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Assessoria de imprensa x marketing de conteúdo: o que tem a ver?

Tempo de leitura: 4 minutos

O marketing de conteúdo tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos. Mas, muitas pessoas ainda não entendem como na prática essa estratégia funciona. Afinal, é preciso contratar os dois tipos de serviços? O que um pode oferecer e o outro não?

Fique tranquilo que iremos explicar mais detalhes. O que você precisa saber agora é que as duas formas de comunicação são essenciais para divulgar qualquer tipo de negócio atualmente. Veja só:

Público-alvo

A assessoria de imprensa está diretamente relacionada à forma como uma empresa ou marca é vista pelos meios de comunicação. Levando em consideração que o público se informa por esses canais, podemos dizer que indiretamente esse tipo de estratégia atinge e impacta o consumidor final.

Já o marketing de conteúdo nasceu do Inbound Marketing. E é especializado em gerar valor para os clientes. Isso é feito a partir da análise das personas, isto é, de quem pode se interessar por determinado conteúdo.

Dessa forma, é possível criar textos direcionados para informar, entreter e educar o público sobre determinado assunto – e ajudá-lo a tomar a decisão de compra. Vamos supor que você tenha uma fábrica de lâmpadas e artigos de iluminação.

Há pessoas que estão dispostas a comprar esses produtos agora mesmo. Porém, grande parte do seu público está mais interessada  em saber qual é a iluminação ideal para o quarto, a sala e o banheiro. Diante disso, a sua empresa pode manter um canal para dar dicas e apresentar soluções ao cliente – sem fazer a propaganda direta.

Aliás, o que faz o marketing de conteúdo e a assessoria serem tão eficientes é que eles se aproximam dos clientes por usarem a informação como base. O objetivo final pode ser a venda e a reputação da marca, mas no curto prazo a intenção é criar esse vínculo entre a empresa e os consumidores.

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    Otimização de SEO

    Na comunicação, é comum associar o marketing de conteúdo ao SEO. Afinal, essa estratégia analisa as palavras-chave e utiliza o Google como parâmetro. O objetivo, claro, é deixar a matéria bem posicionada no buscador, para que o máximo de pessoas sejam atingidas.

    Atualmente, a assessoria de imprensa também tem se preocupado com esse aspecto e acrescentado links aos conteúdos. É o caso, por exemplo, do Link Building. Na prática, ele consiste na união do marketing de conteúdo com o serviço da assessoria de imprensa.

    Como é o texto
    As assessorias de imprensa produzem releases, que são textos-base para reportagens mais elaboradas ou até entrevistas com representantes das empresas. Alguns jornalistas publicam o release na íntegra, mas isso não é uma regra. O que vale mesmo é o assunto agradar à mídia para que ela dê visibilidade ao assunto.

    Por outro lado, o marketing de conteúdo pode ser trabalhado de diversas formas. Há a possibilidade de fazer textos mais jornalísticos, curtos para blogs, descritivos de produtos e e-books. Nesse caso, o mais importante é, realmente, pensar nas palavras-chave que têm sido buscadas.

    União estratégica

    A assessoria de imprensa e o marketing de conteúdo têm o mesmo objetivo. Por isso, as duas equipes podem trabalhar de maneira integrada, a fim de melhorar os resultados. Também é possível contratar uma agência que realize os dois tipos de serviços, por serem análogos.

    Aliás, optar pelas duas estratégias – e não escolher uma – é a melhor forma de garantir uma comunicação assertiva. Lembre-se de que o público, hoje em dia, está em diversos canais, e é importante aproveitar todas essas possibilidades para se aproximar dele.

    Outros serviços

    Em geral, o marketing de conteúdo não é adotado isoladamente, mas em conjunto com outras estratégias, como otimização do site da empresa e redes sociais. O mesmo acontece com a assessoria de imprensa.

    Os releases são apenas uma das tarefas frequentes dos assessores. Esses profissionais também fazem o follow up com os jornalistas, realizam media training, criam press kit, gerenciam crises e organizam o plano de comunicação. Portanto, associar o marketing ou a assessoria apenas ao conteúdo é se limitar, pois ambos oferecem mais possibilidades.

    A MGA Press é uma das principais assessorias de imprensa de São Paulo e possui diversos serviços. Entre em contato conosco e saiba tudo o que podemos fazer pela sua marca!

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