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Toda pequena empresa um dia já pensou na seguinte frase “eu não preciso de comunicação interna”. Mas o que elas raramente se lembram é que em qualquer estrutura com 2 ou mais colaboradores, com regras e funções definidas, há inevitavelmente um organismo que se comunica com esses funcionários.
Seja o dono, o presidente ou o diretor, há um responsável por fazer uma informação chegar aos demais. E é assim que surge a comunicação interna. Com o passar do tempo, e na correria das atividades do dia a dia de uma pequena ou média empresa, nem sempre o dono consegue fazer uma informação que está clara em sua cabeça chegar límpida e sem desvios em um colaborador.
Então, se você continua dizendo que não precisa de uma comunicação interna, mesmo sabendo que ela está involuntariamente presente, aqui vão alguns motivos pelos quais você deveria repensar essa frase:
Comunicação interna engaja
Quando o colaborador entende por que está fazendo determinado trabalho, para quem vai entregar aquele trabalho e por que deve fazer daquela forma a chance de que algo saia do combinado é muito menor. No entanto, é preciso ter uma estratégia para que o funcionário terceiro da empresa transportadora e o gerente de compras entendam seu papel no objetivo da empresa.
Nesse ponto, a comunicação além de agregar forçar para atingir uma meta, une e valoriza os colaboradores. É muito mais prazeroso entender onde o seu trabalho vai chegar e ver o que ele conquistou quando você entende que é parte de um objetivo.
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Comunicação interna evita ruídos
Também é comum que uma mensagem passada de maneira espontânea ou informal ganhe proporções indevidas ou interpretações incorretas. “Lembro-me de uma empresa que estava reformando uma ala de escritórios, era uma sala com três baias que passaria a contar com um sistema de iluminação novo e um ar condicionado. Um cenário bastante comum se não fosse a expeculação e ciúme gerado na sala do lado que imaginou diversas suposições para a preferencia daquela equipe e não das outras”, conta Natascha Ariceto, coordenadora de atendimento da MGA Press que atua em comunicação corporativa há mais de 7 anos.
Um mal estar e burburinho que podia ser evitado se a empresa comunicasse a mudança e avisasse que pretendia melhorar as demais salas também.
Ouvir também é comunicar-se
“Mas a minha empresa é pequena e todos os funcionários tem liberdade para falar o que pensam ou me contatar”, será? Pense em quanto tempo você passa fora da empresa, em reuniões ou imerso em assuntos dos quais não pode ser interrompido. Agora imagine que em todos esses momentos um colaborador tentou te contatar para uma nova ideia ou mesmo para relatar um problema.
A comunicação interna é bilateral. Não é só a empresa que fala, mas a que ouve o seus envolvidos. É também nesse ponto de ouvir que evitamos uma série de ruídos e mal estar como o citado acima.
E se engana quem pensa que num instantinho está tudo resolvido. A comunicação é frenética, ela não para e muda o tempo todo. Então, deixe que uma equipe de profissionais cuide dela enquanto você se joga em outros projetos que, mais para frente, também poderão ser ajudados pela sua comunicação.
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