Tempo de leitura: 3 minutos
Está pensando em solicitar o orçamento de uma assessoria de imprensa? Antes disso, é necessário que você entenda alguns aspectos importantes.
Primeiro: a menos que você não viva neste planeta, provavelmente já sabe da importância de uma assessoria de imprensa para os negócios, não é? Esse serviço de comunicação ajuda a divulgar marcas, pessoas e empresas, e o que é melhor: de maneira natural e espontânea.
Ao assistir a um programa televisivo ou ler um jornal, o público não faz ideia de como uma matéria nasce — e da influência que um assessor tem nisso. Por isso, esses conteúdos são tão bem vistos, porque são “naturais” e informativos, ao contrário da publicidade.
Mas, afinal, como esse serviço é cobrado? O quanto é razoável aceitar ao contratar uma assessoria? Leia abaixo e saiba mais 🙂
Pergunte todos os serviços disponíveis
Mesmo que você queira apenas a divulgação de releases ou acompanhamento em eventos, é necessário conhecer todos os serviços que a empresa pode oferecer. Geralmente, esse know-how faz parte do “pacote”, pelo qual é cobrado um preço único.
Porém, há situações em que os clientes podem escolher os serviços que realmente querem. Nesse caso, também vale a pena saber o que a agência realiza para o caso de precisar futuramente. Assim, por já ter um contrato em andamento, você poderá ter condições facilitadas ou algum desconto.
Planeje-se para crise de imagem
Já imaginou ver a sua empresa passando por uma saia justa em função de alguma informação desencontrada ou algum boato qualquer? Infelizmente, essa situação não é difícil de acontecer, ainda mais agora na era da internet.
Por isso, é fundamental ter ao lado uma assessoria que preste o serviço de monitoramento de crise. Mesmo que a sua empresa esteja vivendo os melhores momentos, você deve evitar problemas futuros.
Portanto, na hora de solicitar um orçamento de assessoria de imprensa, informe-se se esse serviço já está incluso. Pode ser que você ache que o preço cobrado é alto, mas não tenha levado em consideração que ele pode ser baixo, caso antecipe uma crise.
Conheça os casos de sucesso
Se você nunca utilizou um serviço, como você descobre se ele é bom? Provavelmente, buscando referências e opiniões de outras pessoas, né? A mesma ideia se aplica à assessoria de imprensa.
Toda agência de comunicação ostenta um portfólio de trabalhos que realizou. Na hora de pesquisar as assessorias, pergunte aos profissionais quais casos de sucesso eles ajudaram a colocar na mídia.
Além de questionar diretamente, é importante depois fazer uma busca na internet para ver se os clientes da agência estão de fato em evidência. Os casos de sucesso são o coração e a experiência da assessoria, por isso, eles devem ser levados em consideração na hora de agregar valor ao serviço.
Quem já tem expertise e relacionamento com os jornalistas, provavelmente, irá cobrar a mais por isso. Afinal, a qualidade — divulgação — é certa, apesar de contar com outros fatores.
Observe a sua realidade
Grande parte das agências de assessoria de imprensa já prestam um serviço personalizado, de acordo com as necessidades do cliente. Por exemplo: é óbvio que uma empresa grande terá mais interesse e dinheiro para investir em comunicação, assim como terão maiores oportunidades de pauta na mídia.
Por outro lado, as companhias pequenas costumam ter uma demanda específica e um orçamento limitado para investimentos. Diante disso, antes de solicitar o preço de uma assessoria e o que ela pode fazer por você, tenha em mente o quanto pode e está disposto a pagar.
Caso ainda tenha dúvidas sobre orçamento de assessoria de imprensa, entre em contato com a MGA Press. Além de serviços tradicionais de mídia, também fazemos algumas ações de marketing. Descubra tudo o que oferecemos e como podemos ajudar a sua empresa a crescer!