por quem está em Salvador. Não existe distância física, muito menos um “filtro” na rede.

    Diante de tudo isso, é inegável a importância da assessoria de imprensa para quem quer manter uma comunicação assertiva com todos. E a tendência é que as empresas de comunicação continuem se atualizando, para acompanhar o público que está cada vez mais informado, exigente e atento a tudo o que acontece.

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