Tempo de leitura: 3 minutos
As empresas de assessoria de imprensa são responsáveis por garantir que uma pessoa ou empresa terão uma boa visibilidade no mercado. Consequentemente, o público enxergará essa marca de maneira positiva, o que poderá trazer retornos financeiros.
Embora muitos empreendedores já saibam para que serve esse tipo de serviço, nem todos estão no momento para contratá-lo — ou estão maduros para isso. Desse modo, antes de fazer o investimento, vale a pena analisar alguns aspectos. Confira!
Sabe como funciona empresas de assessoria de imprensa
Se você já sabe um pouco sobre como funciona esse serviço de comunicação, então, ele pode ser um bom investimento para a sua empresa. Seja ela pequena, média ou grande, a assessoria de imprensa é capaz de aumentar a exposição de mídia espontânea, favorecendo a divulgação dos seus produtos.
Por sua vez, caso você só tenha ouvido falar que vale a pena contratar uma assessoria de imprensa, recomendamos que analise melhor a sua decisão. Somente assim você terá convicção de que precisa daquele serviço e ajudará a alcançar os resultados.
Sem imediatismo
Diferentemente da publicidade tradicional, que em poucos dias traz retorno, a assessoria de imprensa é um serviço de médio e longo prazo. Uma divulgação feita hoje pode impactar várias pessoas na próxima semana, mas apenas causar visibilidade em alguns meses.
Portanto, esse tipo de comunicação é ideal para pensa no futuro — não apenas no agora. Por isso dissemos que é um verdadeiro investimento.
Tem planejamento
Sabia que as empresas que têm planejamento são as que mais se beneficiam da assessoria de imprensa? Sem planejamento, é como comprar um gadget de última geração e só usar os recursos básicos.
Quando a empresa investe na organização e em processos, ela consegue ajudar os assessores a traçar as melhores estratégias. Afinal, a agência precisa de informações que apenas apenas o cliente pode disponibilizar.
Noção das limitações
É óbvio que todos querem ter a imagem veiculada em um grande jornal ou revista. Porém, é importante notar que nem todos os negócios servem para todos os tipos de mídias. Por exemplo: uma loja de pet shop, dificilmente, conseguirá uma matéria em uma revista de alimentação humana.
Faz parte da expertise do assessor encontrar oportunidades, editorias e pautas. Apesar disso, o cliente tem toda a liberdade para sugerir assuntos interessantes. Desse modo, quando cliente e comunicador pensam juntos, o resultado costuma ser excelente.
Se o empreendedor já tem uma ideia clara de onde quer chegar — e das limitações envolvidas — significa que ele está maduro para contratar uma assessoria. Nessa situação, a comunicação dos dois lados flui melhor, refletindo na comunicação externa.
Posicionamento e não vendas
Há gestores que não entendem o que as empresas de assessoria de imprensa fazem. Por esse motivo, elas cobram metas irreais, como vendas e outros tipos de conversões. Esses quantitativos estão associadas à área comercial e não a de posicionamento.
Embora a assessoria possa ajudar nos resultados financeiros, isso é mais um reflexo da divulgação da marca do que um efeito em si. Os assessores não vendem e não visam a conversão, mas a boa relação com o público.
Sente que a sua empresa tem maturidade para contratar o serviço de uma empresa de assessoria de imprensa ou quer entender melhor esse serviço? Entre em contato com a MGA Press! Vamos juntos discutir soluções para impulsionar os seus negócios!