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Assessoria de imprensa e Link Building: por que não utilizar apenas um

Tempo de leitura: 3 minutos

Tanto o serviço de assessoria de imprensa quanto o de link building servem para divulgar as marcas e empresas, posicionando-as perante o público. No caso do link building, essa estratégia também é chamada de “assessoria de imprensa digital”, pois o objetivo principal é a divulgação nesse meio.

Mas já que são semelhantes será que basta contratar um serviço para cuidar de toda a comunicação? A resposta é não. Você até pode utilizar as estratégias individualmente, porém, os resultados poderão não ser tão satisfatórios. Entenda melhor o que faz cada um desses serviços e por que os dois valem a pena!

Assessoria não garante posicionamento digital

Para ficar bem posicionado no Google, não basta contar com uma excelente equipe de assessoria de imprensa e inúmeras divulgações — seja no jornal, na revista ou na televisão. O buscador ranqueia os sites de acordo com a qualidade deles e uma série de critérios específicos.

Vamos supor que você tenha uma marca forte que só no último mês apareceu em pelo menos seis veículos. Se você não tiver um endereço válido e investir em estratégias para posicioná-lo, o seu público poderá não ter achar tão facilmente.

Na verdade, os seus clientes até podem te encontrar se pesquisarem o nome da empresa, porém, isso poderão não acontecer se elas buscarem pelo produto que você oferece. Ou seja, se você vende calças jeans e outras dezenas de sites “trabalham essa palavra” e a sua empresa não, então, ao buscar “calça jeans” o potencial comprador não irá clicar na sua página.

Você consegue visualizar e entender o quão prejudicial é não aparecer nas buscas? O Google é o maior buscador do mundo. Milhões de pessoas utilizam essa ferramenta diariamente, cada vez mais para fazer compras. Então, manter-se bem posicionado é fundamental para fechar novos negócios.

Quanto a isso, você tem muito a ganhar ao apostar em link building. Essa estratégia consiste em divulgar o link do seu site em outros endereços. Essa divulgação faz com que a sua empresa ganhe autoridade para o Google e, juntamente com outros métodos, ajuda a posicionar melhor a marca.

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    Link building não garante autoridade de imagem

    Se, por um lado, o link building ajuda as empresas a ganharem autoridade no Google, por outro, ele não serve como um assessor de comunicação. Ou seja, os link builders não fazem o monitoramento da imagem das marcas, nem propõe um plano de ação para o dia a dia.

    Como se percebe, a assessoria é a responsável por cuidar das imagens institucionais, auxiliando na tomada de decisões, evitando crises e auxiliando em todas as divulgações. Além disso, os assessores podem acompanhar as empresas em eventos, produzir conteúdos, entre outras tarefas.

    Portanto, as duas estratégias são complementares. Nos dias de hoje, é praticamente impossível não pensar na comunicação digital, assim como é difícil cuidar da imagem por conta própria.

    Quer só um exemplo simplista para entender? Se você deseja organizar as finanças, você busca um contador, certo? Por sua vez, para solucionar as dúvidas de direito tributário e trabalhista, é um advogado que é consultado, não é? De nada adianta contratar um desses profissionais e esperar ter os dois resultados — ou, pior — escolher a necessidade do momento e se esquecer da outra.

    Então, se você deseja ter uma comunicação efetiva on-line e offline, contrate os dois serviços. Mesmo que isso seja um custo a mais em um primeiro momento, a médio e longo prazo você irá colher os frutos dessa decisão.

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