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A Imagem da Marca: Descubra porque sua empresa precisa de um CRO

Tempo de leitura: 3 minutos

A imagem da marca, tanto para seus clientes quanto para os funcionários, é essencial nos dias atuais para que uma empresa sobreviva e se destaque no mercado. 

Melhorar o relacionamento dos funcionários com a marca e aumentar a visibilidade são funções do Chief Reputation Officer.

Esta é uma profissão recente, que foi criada pensando em aperfeiçoar e criar uma identidade da marca, focada em valorização e reputação.

Descubra agora o que um Chief Reputation Officer faz e porquê ele é relevante para a sua empresa!

O que é Chief Reputation Officer?

O CRO tem uma função primordial dentro da empresa: manter uma forte reputação da marca. Para que isso ocorra, ele deve pensar em estabelecer uma comunicação integrada e estar antenado com as estratégias de negócio.

A função de Chief Reputation Officer também é responsável por ajudar empresas no entendimento do mercado, convencendo seus colaboradores e stakeholders (gestores/investidores) a continuar investindo na empresa.

Falando em stakeholders, também é função do CRO manter um forte relacionamento com eles, mostrando sempre os diferenciais da empresa como atrativos para mais investimento.

O Chief Reputation Officer também fica responsável por criar, ou adaptar a visão, missão e valores da empresa. A comunicação interna da empresa é essencial para evitar ruídos e manter os colaboradores engajados.

Ele deve ter bom conhecimento técnico e também ser ótimo com pessoas. O CRO responde diretamente para o CEO da empresa e precisa desenvolver uma série de competências para chegar neste cargo. 

Quais competências um CRO deve possuir:

– Ter bons relacionamentos interpessoais com todos os funcionários;

– Saber influenciar pessoas e gerir equipes;

– Ter uma boa reputação dentro da empresa;

– Ter conhecimento técnico de todos os processos da empresa.;

– Lidar com conflitos entre pessoas e entre áreas.

Para encontrar um bom Chief Reputation Officer é importante avaliar os seus cases de sucesso e como ele estruturou a estratégia de reposicionamento de marca para as empresas em que trabalhou.

Como um CRO pode melhorar a imagem da marca?

Para uma empresa ter um bom posicionamento de marca, não basta oferecer produtos de qualidade. O atendimento ao público, os projetos sociais e, principalmente, como os funcionários são tratados dentro da empresa, fazem com que a marca seja bem vista e tenha sucesso.

Planejar o posicionamento da marca é o primeiro passo para ampliar a reputação da marca

Toda empresa precisa de uma identidade para estabelecer seu posicionamento da marca. Dessa forma, oferecer valor ao público, mostrando exatamente quais são seus ideais e como ela se apresenta publicamente.

Para começar, o Chief Reputation Officer deve fazer um excelente trabalho de branding. Com esse trabalho, será possível reunir ideias de gestão e também como tornar a marca conhecida e valorizada.

A reunião de branding pode ser feita entre gestores e todas as ideias devem ser anotadas e trabalhadas posteriormente.

Melhorando a cultura organizacional com um chief reputation officer

Para melhorar a reputação da marca, o CRO deverá pensar na cultura organizacional, estabelecendo quais são as missões, objetivos e valores da empresa. 

Tudo fica mais fácil a partir do momento que o CRO cria um código de conduta que represente a empresa e respeita os seus colaboradores.

Não há nada mais justo que o CRO dê ouvidos aos funcionários para ter uma noção de como a cultura é percebida. Questione os colaboradores sobre trabalho, ambiente e os processos de cada uma das áreas. 

A cultura organizacional está relacionada com os processos feitos dentro da empresa diariamente. Uma empresa sem processos bem definidos faz com que muitos prazos e entregas sejam prejudicados. 

Após identificar os principais problemas, o Chief Reputation Office irá começar a traçar os planos de ação, que envolvem prazos e procedimentos bem definidos para serem aplicados. 

O CRO poderá traçar estratégias de marketing online e offline, sempre buscando entender qual o principal objetivo da empresa! 

Os resultados podem vir de diferentes formas, por exemplo, a aparição do CEO da empresa em entrevistas, melhoria no posicionamento das buscas orgânicas e muitos outros.

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