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Podcasts de marketing, inovação e negócios: conheça essa nova tendência

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já deve ter ouvido falar em podcast, não é mesmo? Saiba que essa nova forma de comunicar e discutir assuntos variados está muito em alta e vem fazendo o maior sucesso não somente no mundo do marketing, mas também nas áreas de inovação e negócios?

Sua empresa já adota essa estratégia? Saiba que esse formato de áudio marketing pode trazer muitas vantagens para o seu negócio. Vem com a gente e conheça mais sobre as vantagens e como fazer podcasts de marketing, inovação e negócios. Confira!

O que é um podcast?

O podcast é um formato de áudio marketing, inspirado por programas de rádio, que ouvimos há muitos anos; a diferença é que esse conteúdo é segmentado, fazendo com que o ouvinte possa escolher aquele conteúdo que deseja ouvir. 

Além disso, diferente do rádio, ele fica disponibilizado em plataformas de streaming, como o Spotify ou em canais de vídeos, como o YouTube, por exemplo. Os usuários também podem baixar os podcasts e ouvir sempre que desejarem. 

Normalmente, esses “programas” são estruturados em formato de episódios, que abordam um determinado tema, podendo, inclusive, ter entrevistas, que são normalmente feitas com especialistas ou mesmo com celebridades e pessoas influentes. 

Aliás, os podcasts são uma estratégia muito vantajosa para os negócios, ajudando as empresas a se conectarem com seus clientes, prospects, time e parceiros, além de ampliar a visibilidade da marca junto ao mercado de atuação.

A vantagem desse formato é que ele pode ser usado para informar, entreter e educar a sua audiência sobre assuntos relevantes para seu negócio de um jeito mais leve e descontraído.

Por que usar podcasts na estratégia da sua empresa?

Os podcasts podem ser usados de diferentes formas, tanto para informar quanto para entreter o seu público. Dessa forma, as empresas utilizam esses “programas” da maneira que mais convém para a estratégia definida pela marca. 

Hoje em dia, além de ser um canal usado pelo marketing, outros segmentos como as áreas de inovação e negócios também estão adotando essa estratégia para divulgar seus produtos, serviços e transmitir a imagem que a marca quer comunicar. 

Além disso, por meio do podcast, sua marca consegue criar um relacionamento próximo com o seu público ao oferecer conteúdo de valor

Por ser uma estratégia relativamente recente, ela ainda é uma novidade para muitas empresas, por isso, aquelas que adotarem essa forma de se comunicar podem ter uma vantagem competitiva significativa. 

Quais as vantagens de adotar podcasts na estratégia da sua empresa?

Não tem como fugir: o podcast é um formato de áudio marketing que chegou para ficar e pode trazer muitas vantagens para a sua empresa. Listamos as principais delas logo abaixo:

Construção da personalidade da sua marca

Uma marca que não apresenta a sua personalidade não consegue transmitir a essência de uma organização. Ao se comunicar de forma tão próxima com o seu público, é possível apresentar a sua marca de um jeito leve, descontraído e despretensioso. 

Ao usar assuntos que permeiam o seu ramo de atuação, é possível inserir a sua empresa no bate-papo, permitindo que o seu consumidor conheça a essência da sua empresa de um jeito humanizado, já que essa dinâmica envolve pessoas. 

Inovação

Adotar os podcasts é uma maneira de passar uma imagem de inovação, além de demonstrar que a sua marca está sempre de olho nas tendências do mercado. 

Essa estratégia permite também que a sua empresa diversifique a sua audiência, alcançando novos pessoas e obtendo novas oportunidades de negócios.  

Novas possibilidades

O podcast é uma estratégia que oferece um mundo de possibilidades. É possível criar um formato de debate, entrevista, narração de histórias e por aí vai. 

Essa é uma forma de ofertar conteúdos diferenciados e inovadores, atendendo os anseios do seu público. 

É possível que a sua marca estabeleça seu próprio jeito de fazer podcast, criando novos formatos e se comunicando de uma forma muito particular com a sua audiência.

É muito acessível

Sem contar que esse formato de comunicação com o seu público é também muito acessível. Ou seja, sua empresa não precisa ter um orçamento significativo para produzir um podcast.

Com um investimento relativamente baixo, é possível ter um ótimo ROI (retorno sobre investimento), além de aumentar a exposição da sua marca.

Quais as possibilidades de podcast existem?

Como mencionamos, os podcasts chegaram ao mercado do marketing, trazendo uma nova forma das empresas, profissionais, influenciadores e até pessoas comuns se comunicarem.

Além de entreter o público com assuntos da atualidade e histórias engraçadas, hoje, esse formato também pode apresentar temas específicos, como inovação e negócios.

Por meio dele, é possível discutir novas oportunidades e tendências de negócios com especialistas sobre o assunto e abordar temas que seu público tenha interesse ou mesmo falar sobre inovação em diferentes áreas do mercado. 

Mesmo sendo uma estratégia nova, é possível, sim, tratar sobre assuntos importantes e que influenciam o nosso dia a dia. 

Inclusive, basta dar um “Google” para ver que muitas marcas já apresentam podcast sobre inovação e negócios. 

Mas lembre-se que antes de criar um podcast para a sua empresa, é preciso ter uma estratégia consistente e que ela seja conduzida por profissionais capacitados. 

Conclusão

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as inúmeras possibilidades de podcast e como a sua empresa pode se beneficiar desse novo jeito de se comunicar?

Então, que tal começar agora? Não esqueça de contar com a ajuda de profissionais especializados e até de uma assessoria de imprensa para dar o melhor direcionamento para os assuntos e também para a postura dos participantes. 

Uma boa opção é contar com uma assessoria de imprensa eficiente, moderna e antenada com as tendências do mercado, como a MGA Assessoria, uma empresa com anos de mercado e que gera credibilidade e confiabilidade para a expansão do seu negócio.

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