Tempo de leitura: 4 minutos
Expressão bastante popular em empresas de comunicação corporativa, o posicionamento de mercado é uma das estratégias mais importantes para todas as empresas. Você pode até não saber o que significa, mas certamente já usou na sua companhia ou viu alguém usando.
O principal conceito de posicionamento de mercado foi proposto pelo marqueteiro americano Philip Kotler. E consiste em projetar a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferente na mente do mercado-alvo. Isso nada mais é do que desenvolver estratégias para se posicionar diante do público, demonstrando os diferenciais do serviço e/ou produto.
Importância do posicionamento de mercado
Quando a empresa entende bem o cliente e desenvolve uma comunicação voltada para ele, a mensagem é mais assertiva, e as chances de fidelização também. Somente assim é possível convencer o público das vantagens do produto/serviço.
É importante notar que não existe um “mesmo produto”, nem um “mesmo serviço”, pois nenhuma empresa é exatamente igual à outra. Então, se a sua empresa ainda não foca a comunicação nos diferenciais, vale a pena começar a reparar nessa questão.
Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.
Como fazer o posicionamento de mercado
Há três passos essenciais que podem ajudar as empresas a pensar no posicionamento da marca. O primeiro deles é se questionar: o que os clientes desejam, o que a empresa oferece e como o concorrente está anunciando um produto/serviço semelhante?
Vamos supor que a sua empresa venda cafés gourmet. Certamente, o público que consome esse tipo de produto é mais exigente, e deseja, além do café em si, ser tratado com exclusividade e sofisticação. O seu concorrente pode estar vendendo apenas pacotes de café em embalagens elegantes. Diante disso, você pode criar uma oferta especial, como brindes personalizados.
Outro passo importante é resumir em três termos o que a sua empresa entrega. Esses termos precisam ser as mais específicas possíveis, e não simplesmente qualidade, preço justo e bom atendimento. Afinal, todas as empresas dizem entregar isso, não é mesmo? Se você tiver uma esmalteria e oferecer serviços exclusivos, por exemplo, você pode definir como feminino, moderno e exclusivo.
O terceiro e último passo consiste em colocar em prática tudo o que foi pensado anteriormente. Não basta pensar na estratégia, se não for para usá-la na obtenção e retenção de mais clientes. O posicionamento de mercado precisar estar no design da embalagem, no layout do site e na comunicação como um todo.
Processo lento
O posicionamento de mercado não é uma campanha direta, mas um plano para nortear as ações de divulgação e comunicação. Por isso, não espere resultados instantâneos. Visto que o posicionamento tem a ver com a maneira como os consumidores percebem a marca, é previsível que isso seja um processo lento. Se você colocar no ar um novo site no mês que vem, acompanhado de outras medidas de comunicação, vai demorar um tempo até que o cliente associe aquelas cores, design e mensagem à sua marca.
Estudos de caso
O posicionamento de marca é ainda mais simples quando a gente se coloca no lugar do cliente, e verifica que ao redor há milhares de empresas que estão posicionadas no imaginário coletivo.
Quando uma empresa cai no gosto popular e é facilmente identificável por suas características isso é posicionamento de mercado. Quer ver só um exemplo? A franquia de sanduíches Subway não é igual ao McDonalds, não é mesmo? E tenho certeza de que você sabe exatamente o porquê.
Ao contrário do McDonalds, que vende lanches prontos, no Subway o cliente pode escolher o pão, o recheio, o queijo, os vegetais e os molhos. Pode reparar, a empresa faz sempre questão de ressaltar esse diferencial nas suas campanhas publicitárias.
Na MGA Press também temos um cliente com posicionamento bem definido, que é a Lava e Leva. Diferentemente das lavanderias tradicionais, na Lava e Leva os clientes podem pagar um valor mensal de acordo com o tamanho da família para ter as roupas limpas e secas. Em outras palavras, é como se fosse a Netflix do serviço de lavanderia.
A Lava e Leva também é muito útil para os solteiros, que não usam tantas roupas quanto uma família de quatro pessoas. Essa nova forma de negociar com o público tem feito a franquia de lavanderias não parar de crescer. Atualmente, a marca já possui mais de 300 unidades em todo o país, e a expectativa é abrir ainda mais.
Quer saber como a MGA Press ajuda no posicionamento de mercado?
Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.