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Ter ao seu lado alguém que pensa na comunicação pode ser um diferencial na hora de divulgar o trabalho da sua marca.
Uma das áreas de maior importância para o crescimento sólido de uma franquia é a sua comunicação, uma vez que essa área possui dupla motivação: captar novos franqueados e potenciais novos clientes. Sem um marketing que seja eficiente, você corre o risco de ter clientes demais para franquias de menos (o que potencialmente pode trazer prejuízos tais como uma falha no atendimento) ou ter muitas franquias com baixíssimo movimento (e, novamente, a operação deixar de valer a pena).
Dessa maneira, alinhar comunicação e crescimento é fundamental. O profissional mais habilitado para realizar esse tipo de serviço é o assessor de imprensa. Através de sua expertise, ele atende às suas necessidades e expectativas com competência. Pensando nisso, separamos algumas vantagens na hora de pensar em ter esse profissional na sua equipe. Confira!
1. Planejamento estratégico de comunicação
Uma pessoa que trabalha com assessoria de imprensa possui um amplo conhecimento sobre o mercado que a sua franquia está inserida. Sendo assim, ela possui a capacidade de definir qual é exatamente a persona do seu cliente e de franqueado: hábitos, faixa etária, renda, profissão, quais canais de mídia mais utilizados e suas respectivas frequências, entre outros atributos. A partir dessa perspectiva, abre-se um leque de possibilidades futuras para planejar de maneira mais assertiva como atingir seu público, trazendo assim maiores chances de lucro para a sua franquia.
2. Fortalecimento da marca
Ao enviar um press release sobre sua franquia para uma série de jornalistas, o assessor de imprensa abre uma grande possibilidade da sua marca começar a ser reconhecida por aqueles leitores. Isso é de vital importância, uma vez que ela começa a ser reconhecida como referência em determinado assunto, e isso possui muito mais peso no reconhecimento de força da sua marca do que algum anúncio em revista.
Em outras palavras: um anúncio em uma revista faz com que seu público conheça a sua franquia; a matéria criada utilizando como fonte de referência um press release disparado por um assessor de imprensa pode fazer com que seu público se identifique, crie conexão e laços afetivos com a sua franquia.
3. Atualização constante
Através da realização de um processo de clipping qualificado, o assessor de imprensa pode realizar um trabalho de curadoria do conteúdo diretamente relacionado à sua franquia através de uma busca ativa de notícias e reportagens que fazem citação ou a referenciam. Através de medidas quantitativas e qualitativas, torna-se possível então verificar a evolução da presença digital da sua franquia ao longo do tempo.
É possível também a realização de um clipping dos assuntos que fazem parte do universo do segmento da sua franquia, mantendo-se assim atualizado acerca dos movimentos e das novidades no mercado.
4. Media Training
Ao escrever determinada notícia ou reportagem, a imprensa pode procurar a sua franquia para saber mais informações. Sua procura pode ser por escrito, por aúdio, e-mail, entre outros, e ela poderá aparecer em rádio, televisão, podcast, reportagem, entrevistas. Cada veículo de mídia possui certa especificidade, e o assessor de imprensa tem a competência de treinar os responsáveis pela franquia para que se comuniquem da maneira mais eficiente e assertiva possível.
Através desse tipo de treinamento, é possível acelerar a exposição da sua franquia no mercado, de maneira a conquistar não apenas novos franqueadores, como também novos clientes que sentem segurança ao se relacionar com a sua marca.
5. Gerenciamento de Crise
Nem tudo são flores, e pode haver momentos em que a sua franquia tenha que buscar apoio ao se comunicar sobre determinados assuntos delicados. O assessor de imprensa pode criar materiais e campanhas voltadas para modificar a percepção da mídia sobre essas questões.
6. Relacionamento com a imprensa
Uma das principais vantagens de contar com um assessor de imprensa na sua equipe é o relacionamento que esse profissional possui com jornalistas, relações-públicas, repórteres e profissionais de mídia em geral. Nesse sentido, uma boa rede de relacionamentos pode fazer a diferença no momento da sua franquia se expor ao mercado. Uma assessoria de imprensa de qualidade saberá não apenas qual é a mídia certa, mas também o momento mais oportuno para fazer com que sua marca tenha uma exposição no mercado.
A MGAPress é uma assessoria de imprensa que trabalha com franquias de diversos segmentos, entre eles saúde, finanças e educação. Através de nossos trabalhos, conseguimos fazer com que franquias alcancem resultados que não conseguiriam se atuassem sozinhas.
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