Tempo de leitura: 3 minutos
Mesmo quem nunca contratou o serviço de assessoria de imprensa sabe o quanto isso é importante para a divulgação. Porém, o Link Building ainda é uma área desconhecida de grande parte das pessoas.
O que muitos não imaginam é que o Link Building tem muito em comum a assessoria. Entenda melhor para que servem essas duas estratégias e por que o seu negócio pode ter a ganhar com elas!
Assessoria de imprensa
Na assessoria de imprensa, o que importa é divulgar uma empresa, marca e/ou produto. Para isso, os assessores produzem releases (textos institucionais) e disparam para a imprensa.
Depois disso, é necessário fazer o follow-up até que a pauta seja publicada. Ou seja, não basta mandar um conteúdo para dez jornalistas e cruzar os braços esperando que eles se interessem pelo release. O assessor precisa manter um relacionamento os jornalistas, fazendo a ponte entre os veículos e os clientes.
Além disso, os assessores estão aptos a acompanhar as empresas em eventos, treinar porta-vozes, entre outros serviços de comunicação. Já parou para pensar como as assessorias ficaram com a chegada da internet? A resposta pode estar naquele termo que dissemos lá em cima: o Link Building.
Link building
No Brasil, ainda há poucas agências que oferecem o serviço de Link Building, uma estratégia de marketing que auxilia no rankeamento do site. Algumas, como a própria MGA Pres, trabalham com as duas frentes, assessoria e LB, sendo chamadas também de “assessorias de imprensa digitais”.
Vamos começar do início! Para quem não sabe, o Link Building consiste em divulgar materiais com textos-âncoras (palavra-chaves + links) relevantes para um site. Quando um portal ou blog publica esse texto, ele ajuda a gerar autoridade para o site de destino e melhora o rankeamento nos buscadores.
Desse modo, o Link Building funciona de maneira semelhante à assessoria. Os link builders produzem um conteúdo (na assessoria é o release, lembra?), fazem o relacionamento com os donos de blogs e portais (follow-up) e, assim, conseguem ter o texto e o link publicado.
Porém, essa estratégia vai muito além. No caso do Link Building, é necessário que o profissional utilize ferramentas de monitoramento de palavras-chave, como o SemRush, para decidir quais termos irá utilizar.
Imagine que você tenha um e-commerce de bolsas. Há inúmeros assuntos que você pode trabalhar, sempre pensando no interesse do público e dos veículos de imprensa. Ao pesquisar as palavras-chaves, talvez você perceba que existe uma grande procura por “bolsas da moda” e “bolsa transversal”. Portanto, você pode trabalhar mais nesses termos.
Vantagens da assessoria de imprensa digital
Ao contar com uma assessoria de imprensa e Link Building, você tem inúmeras vantagens. Confira!
- Aparecer na mídia de maneira espontânea: diferentemente da publicidade tradicional digital, em que os anúncios são cobrados por clique, a assessoria permite divulgar diversos fatos de forma “natural”;
- Posicionamento no Google: como já dissemos, ao utilizar Link Building, é possível aumentar a “autoridade” de um site no buscador, melhorando o rankeamento e gerando mais cliques. Resultado: maior possibilidade de ter negócios fechados,
- Melhora a reputação: quanto mais uma empresa é citada na mídia, mais chances ela ter de ser vista pelo público-alvo. Isso também ajuda a melhorar a reputação, garantindo ainda mais notoriedade.
Conclusão
O conceito do Link Building até pode parecer complicado, mas não é. Esse serviço se assemelha à assessoria de imprensa e ajuda a complementar o trabalho dos assessores.
Quer saber mais sobre esse assunto? Entre em contato com a MGA Press, especialista em assessoria de imprensa digital. Nós teremos a maior satisfação de conversar com você sobre os seus negócios!