Quantcast

4 estratégias de comunicação para advogados

Tempo de leitura: 4 minutos

Você atua na área do Direito e quer divulgar seus trabalhos de maneira eficiente? Então veja as 4 estratégias de comunicação que separamos!

Você tem o seu escritório de advocacia e está buscando maneiras de se destacar no concorrido mercado de trabalho. Independente da sua especialidade, para que isso aconteça de maneira efetiva é necessário comunicar seus serviços de maneira a atingir as pessoas certas.

Entretanto, antes de fazer qualquer coisa, é necessário lembrar que toda pessoa que presta serviços de advocacia está sujeita ao Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O Capítulo IV, em específico, trata de questões relacionadas à publicidade da profissão. Alguns pontos mostram-se essenciais para que não ocorra nenhuma intransigência no momento:

  • Você “pode anunciar seus serviços profissionais […] para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade” (Artigo 28);
  • É vedada a divulgação de qualquer anúncio em rádio e televisão (Artigo 29);
  • Os anúncios estarão em desacordo se “implicar, direta ou indiretamente, captação de causa ou de cliente” (Artigo 31).

Dito isso, é preciso ser bastante criterioso no momento de divulgar seus serviços. Separamos quatro maneiras diferentes de fazer isso sem infringir o Código de Ética e Disciplina da OAB. O importante aqui é construir sua autoridade (digital e/ou analógica) e formar uma rede de contatos eficiente, de maneira que as pessoas poderão lembrar de você de maneira recorrente. Confira algumas possibilidades seguir:

Mídias Sociais

Você não pode divulgar seu serviço de maneira aberta, mas você pode informar sua audiência sobre os pormenores da profissão, curiosidades acerca da área, casos que ficaram famosos, indicações de material audiovisual, entre outros. Lembre-se também que a linguagem do Direito tende a ser muito rebuscada e pouco acessível ao público leigo, então facilitar o entendimento ao público leigo também pode fazer sentido. Levando isso em consideração, a constância no conteúdo é muito mais importante que a profundidade;

Blog corporativo

Outra opção é utilizar um blog corporativo para aprofundar os conteúdos mostrados nas redes sociais. Além de trazer mais autoridade, um post bem escrito é capaz de fazer com que seus seguidores enxerguem seu trabalho com cada vez mais credibilidade. Recomenda-se a utilização de um domínio próprio e de fácil assimilação para aumentar ainda mais a autoridade. Nesse caso, a frequência da produção de conteúdo não precisa ser tão grande, mas ainda assim é recomendável manter certa constância.

Participação em eventos

Quando você participa de eventos, sejam eles realizados de maneira online ou presencial (em tempos normais), fazer com que as pessoas conheçam sua linha de atuação é fundamental para atrair potenciais novos clientes. Estes eventos podem ser dentro da sua área de expertise ou não: essa escolha vai depender daquilo que você está procurando. Muitas vezes, sair do lugar-comum pode ser extremamente benéfico do ponto de vista profissional, uma vez que você acaba entrando em contato com pessoas que possuem experiências de vida e visões de mundo diferentes. A diversidade é algo bem interessante, ainda mais na área do Direito, e um bom networking pode fazer toda a diferença.

Parceria com uma assessoria de imprensa

O trabalho conjunto com uma assessoria de imprensa pode ser extremamente interessante para qualquer pessoa que trabalhe na área de advocacia, uma vez que consegue unir as principais questões do mundo digital e no analógico num mesmo serviço, aliado aos interesses do profissional contratado. Ela possui profissionais preparados especialmente para fazer com que sua autoridade seja construída nos veículos de imprensa que mais fazem sentido para sua realidade. Além disso, possuem uma rede de contatos extremamente bem qualificada, contando com jornalistas e outros profissionais de mídia que podem colocar o profissional em evidência em diversos veículos. Falando nisso, algumas delas, tal como a MGAPress, oferecem até um serviço personalizado de media training para que você entenda qual é a melhor maneira de conversar com a imprensa. Elas podem, ainda, mapear eventos que fazem sentido para o seu nicho de atuação. Em suma, uma assessoria de imprensa mostra-se capaz de elaborar uma estratégia de comunicação que satisfaça suas necessidades profissionais.

É válido lembrar que essas estratégias podem ser adotadas sozinhas ou em conjunto, de maneira a gerar melhores resultados neste segundo caso. É importante lembrar: a melhor estratégia de comunicação é o profissionalismo e a qualidade do serviço realizado. Respeite sempre o Código de Ética e Disciplina da profissão, seja íntegro com seus clientes e o reconhecimento (e, assim, novos trabalhos) irão aparecer. Além disso, não tenha medo de elaborar estratégias de comunicação do seu trabalho, seja fazendo isso sozinho ou contando com o auxílio de um serviço especializado.

Tem interesse em se aprofundar em estratégias de comunicação? Então conheça os serviços de Assessoria de Imprensa para Advogados da MGAPress!