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No primeiro semestre de 2018, houve um aumento de 5,1% no desempenho das franquias em relação ao mesmo período de 2017. É isso que afirma uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising. Entre as estratégias que contribuíram para os bons números está a comunicação.
Atualmente, as empresas que não estão onde os clientes estão perdem muitas oportunidades. E quer saber onde o público-alvo está? Isso mesmo: na internet. Comunicar-se digitalmente, seja por meio das redes sociais ou matérias em sites, é a melhor maneira para se mostrar ao mercado — e ganhar reconhecimento dos possíveis clientes.
Mercado em expansão
Presente em todas as regiões do país, as franquias estão caindo no gosto popular. Prova disso são os números da ABF. De janeiro a março deste ano, esses negócios somaram R$ 38,7 bilhões, contra R$ 36,8 bilhões de 2017.
As pessoas estão consumindo mais, principalmente em redes, pois isso traz mais segurança. Assim como as grandes marcas de grifes, as franquias garantem status ao comércio. Mas, para atingir esse ideal, é preciso que elas tenham a estrutura da matriz e das filiais organizada.
Nesse aspecto, a comunicação está intimamente ligada. Quando um cliente visita a loja de uma rede, que já conhece, por exemplo, a expectativa é alta. Caso o atendimento não atenda às necessidades dele, haverá uma quebra de confiança e, possivelmente, uma repercussão negativa entre os amigos.
Comunicação como ponte
A reputação de uma empresa não está restrita apenas ao que ela faz. Mas também ao que ela deixa passar. Portanto, por mais que o serviços seja de qualidade e os preços atendam ao mercado, se ninguém conhecer a filial, ela não venderá como gostaria.
Dividida em vários setores, a comunicação ajuda as empresas a divulgarem os produtos e serviços de maneira mais produtiva. A partir da análise do mercado, é possível fazer propagandas e textos voltados para atrair a atenção do público.
Assessoria de imprensa é uma das estratégias
Aassessoria de imprensa para franquias é uma das ferramentas que mais têm gerado resultados na atualidade. Além de se voltar para a publicação de matérias referentes às empresas em grandes veículos, como Folha de S. Paulo, os comunicadores podem desenvolver estratégias para que a marca também se posicione na internet.
Em muitas agências, a assessoria já é pensada juntamente com o marketing digital, garantindo resultados ainda melhores. Como o público utiliza cada vez mais a rede, é praticamente impensável que uma empresa não tenha ao menos um site nos dias de hoje.
Nesse sentido, a assessoria de imprensa para franquias podem auxiliar a criar conteúdos, divulgar notícias corporativas em vários canais, treinar um ou mais porta-vozes para dar entrevistas e até evitar crises de imagem. O ideal que esse tipo de serviço caminhe junto com a empresa, assim como o setor de Recursos Humanos e Contabilidade — e não lembrado apenas quando um problema de comunicação já se instaurou.
Cases de sucesso de franquias
Na MGA Press, os clientes já sentiram como a assessoria de imprensa pode garantir mais dinheiro para os negócios. Um deles é Fernando Martins, responsável por comandar a rede Lava e Leva.
Depois de ser divulgada em vários canais, como UOL Empreendedorismo e Pequenas Empresas Grandes Negócios, a franquia aumentou o número de unidades em apenas 18 meses. A Lava e Leva foi de 60, no início da parceria, para 300 franquias.
A Conserta Smart também obteve impacto direto no faturamento depois de pensar em estratégias de comunicação. A especialista em conserto de smartphones saiu em 34 matérias, sendo 5 delas apenas na televisão, incluindo Globo e SBT. Ao total, 39 milhões de pessoas foram impactadas pela marca só em 2016.
Em 2016, a MGA também começou a atender a Don Churros. Com uma campanha bem segmentada e voltada aos interesses da marca, foram entregues 513 leads qualificados. Desde então, a franquia já abriu 25 novas lojas.
Quer entender melhor como trabalhamos e os serviços disponíveis que temos de assessoria de imprensa para franquias? Entre em contato conosco. Nós podemos a ajudar a sua franquia a render dinheiro!