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Ter uma boa comunicação interna e externa é fundamental para garantir o sucesso e reconhecimento do laboratório no mercado.
O setor de saúde está aquecido, mesmo em momento de crise, as empresas do mercado conquistam bons resultados. As startups de saúde, por exemplo, tiveram um crescimento de 118% em 2020.
Por isso, investir em comunicação é essencial para laboratórios e outras empresas do setor que pretendem melhorar os seus resultados e se consolidarem nesse mercado.
Confira neste post os 4 benefícios de fazer uma boa comunicação interna e externa para seu laboratório!
1. Comunicação interna e externa: maior penetração de mercado
Ter uma boa comunicação interna e externa permite que o laboratório seja mais bem-visto e se desenvolva no mercado e, consequentemente, conquiste mais clientes.
Para se manter e crescer nesse setor, é necessário que o laboratório tenha uma boa comunicação, beneficiando seu relacionamento com os colaboradores, comunidade, consumidores, outras empresas e parceiros.
2. Apoiar pessoas de diversas partes a curarem doenças e sentirem-se bem
A comunicação interna proporciona um maior engajamento dos colaboradores, permitindo que os pacientes atendidos tenham maior suporte e tratamento humanizado.
Investir em uma comunicação interna é essencial para motivar a equipe e atrair novos colaboradores. A comunicação interna com informações elaboradas permite a valorização, bom relacionamento entre os colaboradores, crescimento profissional e melhora nos serviços prestados.
Algumas ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a comunicação interna do laboratório:
- Congressos: evento com o objetivo de reunir profissionais da área e tratar sobre temas específicos.
- Eventos culturais: realizados pela própria empresa ou parcerias culturais, com apresentação de peças teatrais, shows, exposições e filmes.
- Eventos sociais: incentiva a interação e motivação dos colaboradores, equipes e departamentos.
- Intranet: utilizada para facilitar a comunicação interna das empresas.
- Mural: quadro utilizado para avisos, folhetos e informações relevantes a todos. Deve ser colocado em local de fácil acesso e com circulação de pessoas.
- Palestras e Workshops: para motivar e atualizar os profissionais em assuntos relacionados a sua carreira e área de atuação.
- Publicações internas: realizadas por meio de boletins, jornais, revistas, blogs ou portais.
3. Crescimento da notoriedade
O crescimento da notoriedade da marca está diretamente ligado à sua capacidade de se comunicar com o seu público.
O laboratório que investe em comunicação externa é mais lembrado, consegue ter maior visibilidade, garantir clientes fidelizados e que sempre utilizam os seus produtos e serviços.
Para ter mais notoriedade, o laboratório deve investir em plataformas digitais, afinal, é uma forma de ter uma comunicação mais próxima do seu público-alvo.
Algumas plataformas que podem ser utilizadas pelo laboratório para ter uma boa comunicação externa:
- Redes sociais
- Site institucional
- Blog com conteúdos informativos e relevantes.
Além disso, é preciso investir em comunicação externa offline através de atendimento excelente e personalizado e com produtos/serviços diferenciados da concorrência, que gerem valor ao público.
4. Aumento da credibilidade da marca
Aumentar a credibilidade da marca no mercado é um dos grandes desafios de qualquer empresa, e não é diferente para um laboratório, que precisa criar estratégias para promover uma boa imagem dos seus produtos e serviços junto ao seu público-alvo.
O laboratório deve utilizar uma comunicação precisa, verdadeira e pontual para ter credibilidade da marca.
Assim, é indicado contar com uma assessoria de imprensa para definir as melhores estratégias de comunicação e aumentar a credibilidade do seu laboratório.
Como uma como a assessoria de imprensa colabora para a melhora da credibilidade?
Para conquistar espaço no mercado, parcerias e credibilidade, um laboratório precisa investir em sua comunicação interna e externa.
Dessa forma, contar com uma assessoria de imprensa para saúde colabora para a melhora da credibilidade da organização, facilitando e melhorando a comunicação do laboratório.
Alguns serviços prestados pela assessoria de imprensa e que aumentam a credibilidade do laboratório:
- Planejamento de Comunicação: faz a análise completa de mercado, definindo os principais canais de relações-públicas para o laboratório e as melhores ações para cada um deles.
- Divulgação de Press Releases: desenvolve releases otimizados, após estudo de palavras-chave mais relevantes ao setor. Os textos são enviados a jornais, revistas, rádios, TVs, sites, sendo utilizados para que o laboratório tenha mais espaço na mídia.
- Gerenciamento de crise: elabora e atualiza plano de gestão de crise, evitando e minimizando danos à imagem da empresa.
Além disso, a assessoria de imprensa media a relação entre o laboratório e os jornalistas.
Esses serviços de assessoria de imprensa permitem que o laboratório tenha mais credibilidade, se torne referência na área, atraia e fidelize clientes.
Ficou com alguma dúvida sobre como você pode fazer uma boa comunicação para o seu laboratório? Então deixe o seu comentário!
Gostou de conhecer os 4 benefícios de fazer uma boa comunicação interna e externa para seu laboratório?
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