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O jornalismo e a publicidade sempre estiveram intimamente ligados. Desde a criação dos jornais, os anúncios são uma importantes fonte de renda das redações, sendo que há vantagens para os dois lados.
Ao vender um espaço publicitário, o jornalismo ganha dinheiro para se sustentar e sobreviver. Por outro lado, a publicidade tem à disposição a audiência e prestígio dos jornais, que ainda são lidos por milhares de pessoas.
Quebra de padronização
Nos últimos anos, a publicidade teve de se reinventar para chamar mais a atenção do público. O tradicional anúncio, apenas escrito e sem se diferenciar do próprio texto jornalístico, perdeu força. As agências de comunicação têm utilizado cada vez mais da criatividade nas peças impressas.
Para se ter uma ideia, há algum tempo a Chevrolet usou e abusou do espaço no jornal para impactar o leitor. Com o mote de “pagamento parcelado”, a propaganda do modelo Vectra foi apresentada em fatias, com o texto jornalístico cortando o carro. Essa foi uma clara alusão à forma de pagamento da montadora!
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Construção de marcas
Muitas marcas que atualmente são reconhecidas em todo o país começaram a ser popularizadas nos jornais. De acordo com a Folha de S. Paulo, o veículo conseguiu cerca de 10 mil empresas, durante os mais de 90 anos de jornalismo.
Um dos grandes clientes do jornal é a agência de turismo em CVC. Criada em 1972, a empresa publica ao menos 700 anúncios anualmente da Folha. No começo, quando ainda não tinha tanta verba para investir, a CVC veiculava apenas em espaços de São Paulo do jornal até conseguir pagar a publicidade no 1º caderno. Como o veículo sempre foi um incentivador do turismo, o que levava diversos leitores a sonhar com as viagens, rapidamente a CVC se consolidou no mercado e obteve os resultados esperados.
Para anunciar no jornal
A maior parte dos jornais brasileiros está aberta para a publicidade. O primeiro passo para quem quer anunciar é escolher os veículos que atendem à expectativa do público.
Depois disso, é necessário estudar o veículo para verificar em quais cadernos o anúncio melhor se encaixa. Uma montadora, por exemplo, irá chamar mais a atenção se estiver no caderno de automóveis do que de gastronomia.
Preços de anúncios no jornal
Os preços para anunciar em um jornal podem variar bastante, dependendo do veículo, da editoria (ou caderno especial) e até da posição na página. Em geral, as pessoas prestam mais atenção na parte superior do texto e, por isso, essa região é mais cara do que a inferior.
Os tamanhos padrões para esse tipo de publicidade são um quarto de página, meia página, página inteira ou página dupla e, obviamente, quanto maior o anúncio maior será o custo. O dia da semana em que o anúncio será veiculado também interfere no preço final. O jornal de domingo é mais caro, pois é o mais completo e o que mais vende.
Todos os jornais que são abertos à publicidade possuem uma área no site onde é possível fazer a cotação, ao preencher essas informações. Os veículos oferecem suporte para os anunciantes, mas não desenvolvem peças publicitárias.
Mídia espontânea
Outra forma de ver a marca no jornal é por meio da mídia espontânea. Nesse sentido, o interessado não precisa pagar para aparecer em uma matéria jornalística, mas precisa fazer um trabalho de assessoria de imprensa.
A mídia espontânea resulta diretamente do trabalho da assessoria de imprensa, pois é ela que elabora a pauta de interesse jornalístico e faz a ponte com os jornalistas. Se o jornal se interessar pelo assunto, ele poderá veicular o release recebido ou solicitar uma entrevista com representante da empresa para mais informações.
Como a versão online dos jornais possui uma grande audiência, os assessores também podem medir esforços para inserir uma marca na página online do veículo. Seja impresso ou digital, o destaque é relevante para as empresas que desejam se destacar no mercado.
O grande diferencial da mídia espontânea em relação à paga é que o público a recebe de maneira mais positiva. Os leitores sabem diferenciar um texto jornalístico de uma publicidade, e tendem a dar mais credibilidade ao primeiro.
A MGA Press desenvolve várias estratégias para promover a mídia espontânea.
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