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Conheça os diferentes tipos de mídia: paga, espontânea e proprietária

Tempo de leitura: 3 minutos

Já ouviu falar de mídia paga? E espontânea? E proprietária? Se você já trabalhou com marketing digital ou tem uma empresa que investe em comunicação, esses termos devem ser conhecidos.

 

Os três tipos de mídia ajudam a divulgar as marcas. Mas cada um possui vantagens e desvantagens com relação aos demais — e é importante entender isso para escolher a melhor opção.

 

Mídia paga

Como o próprio nome sugere, a mídia paga é aquele em que a empresa paga por um espaço. A divulgação pode ser feita em jornais, revistas, TV, rádio, sites e até mesmo em locais públicos. Sabe aquela propaganda do metrô? Aquilo é mídia paga.

 

Esse tipo de divulgação tem como vantagem atingir um grande público. Porém, quando é feito de maneira off-line, ele tende a não ser ter segmentação, ou seja, não atinge apenas o público-alvo. Além disso, a mídia paga tem um alto custo.

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    Mídia proprietária

    A mídia proprietária é aquela que a própria empresa produz. A divulgação pode ser feita por e-mails, revistas, redes sociais e sites. O contato com o público tem se tornado ainda mais relevante, depois do crescimento do marketing de conteúdo.

     

    Como vantagem, a mídia proprietária garante o controle total da mensagem que será passada e o custo baixo. Porém, essa comunicação só chega ao público que já conhece a reputação da marca. Não existe nesse caso, portanto, uma ponte entre as pessoas que não conhecem a empresa e quem já é cliente.

     

    Mídia espontânea

    Apesar do nome, a mídia espontânea pode ser “provocada”. Por meio de ações em conjunto com influenciadores digitais e veículos de imprensa, é possível fazer a divulgação de matérias de interesse da empresa.

     

    Nessa situação, a mídia não é paga, pois não há um custo para a divulgação. O mais interessante dessa estratégia é que, como as pessoas confiam mais nos meios de comunicação e nos famosos, as divulgações tendem a ser mais levadas a sério. 

     

    Conclusão

    Todos os tipos de mídia funcionam, desde que estejam alinhados com os seus objetivos. A mídia paga, por exemplo, é eficiente, mas pode exigir um orçamento maior. Já a mídia proprietária é essencial, para quem deseja se aproximar do público e fortalecer a imagem da empresa.

     

    Por outro lado, a mídia espontânea garante mais confiança ao público e dar visibilidade também para o mercado. Nesse caso, contar com uma agência de relações públicas é fundamental. É ela quem faz a ligação entre a empresa e a mídia — e pode ser a chave para uma comunicação de sucesso.

     

    Nós da MGA Press somos focados em mídia espontânea. Já pensou ver o seu negócio em grandes veículos, como a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios? Seria um sonho, né?

     

    Para isso, esse jogo é de cartas marcadas, mas não é. Um assessoramento positivo é capaz de divulgar qualquer tipo de negócio na grande imprensa. O sucesso é inevitável: quem aparece, é lembrado e lucra mais.

     

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