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Os tempos mudaram, mas o papel da informação relevante continua tendo espaço – até mais do que nunca. E é nesse contexto que as empresas podem se posicionar, se aproximando do público e divulgando os seus diferenciais.
Quem acredita que a assessoria de imprensa não faz mais sentido, por causa da popularização da internet, comete um gigantesco engano. Não apenas o assessor é fundamental para as comunicações em diversas mídias, como há serviços de assessoria de imprensa focados no contexto em que vivemos. Quer ver só?
Marketing de influência
Ao contrário do que acontecia com o jornalismo tradicional, a informação nos dias de hoje não tem proprietário exclusivo. Ninguém precisa ter curso, certificado ou especialização para se posicionar nas redes sociais, por exemplo.
Basta ter interesse e algum conhecimento sobre um tema para chamar a atenção de uma legião de fãs. O compartilhamento de informações se tornou mais democrático, tanto para a sua produção quanto consumo.
Nesse sentido, o marketing de influência foi expandido. Para quem não sabe, essa estratégia é baseada no famoso “boca-a-boca”. Da mesma forma que o assessor produz releases e pautas para os jornalistas, também é possível produzir conteúdos ou divulgar temas para que os influenciadores postem em suas redes sociais.
Portanto, o marketing de influência também é um serviço de assessoria de imprensa, apesar do nome. Alinhado às outras estratégias, ele é essencial para divulgar uma marca, produto ou serviço de maneira espontânea. Para saber mais sobre a mídia espontânea, clique aqui.
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Media training
Provavelmente, você já assistiu à entrevista de alguém, seja na televisão ou na internet, que não falava bem e se perdia o tempo todo, não é mesmo? Esse tipo de situação, além de gerar constrangimento para o entrevistado, também pode comprometer a imagem da empresa envolvida, gerando repercussão negativa na rede.
Para evitar isso e fazer com que as entrevistas sejam bem aproveitadas é que se faz o media training. Esse serviço de assessoria de imprensa ajuda a treinar um ou mais porta-vozes para falar em público. Afinal, o porta-voz precisa ter uma postura correta e saber exatamente quais informações disponibilizar para os jornais.
No media training, o representante da empresa aprende a falar e se expressar melhor. Todos os gestos são minimamente estudados, para que o porta-voz chegue preparado e confiante à entrevista, uma vez que esse é apenas um procedimento para que a imprensa obtenha mais informações. E quem não quer conceder uma ótima entrevista para um grande veículo? Para isso é importante treinar antes.
Relatórios
Mensurar os resultados também é uma das estratégias da assessoria de imprensa. Por meio de clipping, análise de palavras-chaves e outros mecânicos os comunicadores podem melhorar o trabalho e focar mais em alguns aspectos da comunicação do cliente.
Vale notar que atualmente as assessorias utilizando ferramentas mais sofisticadas, incluindo algumas ligadas ao marketing digital, para identificar oportunidades. Esses mecanismos são capazes de dar algumas pistas sobre como o público está reagindo, e quais assuntos relevantes podem ser mais abordados.
Link Building
E por falar em marketing digital, o Link Building é outro serviço da assessoria de imprensa que tem feito a diferença no universo da comunicação. Essa estratégia consiste em desenvolver e publicar conteúdos que contenham links para as páginas do cliente.
Como você já deve ter ouvido falar, o Google possui meios para ler os sites indexados no buscador, que vão além do conteúdo semântico. Ou seja, ele é capaz de identificar os links presentes na página, entre outros fatores. Por todos esses critérios, o Google dá uma nota para as páginas, sendo que as mais bem classificadas são as primeiras mostradas na busca.
Quando um link é linkado em páginas de sites diversos, ele ganha relevância, é visto como “importante” para o Google. E por isso as chances de ele estar na primeira página são grandes. E conseguir tal feito é essencial para aumentar a visibilidade e – por que não dizer – as vendas online.
Gerenciamento de crise
Como dissemos lá no início deste texto, os usuários das redes sociais têm um poder nunca antes visto na sociedade. Eles podem compartilhar informações com amigos e conhecidos, de acordo com o que acreditam e valorizam. Os internautas também podem publicar textos sobre um serviço/produto que gostaram ou não.
Já pensou se a sua empresa tem algum problema com um cliente e, imediatamente, ele divulgar isso nas redes sociais? Rapidamente essa informação será replicada por outras pessoas, e até mesmo quem não conhecia a sua marca ou o cliente envolvido.
O gerenciamento de crise serve para evitar esse tipo de situação, ou ainda para diminuir os seus efeitos negativos. Portanto, esse serviço de assessoria de imprensa é focado essencialmente em fazer com que o público não fale mal da marca, independentemente do fato ocorrido. Se não for possível evitar, a empresa precisa ao menos se posicionar, para mostrar que está preocupada com a crise e que irá solucionar o problema.
Viu só como a assessoria é essencial nos dias atuais? A MGA Press faz todos esses serviços de assessoria de imprensa e muitos outros.
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