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Tudo o que você sempre quis saber sobre link building

Tempo de leitura: 3 minutos

Cada vez mais popular, o link building é uma importante estratégia de SEO, que pode ajudar todos os tipos de empresa a se posicionarem melhor no Google. Por não ser de domínio de todos, esse método ainda causa muitas dúvidas e gera uma porção de mitos.

Quer entender de uma vez por todas como o link building funciona? Veja só o que a gente preparou para você! Boa leitura 🙂

Links são importantes

Basicamente, link building significa construir links. Isso é feito por meio de parcerias, que fazem a divulgação do site em outros endereços. Sabe quando você indica um filme para um amigo e ele gosta da ideia? Para o Google funciona mais ou menos assim.

Quando um site cita outra página é porque confia nela e, por isso, ela ganha relevância para o buscador. Como consequência, o Google pode posicionar esses sites mais citados nas primeiras posições.

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    Quantidade não é qualidade

    Pode até parecer clichê, mas não é. Vale mais a pena ter o link publicado em um site de autoridade do que em dois endereços pequenos e sem relevância. Mais do que ser citado, o buscador analisa também a página em que ele é inserido.

    Essa avaliação está associada com o PageRank da página — assunto que já falamos aqui no blog. Embora atualmente o dado seja de conhecimento apenas do Google, é possível monitorar as páginas com maior autoridade para saber onde vale a pena fazer o link building.

     

    Infográficos podem ser fantásticos

    Responsáveis por deixar o conteúdo mais leve e interessante, os infográficos são também importantes ferramentas de link building. De acordo com dados da Neil Patel Digital, os infográficos geram 37,5% mais backlinks que os textos comuns.

    Então, por que não investir nessa forma de se comunicar? Mais importante do que escolher o formato do infográfico, é importante selecionar as melhores informações para divulgar.

    De olho nos links publicados

    Para saber se os links publicados são suficientes, é preciso verificá-los com frequência. Às vezes, um blog pode ser desativado ou um link simplesmente tirado do ar e, consequentemente, isso terá impacto para o SEO do site.

    Ao fazer a checagem frequente (pelo menos uma vez por semana), é possível perceber quais links foram perdidos e precisam de uma força extra. Isso pode ser feito por meio de diversas ferramentas, como o SemRush e leva apenas alguns minutos. Então, não perca tempo!

    Blogging post: uma boa ideia

    Provavelmente, você já deve ter acessado um blog e visto algum post escrito por outra pessoa, certo? Há quem acredite que escrever para outro site seja uma perda de tempo, pois não irá gerar audiência direta para o próprio endereço.

    No entanto, isso pode ser uma excelente forma de conseguir link building. Além de poder citar o link do próprio site — e, assim, gerar autoridade para o site — a empresa/marca é fortalecida. Aqui se vê que o link building anda de mãos dadas com construção da imagem.

    Além disso, quem escreve para terceiros pode mostrar o domínio que tem no setor em que atua. Mas, é importante salientar que esse conteúdo não pode ser propaganda simplesmente. O foco deve ser a divulgação de uma informação de interesse geral.

    Conclusão

    Apesar de ser uma estratégia dentro do SEO, o link building é um universo repleto de particularidades e características especiais. Para quem deseja investir nesse mecanismo, vale a pena contar com uma assessoria digital que tenha expertise nesse serviço.

     

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