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A comunicação corporativa da franquia melhora os seus resultados, a percepção de valor com o seu público e o posicionamento da marca no mercado.
O franchising é um dos setores que mais crescem no país há 20 anos, segundo censo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e Sebrae. Entre 2018 e 2019, por exemplo, o setor teve uma receita acumulada de R$179,933 bilhões.
Contudo, para uma rede franqueadora ser bem sucedida é necessário alinhar e melhorar algumas práticas, e a comunicação empresarial é uma das mais importantes.
A comunicação corporativa é tanto interna quanto externa, e o franqueador precisa se comunicar de forma adequada com todos que fazem parte do seu público. Afinal, não existe franchising sem comunicação, principalmente entre a franqueadora, franqueados e clientes, relacionamento essencial para que os objetivos da rede sejam alcançados.
Quer saber como melhorar a comunicação corporativa de sua franquia? Então, confira 4 dicas neste post!
1. Invista em marketing digital
O marketing digital é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas atualmente, incluindo as franquias.
Investir em marketing digital permite que a franquia crie mais oportunidades, relacionamentos, fortalecimento da marca e aumento nos resultados positivos.
O marketing digital é essencial para a franquia ter presença online, aumentar e garantir a audiência, além de possibilitar acompanhar os resultados dessas ações de forma assertiva.
Algumas estratégias de marketing digital que a franquia pode utilizar:
- Análise de dados
- Automação de Marketing
- Branding
- Email Marketing
- Link Building
- Marketing de Conteúdo
- Mídia Social
- SEO On Page e Off Page.
2. Utilize as redes sociais
As redes sociais devem ser utilizadas pela franquia para melhorar a comunicação e atração de novos consumidores e parceiros.
Dessa forma, é possível utilizar as redes sociais para expandir a marca e conquistar novos franqueados e clientes.
Para utilizar as redes sociais na comunicação da franquia, é necessário definir um plano de marketing digital conforme a região e mercado que atua.
Contar com serviços de marketing digital é essencial nesta estratégia, pois o uso das redes sociais de forma inadequada pode não trazer resultados dos investimentos e até causar prejuízos à marca por comportamentos inapropriados.
3. Defina o tom de voz da franquia
Definir o tom de voz é uma das ações mais importantes para a franquia melhorar a comunicação corporativa.
A franquia deve alinhar seu tom de voz com todos os franqueados, garantindo uma comunicação unificada em todos os canais e unidades da rede.
4. Contrate uma assessoria de imprensa para melhorar a comunicação corporativa de sua franquia
Contratar uma assessoria de imprensa também é imprescindível para melhorar a comunicação empresarial da franquia.
Além disso, os serviços de uma assessoria ajudam a franquia a ter melhores resultados.
Alguns dos serviços oferecidos pela assessoria de imprensa:
Disparo de Press Kit: consiste em planejar, elaborar e enviar kits com informações sobre os produtos, serviços e coletivas de imprensa aos formadores de opinião.
Divulgação de Press Releases: utilizado para desenvolver releases otimizados com uso de palavras-chave conforme o segmento, sendo direcionado para jornalistas parceiros, divulgando lançamentos, produtos, eventos e boas práticas corporativas.
Link Building: uso de técnicas para melhorar e aumentar os resultados orgânicos das páginas de destino e crescimento da url nos buscadores.
Marketing de influência: define o perfil da franquia e do seu público, além de realizar campanhas com Youtubers, Instagrammers e influenciadores do Facebook, Snapchat, Linkedin, Twitter.
Media Training: treinamento para os porta-vozes da franquia. Esse serviço aperfeiçoa o relacionamento junto à imprensa, contribuindo também para o gerenciamento de crise.
Planejamento de Comunicação: serviço essencial para a franquia que deseja conhecer o mercado em que atua, seus concorrentes, encontrar o seu tom de voz e definir ações para melhorar a comunicação corporativa.
Nesse serviço, a assessoria de imprensa realiza:
- Pesquisa e define os principais canais das relações públicas
- Escolha mais adequada para cada ação
- Análise do mercado franchising e sua concorrência
- Mensuração do retorno sobre o investimento (ROI) das ações realizadas.
Essas são apenas algumas dicas para melhorar a comunicação empresarial de sua franquia. Se utilizadas corretamente, essas ações contribuem para a melhora da comunicação com o público e impulsionam o seu crescimento no mercado.
Ficou com alguma dúvida sobre como você pode melhorar a comunicação de sua franquia? Então deixe o seu comentário!
Gostou de conhecer as 4 dicas para melhorar a comunicação corporativa de sua franquia? E quer descobrir como uma assessoria de imprensa pode ajudar nesse processo?
Então, entre em contato conosco para conhecer nossos serviços deAssessoria de Imprensa para Franquias!